Programação
Aula 1 - 02/Agosto
Apresentação do curso, de sua metodologia e de seu processo de avaliação.
Organização das equipes de seminários e trabalho final.
Introdução aos conceitos de espaço, paisagem, urbanização, urbanismo, jogos de escala, rugosidades, preexistências.
Aula 2 - 09/Agosto
O DNA do urbano: as origens da urbanização.
Palestra do Prof. Dr. Eduardo Natalino, FFLCH USP. As cidades pré-colombianas.
Aula 3 - 16/Agosto
A cidade Estado: história e espaço. Atenas no séc. V aC: o advento da democracia e dos espaços públicos.
Resenha do texto da Aula 3 [A cidade Estado: história e espaço. Atenas no século V aC: o advento da democracia e dos espaços públicos.]:
VERNANT, J. P. "O universo espiritual da pólis", in: As origens do pensamento grego. São Paulo, Difel, 1986, p. 41-54.
Aula 4 - 23/Agosto
O helenismo na perspectiva da História Global: comércio, metrópoles, cosmopolitismo e hibridismos culturais na Antiguidade.
Resenha do texto da Aula 4 [O helenismo na perspectiva da História Global: comércio, metrópoles, cosmopolitismo e hibridismos culturais na Antiguidade.]:
CLÍMACO, Joana. A Alexandria dos antigos: entre a polêmica e o encantamento. Tese (Doutorado), DHFFLCH-USP, 2013. Capítulo 1, pp. 10-46.
Aula 5 - 30/Agosto
Palestra da Profª Drª Beatriz Florenzano MAE/USP. A Cidade Antiga. Perspectivas de Pesquisa do Labeca.
Local de encontro: Auditório
Bibliografia indicada para leitura:
FLORENZANO, M. Beatriz, “Pólis e Oîkos, o Público e o Privado na Grécia Antiga”. Anais do I Simpósio Regional de História Antiga, Rondonópolis, M.T, 2001, pp. 113-118. Republicado em Textos LABECA, fev. 2011.
Aula 6 - 13/Setembro
Urbanização no Império Romano do Ocidente e do Oriente: Roma e Constantinopla, a Segunda Roma.
Obs: Reforçamos que o mapa precisa ser grande para que todos consigam trabalhar em grupo, mas não é necessário plotar em formato A1, é possível imprimir as partes em folhas A4 e montar o mapa completo.
Resenha do texto da Aula 06 [Urbanização no Império Romano do Ocidente e do Oriente: Roma e Constantinopla, a Segunda Roma]:
BASSETT, Sarah. “The shape of the city”/ “ Theodosian Constantinople” In: The urban image of late antique Constantinople. Cambridge University Press, 2004, pp. 17-37 e 79-98. .
Aula 7 - 20/Setembro
A cidade islâmica e o mundo urbano a Oriente.
Obs: Reforçamos que o mapa precisa ser grande para que todos consigam trabalhar em grupo, mas não é necessário plotar em formato A1, é possível imprimir as partes em folhas A4 e montar o mapa completo.
Resenha do texto da aula 07: "A cidade islâmica e o mundo urbano a Oriente"
CARDAILLAC, Louis. Toledo, séculos XII-XIII. Muçulmanos, cristãos e judeus: o saber e a tolerância. Coleção Memória das Cidades. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1992. "Trinta mil habitantes, uma cidade-fronteira", "Da grande mesquita à catedral gótica", "A arquitetura mudéjar acima das três religiões" e "Um passeio pela Toledo medieval". pp. 122-154.
Aula 8 - 27/Setembro
A cidade medieval: trocas comerciais, cosmopolitismo e segregação.
Obs: Reforçamos que o mapa precisa ser grande para que todos consigam trabalhar em grupo, mas não é necessário plotar em formato A1, é possível imprimir as partes em folhas A4 e montar o mapa completo.
Resenha do texto da Aula 08 [A cidade medieval: trocas comerciais, cosmopolitismo e segregação]:
SENNETT, R. “O medo do contato”. In: SENNETT, R. Carne e pedra. São Paulo, Record, 1997, pp.180-210
Aula 9 - 04/Outubro
Exercício de leitura e desenho: A cidade Medieval portuguesa.
(Trazer papel A3 e material de desenho)
Leitura obrigatória:
ANDRADE, A. A. “Um percurso através da paisagem urbana medieval”/ “Conhecer e nomear: a toponímia das cidades medievais portuguesas”. In: Horizontes urbanos medievais. Lisboa: Livros Horizonte, 2003, pp. 43-53 e pp. 83-96.
Aula 10 - 11/Outubro
Império Luso: encontros culturais, trocas e hibridismo.
Preparação da visita de campo a São Paulo e orientação do trabalho sobre o Centro de São Paulo.
*Exercício de leitura de texto e espacialização em classe que será complementado com a visita de campo na aula do dia 25 de outubro e deverá ser entregue até o dia 22 de novembro, no Stoa.
Aula 11 - 18/Outubro
"Renascimentos" na perspectiva de uma história global.
Obs: Reforçamos que o mapa precisa ser grande para que todos consigam trabalhar em grupo, mas não é necessário plotar em formato A1, é possível imprimir as partes em folhas A4 e montar o mapa completo.
Resenha do texto da Aula 11: ["Renascimentos" na perspectiva de uma história global]:
MORGADO, Patricia. Un palimpsesto urbano. Del asiento indígena de Lima a la ciudad espanhola de Los Reys. Tesis doctoral. Escuela Tecnica Superior de Arquitecura. Universidad de Sevilla. pp. 143-199.
Aula 12 - 25/Outubro
***TRABALHO DE CAMPO NO CENTRO DE SÃO PAULO***
Ponto de encontro: Páteo do Colégio, 9h.
Em busca dos vestígios materiais e toponímicos da São Paulo colonial.
Os dois mapas deverão ser impressos no tamanho A3 e serem levados a campo.
Aula 13 - 01/Novembro
A Roma papal do Renascimento ao Barroco.
Obs: Reforçamos que o mapa precisa ser grande para que todos consigam trabalhar em grupo, mas não é necessário plotar em formato A1, é possível imprimir as partes em folhas A4 e montar o mapa completo.
- Resenha do texto da Aula 13 [A Roma papal do Renascimento ao Barroco]:
LOEWEN, Andrea; AZEVEDO, Ricardo. Roma e as capitais: o mito e o plano. Oculum Ensaios, n. 5, 2006, p. 22-33.
Aula 14 - 08/Novembro
Urbanização e Urbanismo no Brasil no século XVIII.
Exercício de leitura e desenho: Ouro Preto
22/Novembro
Entrega do Trabalho de Campo em grupo sobre São Paulo no Stoa até as 18hs.
Relatório Trabalho de Campo