Programação
auh-514 Avaliação
AVALIAÇÃO da disciplina composta por três atividades:
1.Filme, texto e participação: discussão, fichamento relacionando texto e filme, participação (02 pontos) entrega 13/09
Filme: A Controvérsia de Valladolid. Dirigido por Jean-Daniel Verhaeghe, França,1992.
Texto: NOVAIS, Fernando. Condições de privacidade na colônia in: Duby, G; Ariès, P. História da Vida privada v.1. São Paulo: Companhia das Letras, 1997, pp 13-40 e participação em aula conjunta escravidão e colonização.
2.Fichamento: Texto para Discussão em sala (01 ponto) entrega até 15/11
O Fichamento deverá conter a correta referência do texto indicando nome do autor, título da obra, local e data de publicação e páginas. O conteúdo deverá permitir a compreensão da idéia central do texto e da forma de argumentação e desenvolvimento do tema analisado. Para todos os textos produzidos deverão ser indicadas as referências obtidas de outras produções sejam elas livros, sites, vídeos, etc. Caso as fontes não sejam indicadas o trabalho não será considerado para efeito de avaliação.
3. Produção e apresentação do Jogo (07 pontos) primeira entrega em 18/10 ; entrega final 29/11
Primeira entrega :indicar temas, problemas e bibliografia de apoio. Apresentar versão preliminar do jogo de forma a que possamos experimentar em classe e avaliar o que falta para a finalização.Nesta entrega deve ser explicado como organizaram as tarefas e atividades no grupo (02 pontos)
Entrega final: texto, de no máximo 5 páginas, explicando as escolhas de pessoas, lugares, datas, objetos. Explicitar a bibliografia utilizada como referência, os problemas e temas escolhidos. (02 pontos) ; jogo finalizado que será praticado em aula
Produção do Jogo (03 pontos) Organizados em equipes, cada equipe deverá ter no máximo 15 alunos. Os grupos devem desenvolver o desenho e produzir o tabuleiro, fichas, peões e todo o material necessário para o jogo. O tabuleiro deve ter 120 casas e deve haver 6 peões.
Os jogos devem contemplar o arco espaço-temporal da disciplina tendo, obrigatoriamente perguntas sobre pelo menos 4 dos seguintes temas:
construção da modernidade européia ;
colonização e escravidão ;
estruturas do habitat no Antigo Regime ;
dimensões publico e do privado na época moderna ;
tempo como prática social ;
cidade e poder ;
as revoluções.
Cada grupo deverá elaborar no mínimo 108 fichas ( 27 fichas para pessoas, 27 lugares, 27 datas e 27 objetos) e no máximo 180 fichas (45 fichas para pessoas, 45 lugares, 45 datas e 45 objetos). Os temas devem estar relacionados nas fichas de pessoas, lugares, datas, objetos. Cada ficha tem que possuir 10 dicas para aquela pergunta. Os grupos devem indicar como organizaram a realização do trabalho e sub-equipes responsáveis pelos diversos temas.
Grupos de Trabalho
Grupo 1 (18)Débora Bruno
Victor Sá
Beatriz Falleiros Mello
Igor Gomes
Marina Marques
Marina Martins
Rogério Rosa
Giovanna Lejanoski
Isabela Leite
Ester Borges
Mirella Donatello
Mariana Meletti
Giovanna Campedelli
Thomas Yano
Larissa Onishi
Rebeca Camargo
Pedro Ruocco
Lucas Gobatti
------------------------------------------------------
Grupo 2 (18)
Ana Paula Esteves
Julia Flock
Mariana Ferreira Silva
Eduardo Motidome
João Montagnini
Alice dos Anjos
Malu Macedo
Gabriel Souza
Larissa Gabrielle
Camila Souto
Márcio Sartorelli
Helena Breyton
Alberto Barbato
Luiz Fernando
Laura Trimer
Bruno Godoy
Luiza Lemos
Vitória de Azevedo
------------------------------------------------------
Grupo 3 (18)
Mariana Yoshimura
Thayná Rodrigues
Vitor Shimoda
Paulo Tadashi
Camila Rosa
Beatriz Bittencourt
Adryel Nascimento da Silva
Ana Paula Havashida
Fernanda Xavier
Conrado Freire
Leticia Macellari
Caroline Manolio
Alexandre Abuhab
Giancarlo Lopes
André Capocchi
Nicolas Figueiredo
Bruno Coloma
Jéssica Marcolino
------------------------------------------------------
Grupo 4 (17)
Eliza Ribeiro
Gabriele Araújo
Júlia Frezza
Laura Sayuri
Daniele Gomes
Guilherme Dias
Bruno Hatanaka
José Beltrami
Isabela Romanetto
Tomas Barbieri
Andrew Leal
Laura Yamashita
Marco Christini
Márcia Magalhães
Beatriz Figueiredo
Renato Santos
Vera Simões
Aula 1 Idade Moderna nova temporalidade
02/08 Apresentação da disciplina / Idade Moderna: nova temporalidade Movimentos de ruptura, processos de continuidade.
Texto de apoio: S.Gruzinski. A passagem do século, 1480-1520: as origens da globalização. São Paulo: Companhia das Letras,1999.
Atividade: Jogo Perfil
Aula 2 A construção da Europa
09/08 A noção crise e processos de contato e expansão, a construção da Europa. Modernidade.
Textos de apoio: LeGoff "O tempo do trabalho na crise do século XIV" in: Para um novo conceito de Idade Média. Lisboa, Estampa, 1980. pp 61/73
Aula 3 Espaço e poder no renascimento
16/08 Espaço e poder renascimento, estado, a construção da consciência européia.
Textos de apoio: Jean Delumeau. A civilização do Renascimento.Lisboa: Ed Estampa, 1994 ;
Jacques Le Goff Deve a historia ser dividida em pedaços.
Aula 4 Expansão européia e colonização
23/08 Viver na colônia.
Texto de apoio: NOVAIS, Fernando. Condições de privacidade na colônia in: História da Vida privada v.1. São Paulo: Companhia das Letras, 1997, pp 13-40
Aula 5 Filme e discussão conjunta
30/08 APRESENTAÇÃO PIBIC
ATIVIDADE CONJUNTA FILME E DISCUSSÃO AS 18HS A Controvérsia de Valladolid. Dirigido por Jean-Daniel Verhaeghe. França. 1992.
Aula 7 escravidão, família e raça
20/09 Escravidão, família e raça.
Texto de apoio:Robert Slenes Na senzala, uma flor: esperanças e recordações na formação da família escrava. Campinas, Unicamp, 2011(2a ed)
Aula 8 Sociedade de corte
27/09 A sociedade de corte.
Textos de apoio:Norbert Elias. "Estruturas e significado do habitat" in; A sociedade de corte. Lisboa: Estampa,1995 pp 19/40 ; E. Auerbach "La cour et la ville" in: Ensaios de literatura ocidental. São Paulo: Ed 34,2007, pp211/279
Aula 9 Público/Privado
04/10 Relações entre público e privado família e privacidade.
Textos de apoio: P Aries."Da família medieval à família moderna" In: História social da criança e da família. Rio de Janeiro: Guanabara,1981 pp 255/272
Trabalho em classe: Desenvolvimento da forma e desenho do jogo
Aula 10 Morar e trabalhar nas cidades
11/10 Morar e trabalhar na cidades XVIII.
Textos de apoio:Antigo Regime nos trópicos, vida urbana e poder local Ronaldo Vainfas e Rodrigo Bentes Monteiro(org). Império de várias faces. São Paulo: Alameda,2009, pp 25/48 ;
Robert Darton O grande massacre dos gatos. Rio de Janeiro: Graal,1996 pp 141/148
Aula 11São Paulo / Trabalho em classe
18/10 Trabalho em classe: Desenvolvimento do jogo.Trabalho em grupo.
Entrega Parcial a ser discutida e avaliada
Aula 12 Dimensões urbanas Brasil sec XVIII/XIX
25/10 Dimensões urbanas Brasil XVIII/XIX
Textos de apoio:Paulo César Garcez Marins. Através da rótula. São Paulo, Humanitas, Saint Hilaire e Mawe (Documento);
Aula 13 Iluminismo e revolução
01/11 Iluminismo e revolução Rupturas e continuidades: cidades e poder público e privado.
Textos de apoio: Hanah Arendt, Da Revolução. São Paulo/Brasilia, Atica/UNB, 1988;
Michelle Perrot Os excluídos da história. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1988 pp 53/80; 213/234; R Williams."Cidades de treva e luz" in: O campo e a cidade. São Paulo: Companhia das Letras, pp 291/313
Dimensões dos mundos do trabalho.
Textos de apoio: E.P. Thompson."Tempo, disciplina e capitalismo industrial" in Costumes em comum. São Paulo:Companhia das Letras, 1998
Aula 14 Cidades e revolução
08/11 Cidades para quem?
Textos de apoio: E.Hobsbawm "Os resultados humanos da revolução industrial" In: Da revolução industrial inglesa ao imperialismo. Rio de Janeiro:Forense, 1979