Apresentação da aula


A tecnologia como Referência para os Saberes Escolares


Imagem de abertura - semana 4


No curso sobre Epistemologia e Ensino de Ciências, uma das questões discutidas foi: saber sobre como as ciências podem auxiliar a tarefa de ensinar. Para o caso da tecnologia, saber um pouco mais a respeito dos processos tecnológicos, ou processos de produção do conhecimento tecnológico, pode auxiliar na sua implementação como conteúdo escolar. O Texto 04 da aula anterior ofereceu um ponto de partida para essa reflexão.

A partir de agora, admitindo que estamos mais atentos à peculiaridade do objeto tecnológico e superamos as concepções simplificadas do que seja a tecnologia, vamos buscar responder a seguinte questão: como ensinar tecnologia? Nesse sentido, se é verdade que a tecnologia está presente em nosso cotidiano e cada vez mais nos tornamos consumidores de parte de seus produtos, parece razoável admitir que os assuntos que envolvem aspectos tecnológicos deveriam compor os programas escolares, a fim de oferecer aos alunos uma formação alinhada com o mundo contemporâneo. Vale lembrar que a escola não é mais a única fonte de informação para os alunos. Assim, de um modo ou de outro, temas atuais de ciência e tecnologia farão parte do cotidiano escolar. Seja por iniciativa da escola, seja pelos questionamentos dos alunos, ou ambos.

O texto que será lido e discutido nesta aula aponta nessa direção. Assim como na aula anterior, é vital que o texto desta aula seja bem compreendido e discutido coletivamente.