O curso tem como objetivo discutir algumas ideias para o Ensino-aprendizagem de Botânica na Educação Básica. Não existe a pretensão de abordar todos os conteúdos conceituais dentro de tal temática, ou mesmo esgotar as possibilidades metodológicas. Ao contrário, queremos tratar livremente de alguns TEMAS e ESTRATÉGIAS visando que as abordagens do curso sirvam de inspiração para que os professores tenham subsídios para refletir sobre o currículo, bem como elaborem suas próprias estratégias didáticas. Acreditamos que não existem "receitas" prontas para o ensino, mas defendemos que existem certos "ingredientes" importantes e ainda que a troca de experiências "receitas" contriu para o aprimoramento coletivo dos docentes. è nesse cenário e com tais premissas que desenvolvemos o presente curso.

logo prodheO Programa de Desenvolvimento Humano pelo Esporte (PRODHE) do CEPEUSP – tem, entre suas metas, a disseminação e comunicação de conhecimentos sobre o esporte infanto-juvenil como uma via privilegiada para o desenvolvimento hu-mano. Em consonância com a “Década do Esporte” e toda a mobilização social que os grandes eventos esportivos têm gerado, o PRODHE também elaborou uma programação especial com eventos, seminários e congressos que já se inicia neste ano com o Curso de Difusão Esporte, Competição e Desenvolvimento Humano, com o objetivo de qualificar profissionais e lideranças para a organização de competições infanto-juvenis coerentes com o Paradigma do Desenvolvimento Humano.

MÓDULO I - ESPORTE, COMPETIÇÃO E DESENVOLVIMENTO HUMANO: TEORIA E PRÁTICA

PÚBLICO-ALVO: graduandos e profissionais de EF/Esporte e áreas afins atuantes em projetos e progra-mas esportivos.
OBJETIVO: debater sobre as principais abordagens teóricas sobre as competições esportivas infanto-juvenis e os sistemas e estruturas das competições infanto-juvenis vigentes em escolas, clubes e pro-gramas esportivos.
METODOLOGIA: encontros presenciais com estudos de caso e “bate-bola” com especialistas + estudo de campo sobre a estrutura competitiva infanto-juvenil desenvolvido à distância no 2o semestre de 2012 + participação no Seminário

MÓDULO II - ABORDAGEM DIDÁTICO-PEDAGÓGICA DAS SITUAÇÕES COMPETITIVAS

PÚBLICO-ALVO: Adolescentes-líderes de projetos e programas esportivos, agentes comunitários, pais, universitários e graduados em Educação Física/Esporte e áreas afins, educadores.
OBJETIVO: promover o desenvolvimento de competências para atuação como mediador em situações competitivas, por meio de recusos didáticos e pela incorporação de atitudes éticas.
METODOLOGIA: encontros presenciais com vivências de situações competitivas e participação em uma competição esportiva real (OLIPET)

O curso tem o objetivo de capacitar recursos humanos para a realização de projetos de inovação tecnológica além de promover o fortalecimento da gestão e execução dos processos inovadores das empresas que já inovam; preparar empresas com potencial de inovação tecnológica para implantação de sistemas internos voltados para a inovação; fortalecer as ações de cooperação universidade-empresa para a inovação; instrumentar as empresas com conhecimento em elaboração de projetos, indicadores de desempenho e elaboração de relatórios.


Apresentar e discutir os aspectos que fundamentam o processo empreendedor, de forma a estimular entre os profissionais da área científica a reflexão sobre a oportunidade de se criar empreendimentos de base tecnológica como opção de carreira; desenvolver a compreensão e as habilidades necessárias para a formalização do Plano de Negócio de empreendimentos de base tecnológica.

e-Disciplinas - Ambiente de apoio às disciplinas da USP