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Objetivos Cognitivos: nessa disciplina pretender-se capacitar o estudante a:
1) Reconhecer a taxonomia, definições, teorias atuais e conceitos relativos à dor e a analgesia, incluindo os efeitos placebo e o nocebo;
2) Avaliar o impacto da dor sobre a população em geral através de sua epidemiologia, e determinantes/condicionantes;
3) Identificar fatores de risco de cronificação e persistência de dor considerando fatores demográficos, socioculturais, psicossociais e populações vulneráveis
4) Diferenciar as abordagens de acompanhamento clínico para pacientes com dor aguda, sub-aguda, pós-operatória e dor crônica, e dor de predomínio nociceptivo, neuropático e nociplástico;
5) Elaborar protocolos de tratamento que considerem a classificação internacional de incapacidade e funcionalidade e o modelo biopsicossociais
6) Elaborar sínteses da melhor evidencia científica disponível para compor protocolos de tratamento conservador não-farmacológico destinados a promover de analgesia e recuperação funcional, que contenham a aplicação de exercícios em exposição gradativa, imagética motora graduada, educação em neurociência da dor, biofeedback, dispositivos auxiliares, agentes mecânicos, termo-foto-elétricos, terapias manuais, acupuntura, estimulação sensorial, técnicas de respiração, relaxamento e distração;
7) Analisar as possibilidades de intervenção multiprofissional e interdisciplinar para pacientes com dor crônica na perspectiva dos cuidados inovadores para condições crônicas recomendados pela Organização Mundial de Saúde e considerando a necessidade de referenciar e contra referenciar pacientes aos diferentes níveis de atenção à saúde
8) Conhecer técnicas de abordagem cognitivo-comportamental para o acompanhamento e motivação de pacientes com dor crônica em mudanças de comportamentos para um papel mais ativo no manejo da dor e um estilo de vida mais saudável e ativo fisicamente, incluindo o estabelecimento de mini metas e organização da agenda do paciente e a criação de rede de suporte social para vencer desafios psicossociais;
Objetivo Psicomotor:
9) Avaliar a dor de maneira multidimensional determinando os fatores neurobiológicos, biomecânicos, comportamentais, primários e secundários, e crenças que contribuem para o aparecimento, recorrência e perpetuação desse sintoma e da incapacidade relacionada;
Objetivos Afetivos:
10) Desenvolver a empatia profissional pelos pacientes com queixa de dor através de entrevistas, realizadas em diferentes serviços de atenção a saúde, dos três níveis de atenção, nas quais são explorados temas como o conhecimento dos pacientes sobre sua condição, a história pessoal do processo de adoecimento, de busca por tratamento e as mudanças enfrentadas em decorrência da condição clínica;
11) Valorizar o papel do trabalho em equipe multiprofissional e através de entrevistas, realizadas em diferentes serviços de atenção à saúde, dos três níveis de atenção, nas quais são explorados temas como o conhecimento dos profissionais de saúde sobre os conceitos relativos a dor crônica e aguda e a moderna neurofisiologia da dor, a rotina de trabalho com pacientes que se queixam de dores persistentes, as redes de colaboração envolvidas no plano de cuidado dos pacientes, e postura profissional diante de dores de difícil manejo;
12) Desenvolver valores de respeito e valorização da queixa, necessidades e cultura do indivíduo com dor através da vivência das entrevistas e discussão da vivência em sala de aula;
13) Internalizar valores de conduta ética na tomada de decisão compartilhada com o paciente e baseada na melhor evidência disponível com a finalidade de aliviar o sofrimento humano
14) Organizar um sistema de valores e percepção próprios através da elaboração do ensaio reflexivo \"Quando a dor entrou na minha vida\"
- Docente: Anamaria Siriani de Oliveira
- Docente: Carolina Matiello Souza
- Docente: Giovanna Dutra Scaglione
- Docente: Gleiciane Gontijo de Avelar
- Docente: Marina Foresti dos Santos
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