Topic | Name | Description |
---|---|---|
Roteiro de Abertura | Roteiro de abertura do Curso de Tecnologia e Educação em Ciências |
|
Topic 1 | Roteiro da Semana 1 | Roteiro de abertura do Curso de Tecnologia e Educação em Ciências |
Topic 2 | Roteiro da Semana 2 | Roteiro de abertura do Curso de Tecnologia e Educação em Ciências |
[Atividade 4] - Wiki (sem2) | Trabalho colaborativo - Semana 2 |
|
[Atividade 5] - Sequência didática (sem2) | Sequência DidáticaPrimeira Etapa Nesta semana você iniciará a produção da Sequência Didática (SD) deste Módulo do Curso de Especialização REDEFOR em Ensino de Ciências. Neste módulo deve ser elaborada uma SD sobre o conteúdo desenvolvido neste módulo, podendo articular temas desenvolvidos nas duas disciplinas. Essa sequência poderá fazer parte, no futuro, de seu trabalho de conclusão de curso. Esse é um momento especial, em que sua experiência prévia se unirá ao aprendizado adquirido na disciplina e você terá oportunidade de produzir algo novo, personalizado, adequado à sua realidade, à sua vivência e à sua prática. Lembre-se de que, nesta semana, você deve proceder à identificação doproblema e à definição do Público Alvo para a elaboração de sua sequência didática TÍTULO: Apesar de ser dentre os elementos da SD o mais simples, o Título não deve ser menosprezado, pois por si só é capaz de atrair a atenção ou, pelo contrário, criar resistências no alunado. Desta forma, enfatizamos que o título deve ser atrativo como também é necessário que ele reflita em linhas gerais na temática pela qual serão desenvolvidos os conteúdos. O tema é uma espécie de motor da SD. PÚBLICO ALVO: Um fato fundamental epouco considerado é que as sequências didáticas não são universais, não há um método definitivo válido para qualquer situação. Assim uma característica implícita da eficácia de um plano de ensino é como ele foi planejado segundo as condições sob as quais será aplicado. Os elementos e métodos que compõem sua SD precisam estar em acordo com o público ao qual ela se destina. Apresente então,o público alvo de sua sequência de ensino (Nível/Série/Semestre) e informe também em qual escola ela provavelmente será aplicada (Nome/Cidade).
PROBLEMATIZAÇÃO: É a formulação de um problema com duas faces: a ciência e a sociedade. É fundamental a atençãoespecífica para o caráter articulador deste elemento. A problematização é uma espécie de fio de tessitura da SD. BOM TRABALHO! |
|
Topic 3 | Roteiro da Semana 3 | Roteiro de abertura do Curso de Tecnologia e Educação em Ciências |
[Atividade 4] - Wiki (sem3) | Trabalho colaborativo - Semana 3 |
|
Topic 4 | Roteiro da Semana 4 | Roteiro de abertura do Curso de Tecnologia e Educação em Ciências |
Topic 5 | Roteiro da Semana 5 | Roteiro de abertura do Curso de Tecnologia e Educação em Ciências |
[Atividade 1] - Leitura crítica (sem5) | Atividade de Leitura Crítica. |
|
Topic 6 | Roteiro da Semana 6 | Roteiro de abertura do Curso de Tecnologia e Educação em Ciências |
[Atividade 1] - Leitura (sem6) | Atividade de Leitura Crítica. |
|
Topic 7 | Roteiro da Semana 7 | Roteiro de abertura do Curso de Tecnologia e Educação em Ciências |
Topic 8 | Roteiro da Semana 8 | Roteiro de abertura do Curso de Tecnologia e Educação em Ciências |
Topic 9 | PREPARAÇÃO PARA O III ENCONTRO PRESENCIAL 16.06.12 | III Encontro Presencial 16.06.12 |
Vulnerabilidades das Megacidades Brasileiras as Mudancas Climaticas II EP 2012 | Vulnerabilidades das Megacidades Brasileiras as Mudancas Climaticas II EP 2012.pdf |
|
Estufa que exporta poluição III EP 2012-1.pdf | Texto complementar Estufa que exporta poluição III EP 2012-1.pdf |
|
Agencia.fapesp.br-Vulnerabilidades na mira.pdf | agencia.fapesp.br-Vulnerabilidades na mira.pdf |
|
Roteiro da Semana 9 | Roteiro de abertura do Curso de Tecnologia e Educação em Ciências |
|
[Atividade 3] - Wiki (sem9) | Uma Web Wiki permite que os documentos sejam editados coletivamente com uma linguagem de marcação muito simples e eficaz, através da utilização de um navegador web. Uma única página em um wiki é referida como uma "única página", enquanto o conjunto total de páginas, que estão normalmente altamente interligadas, chama-se "o wiki". Para saber, mais clique aqui. Proposta da semana 9: A questão central nas Wikis das semanas anteriores era o que ecomoensinar tecnologia? Isso aponta para a necessidade de alternativas metodológicas. O trabalho com projetos é uma possibilidade. A partir dos textos produzidos até aqui, elabore as mesmas etapas da atividade anterior (Tema, Situação-Problema, Sensibilização, Produto) para os temas que você vinha trabalhando nas Wikis. Não se esqueça de incorporar elementos da Proposta Curricular do Estado e dos materiais lidos e discutidos nas semanas 07 e 08 (artigos e vídeos). Lembre-se que tivemos contato com vários temas envolvendo ciência e tecnologia. Aqui encerramos as Wikis e a sua versão final deverá ser entregue na próxima aula. |
|
Topic 10 | Roteiro da Semana 10 | Roteiro de abertura do Curso de Tecnologia e Educação em Ciências |
[Atividade 2] - Wiki (sem10) | Trabalho colaborativo - Semana 10 |