Administração
Ajuda com Pesquisar cursos
A gestão de operações cuida dos processos operacionais. Tais processos estão na base da atuação do gestor de qualquer unidade organizacional. A disciplina visa apresentar ao aluno o sistema de produção e operações e modelos, conceitos e técnicas de gestão voltados à excelência e melhoria contínua nos processos de produção de bens e prestação de serviços.
Esta disciplina objetiva estudar a formulação da estratégia de operações de uma organização. Especificamente os objetivos da disciplina são: - Apresentar os conceitos básicos, os principais elementos e técnicas associados á formulação da estratégia de operações. - Discutir a aplicação prática destes conceitos e técnicas em diferentes tipos de organizações (intensivas em produtos, serviços e conhecimento; com e sem fins lucrativos). - Proporcionar aos participantes uma melhor compreensão sobre a contribuição estratégica das operações para o desempenho das organizações. - Discutir o inter-relacionamento da estratégia de operações com outras decisões de natureza estratégica, tais como: estratégia corporativa, estratégia competitiva, estratégia de marketing, políticas de gestão de pessoas e planejamento financeiro/orçamentário.
· Estudar as técnicas utilizadas na tomada de decisões de marketing à luz dos conceitos postulados na disciplina \"marketing básico\". Analisar as principais decisões da Administração de Marketing e sua problemática no contexto empresarial. Introduzir conceitos e analisar problemas de alguns campos específicos de Marketing referentes a Promoção e Distribuição/Canais
Abordar fundamentos teóricos e conhecimentos práticos relacionados ás estratégias de comunicação de marketing e vendas. Discutir diferentes aspectos conceituais e formas de aplicação de comunicação de marketing e venda pessoal nos diferentes segmentos de negócios. Proporcionar base conceitual e visão crítica para produção de estudos e pesquisas sobre temas relacionados a comunicação, vendas e marketing
Apresentar conceitos e discutir técnicas de administração de logística e cadeia de suprimentos.
O curso visa fornecer, aos alunos, base teórica e prática do uso do planejamento e controle financeiro como instrumento de administração de empresas.

e-Disciplinas - