Programação
-
1. Ementa
A disciplina se propõe a discutir a constituição da época moderna, dos primeiros processos de mundialização deslanchados na Europa moderna à formação de um tempo/espaço no qual se insere a estruturação da Ibero América. Tendo como recorte cronológico o período entre os séculos XIV e XIX, elege como eixos preferenciais de discussão: a) a formação do capital e capitalismo em meio aos processos de divisão do trabalho e às transformações sociais e produtivas associadas à expansão das cidades comerciais e manufatureiras; b) a transformação das experiências do tempo e do espaço, e seu rebatimento nas relações do homem com o passado e o progresso, a natureza e a cultura, a civilização e a barbárie; c) a constituição do Estado moderno e da esfera pública burguesa, e suas relações com o novo estatuto da sociedade civil, da cidadania, da propriedade privada e da privacidade; d) o processo de racionalização e autonomização das esferas de valor, no qual se insere um campo laico de produção de idéias na ciência, na filosofia e na arte, e por extensão na arquitetura e no urbanismo.
2. Objetivos
- compreender as
experiências e significados do espaço e do tempo na sociedade ocidental entre
os séculos XIV e meados do século XIX;
- analisar a formação do capitalismo e a chamada
acumulação primitiva, articulando as transformações globais do sistema a
processos locais, coloniais e nacionais de desenvolvimento, em suas distintas
temporalidades;
- Analisar a formação do mercado de trabalho assalariado e da escravidão moderna,
bem como o aprofundamento da questão social e dos direitos de cidadania;
- problematizar as transformações nas esferas pública
e privada com a consolidação dos Estados nacionais e a formação do sistema
colonial;
- Vincular a análise da arquitetura, do urbanismo, da produção do espaço ao entendimento de processos materiais e ideológicos constituintes da sociedade de classes capitalista.
3. Avaliação discente
- Presença, participação e realização de 3 relatórios individuais, articulando os conteúdos das aulas ministradas e os textos indicados - instruções em anexo (peso 6)
- Realização de um seminário e um debate de texto em equipe (peso 4)
OBS.Cada equipe discutirá com o professor o respectivo seminário nos primeiros 30 min da aula anterior ao mesmo
- compreender as
experiências e significados do espaço e do tempo na sociedade ocidental entre
os séculos XIV e meados do século XIX;
-
Apresentação do programa, exercícios, avaliação, bibliografia, equipes
Aula expositiva:
Modernidade, transformação dos conceitos e experiências de espaço e tempo
-
Aula expositiva:
Gênese do capital e ética protestante; trabalho, técnica e riqueza na modernidade; arquitetura e divisão do trabalhoLeitura e discussão do texto:
Jacques Le Goff. “O tempo do trabalho na crise do século XIV" in: Para um novo Conceito de Idade Média, Lisboa, Estampa, 1980, p.61-73
-
Aula expositiva
Vida civil e espaço político: dos burgos corporativos ao mercado ampliado; o conceito moderno de cidade; as praças renascentistas
Seminário 1 (Equipes 1 e 5, seminaristas e debatedores respectivamente):
Fernand Braudel. “As funções urbanas”, in: O Mediterrâneo e o mundo mediterrânico, vol. 1. Lisboa: Martins Fontes, 1983, p. 351-364
-
Aula expositiva:
Mercantilismo, viagens e colonização: o espaço atlântico e a América; a descoberta do outro, a descoberta dos brancos; cidade e território colonial.
Seminário 2 (Equipes 2 e 6):
Sergio Buarque de Holanda. “Experiência e fantasia”. In Visão do Paraíso. São Paulo: Brasiliense, 1994, pp.1-14.
-
Aula conjunta com as demais turmas de Fundamentos
Projeção e discussão do filme:
“A Controversia de Valladolid” , de Jean-Daniel Verhaeghe, 1992
-
Palestra Prof. Dr. Fernando Novais (Depto. de História, FFLCH-USP)
formação e crise do sistema colonial na América portuguesa
Entrega Relatório 1
-
Aula expositiva
Colonização e escravidão, a casa-grande e a senzala
Seminário 3 (equipes 3 e 7):
Pierre Verger. “Os que no Brasil permaneceram fieis aos valores africanos”. In Os Libertos. São Paulo: Corrupio, 1992, pp. 66-100.
-
Leitura e discussão conjunto do texto de Davi Kopenawa
Palestra Prof. Dr. Renato Sztutman (Dep. Antropologia, FFLCH-USP)
O mundo ameríndio e o processo colonial
-
Leitura e discussão conjunto do texto de L. F. de Alencastro
Palestra Prof. Dr. Luiz Felipe de Alencastro (Universidade de Sorbonne/ FGV-SP)
"A 'Africa, o escravismo brasileiro e as cotas étnico raciais e sociais"
-
Aula expositiva
Cultura, cortes e cidades no absolutismo; mercadores e banqueiros, artistas, povo e plebe; mercantilização do luxo e estilos de vida; o jardim barroco.
Seminário 4 (equipes 4 e 8):
Norbert Elias, "Estruturas e significado do habitat", in A Sociedade de Corte. Lisboa: Estampa, 1995, pp. 13-40.
-
Realização do Relatório 2 (em sala de aula)
-
Seminário 5 (equipes 5 e 1):
Robert Darnton, “Os trabalhadores se revoltam: O Grande Massacre de Gatos na Rua Saint-Severin”, in O Grande Massacre de Gatos, Rio de Janeiro, Graal, 1986, pp. 102-139.
-
Aula expositiva:
Sociedade e economia entre os séculos XVII e XVIII: do ciclo holandês de acumulação à hegemonia britânica no sistema do livre comércio; da manufatura à indústria.
Avaliação da disciplina pelos alunos
-
Aula expositiva:
Mudanças na esfera pública: o público e o privado, o social e o íntimo no mundo burguês; o campo da política e o campo da propriedade; o mercado público.
Seminário 6 (equipes 6 e 2):Richard Sennet, “O público e o privado”. In: O Declínio do Homem Público. São Paulo: Companhia das Letras, 1988, pp. 117-137
-
Aula expositiva:
A economia monetária e a formação da sociedade industrial; questão social e tensões revolucionárias; subúrbios operários e utopias urbanas
Seminário 7 (equipes 7 e 3):
Georg Simmel. “O Dinheiro na cultura moderna”. In Souza, J. e Oelze, B. (orgs). Simmel e a modernidade. Brasília: Ed. UnB, 1998, p. 23-40.
-
Tema
Crise do sistema colonial e movimentos de independência nas Américas; projetos identitários e cidadania na América Latina; transformações e permanências no Brasil independente: terra e trabalho, campo e cidade, escravidão e liberdade
Seminário 8 (equipes 8 e 4)
Serge Gruzinski, "As novas imagens da América", in Gruzinski, S., Alencastro, L.F. e Monenembo, T., Rio de Janeiro, cidade mestiça: nascimento da imagem de uma nação. São Paulo: Companhia das Letras, 2001, pp. 165-192
-
Realização do relatório 3 (em sala de aula)