Topic outline
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Aulas
Sextas-feiras, das 10:00 às 11:45
CMU, sala 14
Avaliação:
cada aluno irá compor três peças curtas (de 1 a 5 minutos de duração), explorando em cada uma delas uma das diferentes estratégias composicionais discutidas nas aulas. As peças podem ser tocadas ao vivo ou a partir de uma gravação (ou midi), com comentários do autor e debate com a classe. Cada peça deve ser acompanhada de um breve texto no qual são comentadas as estratégias adotadas e como elas se relacionam com o conteúdo estudado.
Data de entrega das peças para avaliação:
dias 24 novembro, 01 e 08 de dezembro de 2023.
Bibliografia
ANTOKOLETZ, Elliott. The music of Béla Bartók: a study of tonality and progression in Twentieth-Century music. Berkeley, CA: University of California Press: 1984.
ANTOKOLETZ, Elliott. Twentieth-Century Music. Englewood Cliffs, NJ: Prentice Hall, 1992.
BERIO, L. e DALMONTE, R. Berio: entrevista sobre a música contemporânea. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1981.
BERGER, Arthur. "Problems of Pitch Organization in Stravinsky". Perspectives in New Music, v.2, n.1, Autumn-WInter 1963, pp. 11-42.
BERNARD, Jonathan. "Voice Leading as a Spatial Function in the Music of Ligeti". In: Music Analysis, v. 13, n. 2/3, pp. 227-253, 1994.
BERRY, Wallace. Structural functions in music. New York: Dover, 1987.
BOULEZ, Pierre. A música hoje. São Paulo: Perspectiva, 1981.
BOULEZ, Pierre. A música hoje 2. São Paulo: Perspectiva, 1992.
CAGE, John. Silence. Middletown, Connecticut: Wesleyan University Press, 1983.
CLENDINNING, Jane P. Contrapuntal techniques in the music of György Ligeti. Tese de Doutorado, Yale University, 1989.
CONE, Edward T. "Stravinsky, o progresso de um método". Tradução de Antenor F. Corrêa e Graziela Bortz. In: Música Hodie, Revista da UFG, v. 7, n. 1, 2007.
COOK, Nicholas. A guide to musical analysis. New York: Norton, 1992.
CORREA, Antenor Ferreira. Análise musical como princípio composicional. Brasília: Editora UnB, 2014.
FERRAZ, Silvio. Música e repetição: a diferença na composição contemporânea. São Paulo: EDUC, 1998.
GRAEBNER, Eric. An Analysis of Schoenberg's Klavierstück, Op. 33A. Perspectives of New Music, v. 12, n. 1/2, (Autumn, 1973 - Summer, 1974), pp. 128-140.GUIGUE, Didier. Estética da sonoridade: a herança de Debussy na música para piano do século XX. São Paulo: Perspectiva, 2011.
KOSTKA, S. Materials and techniques of twentieth-century music. Upper Saddle River, New Jersey: Pearson Prentice Hall, 2006.
LEWIN, David. Musical Form and Transformation: Four Analytical Essays. Oxford; New York: Oxford University Press, 2007.
MENEZES, Flo. Apoteose de Schoenberg. São Paulo: Ateliê Editorial, 2002.
MENEZES, Flo (org.). Música Eletroacústica: história e estéticas. São Paulo: EDUSP, 1996.
MESSIAEN, Olivier. Technique de mon langage musical. Paris: Alphonse Leduc, 1944.
MESSIAEN, Olivier. Traité de rythme, de couleur e d'ornithologie. Tomo I, Paris: Leduc, 1994.
MIRKA, Danuta. The Sonoristic Structuralism of Krzysztof Penderécki. Olkusz, Drukarnia: Musica Academy in Katowice, 1997.
NATTIEZ, Jean-Jacques (ed.). The Boulez-Cage Correspondance. Cambridge: Cambridge University Press, 1999.
OLIVEIRA, João Pedro. Teoria analítica da música do século XX. Lisboa: Calouste Gulbekian, 1998.
OSMOND-SMITH, David. From myth to music: Lévi-Strauss's Mithologiques and Berio's Sinfonia. In: The Musical Quarterly, v. 67, n. 2, pp. 230-260, 1981.
PERLE, George. Symmetrical formations in the String quartets of Béla Bartók. In: Music Review, n. 16, November 1955.
PERLE, George. Twelve-Tone Tonality. 2nd ed. Berkeley and Los Angeles: University of California Press, 1996.
PERSICHETTI, Vincent. Twentieth century harmony: creative aspects and practice. London: Faber & Faber, 1978.
