Ajuda com Pesquisar cursos

A Biologia Celular merece especial atenção dos educadores, tanto no sentido de aprofundarem-se nos conteúdos específicos, quando de buscarem as melhores formas de estimular a aprendizagem de seus estudantes por meio de diferentes estratégias didáticas e abordagens inovadoras. Estes são os principais objetivos da disciplina.


A Evolução é um dos temas fascinantes e também mais polêmicos abordados em Biologia. Embora a origem e evolução da vida o sétimo tema de estudo da Biologia, ela permeia todo o currículo, sendo tida atualmente como a grande teoria unificadora dessa ciência, e como disciplina, Evolução deve ser analisada e compreendida em seu contexto histórico de modo a elucidar seus fundamentos como teoria científica, livre de preconceitos e muito importante para a vida de cada ser vivo, inclusive o homem.

Esta disciplina visa proporcionar ao aluno o contato com os conteúdos centrais da Botânica focados especialmente para a Educação Básica. Por meio das temáticas sugeridas, o aluno discutirá e aplicará metodologias que permitirão uma maior motivação para o aprendizado, utilizando estratégias para a compreensão mais efetiva dos fenômenos, processos e conteúdos da Botânica na Educação Básica.

Genética é a área da Biologia que se dedica ao estudo da hereditariedade, ou seja, da transmissão das características de geração em geração. Estuda também a variação observada entre indivíduos e espécies.

Através desta disciplina o cursista terá a oportunidade de rever e aprofundar seus conhecimentos zoológicos e métodos didáticos de ensino-aprendizagem, além de fazer um levantamento crítico da importância do estudo da Zoologia na atualidade.

A importância da Ecologia é patente nos dias atuais, levando o educador tanto a aprofundar-se nos conteúdos específicos, quando a buscar as melhores formas de estimular a aprendizagem de seus estudantes por meio de diferentes estratégias didáticas e aproximação com seu cotidiano. A presente disciplina destina-se justamente a auxiliar o educador em tais tarefas.

Dentre esses sete temas “A interdependência da vida”, “Qualidade de vida das populações humanas”, “Identidade dos seres vivos”, “Transmissão da vida e mecanismos de variabilidade genética”, “Tecnologias de manipulação do DNA: a receita da vida e seu código”, “Diversidade da vida” e “Origem e evolução da vida”, a Fisiologia é contemplada de maneira mais direta em pelo menos dois deles. O tema “Qualidade de vida das populações humanas” trata a questão da saúde como algo mais geral do que a ausência de doenças e procura estabelecer uma relação entre ela e as condições de vida das populações. Já no tema “Diversidade da vida”, a Fisiologia é abordada principalmente nos tópicos relacionados a biologia dos animais, pois discute-se a biologia e as principais funções vitais dos seres humanos, bem como o tema sexualidade.

e-Disciplinas - Ambiente de apoio às disciplinas da USP