Tópico Nome Descrição
Livro Roteiro de Abertura
Roteiro de abertura do Curso de Tecnologia e Educação em Ciências
Tópico 1 Livro Roteiro da Semana 1
Roteiro de abertura do Curso de Tecnologia e Educação em Ciências
Tópico 2 Livro Roteiro da Semana 2
Roteiro de abertura do Curso de Tecnologia e Educação em Ciências
Arquivo [Atividade 4] - Wiki (sem2)
Trabalho colaborativo - Semana 2
URL [Atividade 5] - Sequência didática (sem2)

Sequência Didática

Primeira Etapa

Nesta semana você iniciará a produção da Sequência Didática (SD) deste Módulo do Curso de Especialização REDEFOR em Ensino de Ciências. Neste módulo deve ser elaborada uma SD sobre o conteúdo desenvolvido neste módulo, podendo articular temas desenvolvidos nas duas disciplinas.

Essa sequência poderá fazer parte, no futuro, de seu trabalho de conclusão de curso. Esse é um momento especial, em que sua experiência prévia se unirá ao aprendizado adquirido na disciplina e você terá oportunidade de produzir algo novo, personalizado, adequado à sua realidade, à sua vivência e à sua prática. Lembre-se de que, nesta semana, você deve proceder à identificação doproblema e à definição do Público Alvo para a elaboração de sua sequência didática

TÍTULO: Apesar de ser dentre os elementos da SD o mais simples, o Título não deve ser menosprezado, pois por si só é capaz de atrair a atenção ou, pelo contrário, criar resistências no alunado. Desta forma, enfatizamos que o título deve ser atrativo como também é necessário que ele reflita em linhas gerais na temática pela qual serão desenvolvidos os conteúdos. O tema é uma espécie de motor da SD.

PÚBLICO ALVO: Um fato fundamental epouco considerado é que as sequências didáticas não são universais, não há um método definitivo válido para qualquer situação. Assim uma característica implícita da eficácia de um plano de ensino é como ele foi planejado segundo as condições sob as quais será aplicado. Os elementos e métodos que compõem sua SD precisam estar em acordo com o público ao qual ela se destina. Apresente então,o público alvo de sua sequência de ensino (Nível/Série/Semestre) e informe também em qual escola ela provavelmente será aplicada (Nome/Cidade).

- Caracterização dos Alunos: caracterizar os alunos é também pensar qual é o público com o qual vamos desenvolver a Sequência Didática, no sentido de um planejando mais direcionado às necessidades de nossos alunos. Neste item descreva qual o Nível/Série/Semestre da turma em questão, o número de alunos da sala e ainda qualquer especificidade peculiar do grupo (ou de algum aluno em específico) para qual aSD será desenvolvida. Outro item importante é a análise geral sobre o conhecimento prévio e das necessidades sociais da turma em que a SD será desenvolvida.

- Caracterização da Escola: informe o nome da escola que a SD será aplicada (Nome/Bairro/Cidade). Qual é a estruturaque a escola possui, descrevendo as características gerais da escola como onúmero de salas de aula, indique, por exemplo, se a escola possui sala de informática, biblioteca e principalmente qualquer estrutura e/ou equipamento que você pretenda fazer uso no desenvolvimento desta SD.

- Caracterização do Ambiente escolar: Caracterize os aspectos socioculturais da escola, dos pais e comunidade escolar. É importante também descrever alguns elementos sociais do entorno da escola, como por exemplo, algum problema ou necessidade estrutural ou social e como são os aspectos gerais do bairro no qual a escola está localizada.

PROBLEMATIZAÇÃO: É a formulação de um problema com duas faces: a ciência e a sociedade. É fundamental a atençãoespecífica para o caráter articulador deste elemento. A problematização é uma espécie de fio de tessitura da SD.

BOM TRABALHO!

Tópico 3 Livro Roteiro da Semana 3
Roteiro de abertura do Curso de Tecnologia e Educação em Ciências
Arquivo [Atividade 4] - Wiki (sem3)
Trabalho colaborativo - Semana 3
Tópico 4 Livro Roteiro da Semana 4
Roteiro de abertura do Curso de Tecnologia e Educação em Ciências
Tópico 5 Livro Roteiro da Semana 5
Roteiro de abertura do Curso de Tecnologia e Educação em Ciências
Arquivo [Atividade 1] - Leitura crítica (sem5)
Atividade de Leitura Crítica.
Tópico 6 Livro Roteiro da Semana 6
Roteiro de abertura do Curso de Tecnologia e Educação em Ciências
Arquivo [Atividade 1] - Leitura (sem6)
Atividade de Leitura Crítica.
Tópico 7 Livro Roteiro da Semana 7
Roteiro de abertura do Curso de Tecnologia e Educação em Ciências
Tópico 8 Livro Roteiro da Semana 8
Roteiro de abertura do Curso de Tecnologia e Educação em Ciências
Tópico 9 Livro PREPARAÇÃO PARA O III ENCONTRO PRESENCIAL 16.06.12
III Encontro Presencial 16.06.12
Arquivo Vulnerabilidades das Megacidades Brasileiras as Mudancas Climaticas II EP 2012
Vulnerabilidades das Megacidades Brasileiras as Mudancas Climaticas II EP 2012.pdf
Arquivo Estufa que exporta poluição III EP 2012-1.pdf
Texto complementar Estufa que exporta poluição III EP 2012-1.pdf
Arquivo Agencia.fapesp.br-Vulnerabilidades na mira.pdf
agencia.fapesp.br-Vulnerabilidades na mira.pdf
Livro Roteiro da Semana 9
Roteiro de abertura do Curso de Tecnologia e Educação em Ciências
Arquivo [Atividade 3] - Wiki (sem9)

Wiki - Semana 2

Uma Web Wiki permite que os documentos sejam editados coletivamente com uma linguagem de marcação muito simples e eficaz, através da utilização de um navegador web. Uma única página em um wiki é referida como uma "única página", enquanto o conjunto total de páginas, que estão normalmente altamente interligadas, chama-se "o wiki". Para saber, mais clique aqui.

Proposta da semana 9:

A questão central nas Wikis das semanas anteriores era o que ecomoensinar tecnologia? Isso aponta para a necessidade de alternativas metodológicas. O trabalho com projetos é uma possibilidade. A partir dos textos produzidos até aqui, elabore as mesmas etapas da atividade anterior (Tema, Situação-Problema, Sensibilização, Produto) para os temas que você vinha trabalhando nas Wikis. Não se esqueça de incorporar elementos da Proposta Curricular do Estado e dos materiais lidos e discutidos nas semanas 07 e 08 (artigos e vídeos). Lembre-se que tivemos contato com vários temas envolvendo ciência e tecnologia. Aqui encerramos as Wikis e a sua versão final deverá ser entregue na próxima aula.

Tópico 10 Livro Roteiro da Semana 10
Roteiro de abertura do Curso de Tecnologia e Educação em Ciências
Arquivo [Atividade 2] - Wiki (sem10)
Trabalho colaborativo - Semana 10