POUSSEUR, Henry. Apoteose de Rameau. Tradução de Maurício Ayer e Flo Menezes. São Paulo: Editora UNESP, 2009.
RAHN, John. Basic Atonal Theory. New York: Schirmer Books, 1980.
SALLES, Paulo de Tarso. Villa-Lobos: processos composicionais. Campinas: Editora da Unicamp, 2009.
SALLES, Paulo de Tarso e DUDEQUE, Norton. Villa-Lobos, um compêndio: novos desafios interpretativos. Curitiba: Editora UFPR, 2017.
SCHOENBERG, Arnold. Fundamentos da composição musical [1937-48]. Tradução de Eduardo Seincman. São Paulo: EDUSP, 1993.
SHIMABUCO, Luciana Sayure. A forma como resultante do processo composicional de György Ligeti no Primeiro Livro de Estudos para piano. Campinas: Tese de Doutorado em Música, IA/UNICAMP, 2005.
STRAUS, Joseph. Introdução à Teoria Pós-Tonal. Tradução de Ricardo Bordini. Salvador e São Paulo: EDUFBA e Editora UNESP, 2013 [2005].
VAN DEN TOORN, Pieter C. The music of Igor Stravinsky. New Haven and London: Yale University Press, 1983.
VISCONTI, Ciro. Simetria nos Estudos para violão de Villa-Lobos. Jundiaí: Paco Editorial, 2016.
WEBERN, Anton. O caminho para a música nova. Tradução de Carlos Kater. São Paulo: Novas Metas, 1984.
ZUBEN, Paulo. Ouvir o som. São Paulo: Ateliê Editorial, 2005. -
Aula 01: canto de pássaros
Em busca da Natureza: compondo com materiais irregulares e regulares
- Ritmos com valores acrescentados (MESSIAEN, 1944, p. 16-17)
- Ritmos aumentados ou diminuídos (MESSIAEN, 1944, p. 18-19)
- Canto de pássaros
- Messiaen (1944, p. 34, cap. 9, os exemplos musicais estão na p. 92), Villa-Lobos, Silvio Ferraz
- A "Melodia das montanhas" de Villa-Lobos (PAZ, 1988, p. 63)
Messiaen: Quarteto para o fim dos tempos ("Danse de la fureur, pour les sept trompettes" - 25:26)
Canto de tiziu:
Canto de uirapuru:
Canto de sabiá da mata:
Canto de sabiá-laranjeira:
Canto de garrincha (ou cambaxirra):
Canto de sabiá-coleira:
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Gravação com as pianistas Lucia Cervini e Maria Helena del Pozzo, realizada no Auditório do IA - UNICAMP em 2004. Acompanha a partitura.
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Gravação com o autor ao violão, feita no auditório do IA - UNICAMP em 2004.
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Gravação com interpretação do autor, feita no Auditório do IA - UNICAMP em 2004.
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Obra para violão solo, a partir do estudo de figurações de cantos de pássaro.
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Dois artigos sobre a atividade de Messiaen como ornitólogo.
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Tradução inglesa do tratado de composição de Olivier Messiaen.
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Tradução para o idioma inglês (1998). Na p. 71 há a famosa referência a Villa-Lobos.
São 7 volumes no total.
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Aula 02:
Canto de pássaro: discussão, mais alguns exemplos:
Messiaen: Et Exspecto Resurrectionem Mortuorum (1964), para sopros e percussão, III mov. (vídeo, aos 8'11)
Villa-Lobos: "O passarinho de pano" (Prole do Bebê nº 2), 1921.
Villa-Lobos: Uirapuru (1917/1934). A transcrição do canto do uirapuru, usada pelo compositor, foi realizada pelo botânico inglês Robert Spruce, em expedição à Amazônia entre 1849-50.
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Capítulo da dissertação de Mestrado de Silvio Ferraz, "Cinco invenções sobre diferença e composição: composições a análise". São Paulo, ECA/USP, 1990, p. 19-30.
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Há uma referência ao canto do uirapuru no III movimento.
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Contraponto por camadas
Stravinsky - início de .
Villa-Lobos - Amazonas, .
Charles Ives - .
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Villa-Lobos: melodia das montanhas
Além da Sinfonia nº 6, outra peça notável de Villa-Lobos com essa técnica é New York Skyline Melody.
Sinfonia nº 6 (1944), gravação de Isaac Karabtchevsky e Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP):
New York Skyline (1940), versão para piano, por Sônia Rubinsky, com ilustração gráfica de Carlos Kater:
Melodia da montanha (1938): ilustração musical publicada no Boletim Latino-Americano de Música (1946)
Gravação de Sônia Rubinsky:
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Livro de Ermelinda Paz, com capítulo sobre a técnica "Melodia das montanhas" (p. 63) desenvolvida por Villa-Lobos como ferramenta composicional e educacional.
