Programação

  • Conteúdo 
    Nesta edição da disciplina propõe-se analisar certos momentos de inflexão da teoria social contemporânea sobre o campo da arquitetura e do urbanismo, refletindo sobre determinadas figurações do espaço, do corpo e do poder na obra do filósofo Michel Foucault e de outros teóricos de inspiração foucaultiana como Gilles Deleuze, Félix Guattari, Judith Butler e Paul B. Preciado.
    Com base na participação nas discussões em sala de aula e elaboração de um trabalho final de cunho etnográfico, documental, áudio-visual ou de intervenção artística acerca das problemáticas tratadas ao longo da disciplina.
    O foco desta vez é o desdobramento entre determinadas práticas e técnicas espaciais, corporais e políticas e um conjunto de leituras recentes da cidade, da arquitetura e do urbanismo pelo prisma da biopolítica ou de dispositivos de sexualidade, gênero e raça.
    Enquanto tal, além de leituras teóricas, a bibliografia incorpora trabalhos importantes em teoria e história da arquitetura e da cidade. Contaremos ainda com a participação de artistas, arquitetos e antropólogos na discussão de projetos específicos de pesquisa e experimentação relacionados ao tema geral da disciplina.

    Didática
    Aulas expositivas
    Leituras e discussões de textos pré-selecionados
    Intervenção de convidados: arquitetos, artistas, atrizes, antropólogos

    Avaliação
    Com base na participação nas discussões em sala de aula e elaboração de um trabalho final de cunho etnográfico, documental, áudio-visual, ou de intervenção artística acerca das problemáticas tratadas ao longo da disciplina.

  • 3/8 - Introdução à disciplina: corpo, espaço e poder em arquitetura e urbanismo

    Apresentação da disciplina, bibliografia, dinâmica aulas e atividades discentes


    Leitura em classe e discussão do texto:

    Eliane Brum, "E se a classe média de Pinheiros tivesse se omitido?", El País, 24/07/2017

  • 10/8 - Espaço, poder e corpo na obra de Michel Foucault

    Aula expositiva, leitura e discussão de textos em aula


    Leitura em classe: 

    Michel Foucault, “O Olho do Poder”, in Microfísica do Poder. Rio de Janeiro: Graal, 1979, pp. 209-228;

    Leitura recomendada:

    Daniel Defert, “Heterotopia: tribulações de um conceito entre Veneza, Berlim e Los Angeles”, in FOUCAULT, M., O Corpo Utópico, as Heterotopias. São Paulo: n-1 Edições, 2013, pp. 33-55.



  • 17/8 - Espaço político e corpo utópico

    Aula Expositiva, leitura e discussão de textos em classe

    Leitura em classe:

    Michel Foucault, “O corpo utópico”, in O Corpo Utópico, as Heterotopias. São Paulo: n-1 Ed., 2013, pp. 7-16

    Leituras recomendadas:

    Michel Foucault, “Heterotopias”, in O Corpo Utópico, as Heterotopias. São Paulo: n-1 Edições, 2013, pp.19-30

    Gwendolyn Wright, Michel Foucault: negotiating colonial space. Copenhagen, Center for Urbanity and Aesthetics, 1998, pp. 1-17 (Working papers).



  • 24/8 - Interferência Rubens Mano

    Palestra e discussão sobre alguns trabalhos do artista 

    Atendimento sobre os trabalhos finais

  • 31/8 - CP-USP - Espaço pedagógico e corpos dóceis

    Aula expositiva, leitura e discussão de texto em classe


    Leitura em classe:

    Michel Foucault, “O Panoptismo”, in Vigiar e Punir. Petrópolis: Vozes, 1977, pp. 173-204

    Leitura recomendada: 

    François Beguin, “As maquinarias inglesas do conforto”, in Espaço e Debates, n. 34, ano XI, 1991, pp. 39-54.




  • 14/9 - Território, População, Raça

    Aula expositiva, leitura e discussão de texto em classe


    Leitura em classe:

    Alain Corbin, “As estratégias da desodorização”, in Saberes e Odores: o olfato e o imaginário social nos séculos XVIII e XIX. São Paulo: Companhia das Letras, 1987, pp. 119-145

    Leitura recomendada: 

    Michel Foucault, “A governamentalidade”, in Microfísica do Poder. Rio de Janeiro: Graal, 1979, pp. 277-293


    Atendimento sobre os trabalhos finais

  • 21/9 - Projeto Cidade-Trans, com Silvana Nascimento, Tiago Oliveira e Verônica Guerra

    Apresentação trabalhos etnográficos dos pesquisadores do Depto. de Antropologia da FFLCH


    Atendimento em torno dos trabalhos finais

  • 28/9 - Espaço doméstico e corpo sexualizado

    Aula expositiva, leitura e discussão de texto em classe

    Leitura em classe:

    Michel Foucault, “Método”, in História da Sexualidade 1: a vontade de saber. Rio: Graal, 1988, pp. 88-97;

    Leitura recomendada:

    Margareth Rago, “A colonização da mulher”, in Do Cabaré ao Lar. Rio: Paz e Terra, 1985, pp. 61-95


    Atendimento sobre os trabalhos finais

  • 5/10 - Espaço rizomático e corpo sem órgãos

    Projeção do filme "Tanaka Min à La Borde" (François Pain, 1987, 25min)


    Aula expositiva, leitura e discussão de textos


    Leitura em classe:

    Anthony Vidler, “Homes for cyborgs”, in The Architectural Uncanny. Cambridge: MIT Press, 1992, p. 147-164

    Leitura recomendada:

    Gilles Deleuze e Felix Guattari, “Como criar para si um corpo sem órgãos”, in Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia, vol.3. São Paulo: Editora 34, 1996




  • 19/10 - Coletivo Lanchonete (Rua Paim, 235 - Condomínio Edifício 14 Bis)

    Apresentação e discussão dos trabalhos do grupo



  • 26/10 - Projeto Ateliês Drag-Kings de Bruxelas, com Luca Greco

    Atendimento às equipes (FAU, 14hs)


    Palestra do antropólogo e linguista Luca Greco - Sorbonne Nouvelle (FAU, 16hs)



  • 9/11 - Entrega das propostas de trabalho



  • 16/11 - Diego Mauro "Espaços e corpos nômades: experiências em torno dos anos 1960"

    Aula expositiva, leitura e discussão de textos

    Leitura em classe: 

    Paola Berenstein Jacques, “Rizoma”, in Estética da Ginga. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2001, pp. 103-148

    Leitura recomendada:

    Felix Guattari, “Espaço e corporeidade”, in Caosmose: um novo paradigma estético. São Paulo, Ed. 34, 1992, p. 151-166



  • 23/11 - Pornotopia e corpo tecnosocial + Atendimentos individuais

  • 30/11 - A Cidade do Homem Nu + Salão Judith Butl´Hair

    Apresentação do filme "The naked man city" (Marina Lima e Sofia Tomic, 2016)

    Discussão com os participantes do projeto (Cia Uzina Uzona/ Oficina + FAU-USP)


    Performance de Aurore Zachayus e Marina Lima: "Salão Judith Butl´Hair" 

    Leitura em classe: 

    Judith Butler, “Inscrições corporais, subversões performativas”, in Problemas de Gênero: feminismo e subversão da identidade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003, pp. 185-201




  • 7/12 - Apresentação dos trabalhos finais