Apresentação da aula


Temas Atuais de Ciência e Tecnologia


Imagem de abertura - semana 7


As discussões precedentes mostraram que para tornar possível o ensino da tecnologia é necessário compreender também o que são os conteúdos escolares e quais são os objetivos formadores da escola. Há, de fato, uma ampliação da ideia de conteúdos, em especial, quando se parte para um currículo por competências. Ficou claro também que a tecnologia, entendida como área produtora de saberes, pode ser uma das referências possíveis para compor os programas. Mas, não se trata de criar uma nova disciplina. Trata-se de assumir a possibilidade de uma nova fonte de saberes socialmente significativos e que vêm recompor as bases curriculares, com vistas a oferecer aos alunos uma formação compatível com a atualidade. Para isso, além da compreensão histórica e epistemológica da tecnologia, dos seus processos e produtos (e produtos aqui são saberes e não apenas artefatos) é necessário buscar outras fontes de informação e referências.

Como trabalhar com os temas Tecnologia da Madeira, Tecnologia da Cana-de-Açúcar, Tecnologia do Leite? Seria dizer como o leite é produzido? Como a cana-de-açúcar é cultivada e beneficiada? Como a madeira é cultivada e transformada em móveis? É possível que sim, mas isso seria muito pouco se comparado ao potencial presente nesses temas em articulação com os aspectos científicos, tecnológicos e econômicos envolvidos. Não se espera que todas essas dimensões dos temas sejam esgotadas na escola. É preciso fazer escolhas e eleger a abordagem que se pretende dar ao assunto. Alguns temas são mais favoráveis para se incorporarem aos programas escolares, quer pela proximidade com a ciência, quer pela presença constante na mídia em geral. Alguns deles atendem a ambas, como é o caso da nanotecnologia e da nanociência, do biodiesel, dos alimentos transgênicos, das telecomunicações, dos sistemas de controle e assim por diante.

Nessa perspectiva, esta aula pretende oferecer um conjunto de temas que apresentam um potencial para se incorporarem aos programas escolares, tanto como conteúdos de ciência, como de tecnologia. A ideia não é esgotar as possibilidades, mas apenas ilustrar com exemplos e mostrar que já há materiais que podem ser utilizados com finalidades didáticas, com a devida ação do professor. Espera-se que a partir destes, outros assuntos, artigos, sites, sejam encontrados e compartilhados. Lembre-se agora que você tem condições de superar a visão simplificada da tecnologia como mera ciência aplicada, mesmo que os textos não façam essa diferenciação. Você não precisará ler todos os textos sugeridos nesta aula.