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Tese de doutorado de Rodrigo Felicissimo (2014), abordando a utilização da técnica Melodia das Montanhas na Sinfonia nº 6 (1944) e em New York Skyline Melody (1941) de Villa-Lobos.
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Palestra sobre a Sinfonia nº 6 de Villa-Lobos
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Fotos de matéria na revista O Cruzeiro (4/5/1940) sobre o método Melodia das Montanhas de Villa-Lobos.
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Textura contínua
Nota x Som
Descontínuo x Contínuo
- Ligeti - Continuum, para cravo (1968)
- Murail - Tellur, para violão (1977)
- Helmut Lachenmann - Quarteto de cordas n. 2
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Formas processuais
Reich - Clapping Music e Music for 18 Musicians.
Clapping music
Music for 18 musicians
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Atonalismo, dodecafonismo e serialismo: definições.
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Apostila atualizada com revisão da numeração das inversões feita após a aula de 29/10.
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Versão beta, texto ainda incompleto, sem a segunda parte (teoria neorriemanniana).
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Dodecafonismo (cont.)
Webern, O caminho para a música nova, p. 105; 139; 143. Coerência, lei serial e planta arquetípica (Goethe).
Exercício: completar as matrizes seriais de Jelinek (Op. 15) e Schoenberg (Quarteto nº 4) - a resolução está no slide seguinte.
Estratégias analíticas e composicionais: teoria dos conjuntos (OLIVEIRA, 1998; STRAUS, 2013).
- Set Class Theory = Teoria dos Conjuntos
- Pitch Class Set = Conjunto de Classe de Alturas
Calculadora online de conjuntos de classes de altura (CCA): https://www.mta.ca/pc-set/calculator/pc_calculate.html
Conjuntos ordenados (séries) e não-ordenados.
A questão harmônica na música com 12 sons: Schoenberg, Op. 33a (GRAEBNER, 1974).
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Apostila com os elementos fundamentais da teoria dos conjuntos aplicada à análise e composição musical.
Inclui tabela de Conjuntos de Classe de Altura.
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Dodecafonismo (cont.)
Os hexacordes combinatoriais e suas propriedades; Schoenberg, QC4, III.
João Pedro Oliveira (1998, p. 134-143) e Joseph Straus (2013, p. 204): a matriz T/I e as 48 versões de uma série.
- Matriz serial e as quatro formas de apresentação da série.
- Hanns Jelinek (1901-1969): 4 Invenções a 2 vozes, Op. 15.
- Arnold Schoenberg: Quarteto de Cordas nº 4, III - "Largo" (16'32).
- Anton Webern: Concerto Op. 24, para 9 instrumentos.
- Propriedades da matriz T/I (12x12)
- Soma de O e I equivalem à classe de altura inicial da matriz.
- Invariâncias e vetor intervalar.
- Subconjuntos da série.
- Combinatoriedade dos hexacordes seriais.
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Dodecafonismo (cont.)
Combinatoriedade de hexacordes
Schoenberg: Quarteto de Cordas nº 4, III.
Vale a pena estudar a análise que David Lewin (2007) faz de "Simbolo", primeira peça do Quaderno Musicale di Annalibera (1952) de Luigi Dallapiccola. Trata-se de um procedimento peculiar de utilização de uma série dodecafônica, realizando transformações a partir de díades e tricordes.
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Trata-se de uma edição "teste" da tradução que foi publicada em 2013. Há muitos erros e problemas de diagramação que foram corrigidos posteriormente.
O capítulo sobre combinatoriedade de hexacordes por Schoenberg está nas p. 169-176; na versão impressa (2013) está nas p. 241-250.
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Livro com 4 ensaios analíticos de David Lewin. O primeiro deles é a respeita de "Simbolo", primeira peça do Quaderno Musicale di Annalibera (1952) de Dallapiccola.
Ver p. 1-15.
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Para inventar exercícios. Escreva tríades, escalas, etc.
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Link para envio dos trabalhos (ver Tópico 1)
Enviar até 13/12 (quarta)
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cada aluno irá compor três peças curtas (de 1 a 5 minutos de duração), explorando em cada uma delas uma das diferentes estratégias composicionais discutidas nas aulas. As peças podem ser tocadas ao vivo ou a partir de uma gravação (ou midi), com comentários do autor e debate com a classe. Cada peça deve ser acompanhada de um breve texto no qual são comentadas as estratégias adotadas e como elas se relacionam com o conteúdo estudado.
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