Programação
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UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
Dpto. Saúde e Sociedade – Faculdade de Saúde Pública
Disciplina: HCV0131 - Metodologia de Pesquisa Social em Saúde I
Graduação em Saúde Pública - 2024.2
Prof. Diego Madi Dias - diegomd@usp.br
11 91460-5590
Monitor:Eduardo Dias Real (FSP) - eduardoreal@usp.br
Pesquisadores Associados:
Mateus Felipe de Freitas (EACH) - mateusf@usp.br
Pedro Henrique Desidério (PPGSP) - desiderio@usp.br
A disciplina tem por objetivo introduzir uma abordagem epistêmica, metodológica e de engenharia textual comprometida com a compreensão de dinâmicas socioculturais complexas, com base na tradição antropológica de pesquisa etnográfica, sua história de surgimento no final do século XIX e consolidação ao longo do século XX. O conteúdo das aulas está estruturado em três momentos paradigmáticos de constituição da etnografia moderna, além de um prolongamento que evoca questões mais recentes e que ainda reverberam no debate acadêmico:
1) a indagação teórica que provocou disputas entre evolucionistas e pós-evolucionistas sobre como representar a constatação empírica da diversidade através de modelos explicativos da relação entre cultura e história (relativismo cultural, particularismo histórico);
2) o desenvolvimento metodológico de um cânone disciplinar sobre a prática profissional do trabalho de campo, com base na proposta estrutural-funcionalista de "observação participante", no contexto da antropologia inglesa, e a noção de "fato social total", proveniente da escola sociológica francesa; esses avanços teórico-metodológicos determinaram o investimento subsequente em estudos comparativos da morfologia social;
3) a desconstrução do texto etnográfico e reorientação do projeto de conhecimento da etnografia clássica, no contexto de crise das formas de representação sobre o Outro nas Ciências Humanas e, especificamente, considerando a influência do pensamento pós-moderno na antropologia cultural norte-americana em diálogo com a teoria literária;
4) a especificidade da experiência afetada pela desterritorialização geográfica e intelectual como característica de enunciação narrativa e de produção de conhecimento sobre o mundo.
Neste minicurso sobre as condições de origem e o desenvolvimento da abordagem etnográfica nas principais escolas antropológicas, busca-se enfatizar o acúmulo disciplinar de conceituação do ofício do etnógrafo, ressaltando aspectos que conformam uma tripla vocação da etnografia: teoria, método e escrita.
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A disciplina está ancorada em uma tradição de trabalho conceitual, analítico e descritivo de textualização do socius, de modo a ampliar entre estudantes de graduação em Saúde Pública os recursos de capacidade de escrita formal acadêmica, sobretudo de natureza descritiva, além da perspectiva de autoria na produção de conhecimento a partir das Ciências Sociais. A ênfase está em empreender uma oficina de produção textual com base na técnica de observação participante, resultando na produção individual de três textos de descrição etnográfica ao longo das sessões programadas, e entrega de um trabalho final de descrição densa sobre o contexto delimitado para observação.
A primeira parte de cada sessão terá o formato de exposição e discussão do conteúdo bibliográfico, e por isso as leituras indicadas como obrigatórias devem ser realizadas com antecedência, e a pontuação de leitura será obtida mediante o envio de exercícios de reação à bibliografia, no prazo limite de 12 horas antes do horário da aula (2AM). Após o intervalo, discutiremos questões práticas de aproximação, participação e observação nos contextos sociais escolhidos para descrição, com eventual pesquisa documental dirigida às fontes e materiais pertinentes para o trabalho de campo (planejamento e realização).Pede-se que evitem atrasos no início de cada sessão e, por favor, que não utilizem computadores e telefones celulares durante as aulas. A lista de presença irá circular duas vezes em cada aula: no início da sessão e após o intervalo. Faremos intervalo de 20 minutos após 2h de aula.
Aqui no moodle vocês encontram o programa da disciplina, os textos referentes a cada aula e as atividades propostas para o semestre. Este ambiente virtual será utilizado como apoio pedagógico para o envio de tarefas e para a comunicação com a turma.
Para o êxito do curso, é fundamental a participação e engajamento de todas e todos. Por favor, comuniquem qualquer dificuldade em acompanhar as aulas e as tarefas propostas.
Espero que a experiência nessa disciplina seja proveitosa!
Diego Madi Dias
Prof. responsável - HCV0131
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- Apresentação do curso e das formas de avaliação. Pactuações.
- Etnografia e teoria antropológica; Constituição e problematização dos modos de representar o Outro nas Ciências Humanas e Sociais.
- Possibilidades e limites da tradição etnográfica na pesquisa em saúde coletiva.
-- OBRAS DE REFERÊNCIA --
M. Mead - Coming of Age in Samoa: A Psychological Study of Primitive Youth for Western Civilisation (1928)
E. Evans-Pritchard - Bruxaria, oráculos e magia entre os Azande (1937)
-- FILMES DE REFERÊNCIA --
Nanook do Norte (Robert Flaherty, 1922)
Os mestres loucos (Jean Rouch, 1955)
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MALINOWSKI, B. "Objeto, método e alcance desta pesquisa". Desvendando máscaras sociais. Rio de Janeiro: Edições Francisco Alves, 1975.
FOOTE-WHYTE, W. "Treinando a observação participante". Desvendando máscaras sociais. Rio de Janeiro: Edições Francisco Alves, 1975.
Leitura complementar:
CARDOSO de OLIVEIRA, R. "O trabalho do antropólogo – olhar, ouvir e escrever". Revista de Antropologia v. 39 n. 1, 1996.
PEIRANO, M. "Etnografia não é método". Horizontes Antropológicos v. 20 n. 4, 2014. -
FAVRET-SAADA, J. "Ser afetado". Cadernos de campo n. 13, 2005.
SIMAKAWA, v. "1) Introdução: Primeiras considerações; 2.1) Autoetnografia, considerações éticas e metodológicas; 2.1.1) As autobiografias como agenciamento: por autoetnografias trans*; 2.1.2) Notas sobre a autoetnografia como metodologia". Por inflexões decoloniais de corpos e identidades de gênero inconformes: uma análise autoetnográfica da cisgeneridade como normatividade. Dissertação de Mestrado - Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade - UFBA, 2015.
Leitura complementar:
VIONNET, C. "Towards an Affected and Affective Writing: A Conversation with Tim Ingold". Tsantsa # 23 p. 82-90, 2018.
DAMATTA, R. "O ofício de etnólogo, ou como ter anthropological blues". Boletim do Museu Nacional n. 27, 1978.
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CLIFFORD, J. "Introdução: verdades parciais". A escrita da cultura: poética e política da etnografia. Rio de Janeiro: Papéis Selvagens, 2016.
CLIFFORD, J. "Sobre a alegoria etnográfica". A escrita da cultura: poética e política da etnografia. Rio de Janeiro: Papéis Selvagens, 2016.
Leitura complementar:
INGOLD, T. "That’s enough about ethnography!". Hau: Journal of Ethnographic Theory 4 (1): 383–395, 2014.
PEIRANO, M. A favor da etnografia. Rio de Janeiro: Relume-Dumará, 1995.