Geral
Descrição Geral da Disciplina
O movimento de inserção da tecnologia nos programas escolares busca acompanhar uma tendência de atualização e modernização da escola, a fim de colocá-la em sintonia com o mundo e com as necessidades formadoras da sociedade. Essas demandas ganham força na medida em que a escola não é mais a única fonte de informações científicas e tecnológicas. A mídia e, mais especificamente, a Internet são, em certo sentido, concorrentes poderosas da escola. Não se trata, todavia, de utilizar a tecnologia como justificativa do ensino das ciências, ou como uma aplicação. Trata-se de reconhecer que os processos tecnológicos e os conhecimentos por eles produzidos são peculiares à tecnologia e podem, portanto, servir de referência para a transposição de saberes relevantes para a formação básica oferecida pela escola. Para isso, é essencial e, por isso, necessário fazer uma análise epistemológica da tecnologia, compreender sua relação com as demais áreas de saberes e encontrar alternativas metodológicas para incorporá-las aos programas escolares. Esses serão os temas do nosso curso.
Bons estudos!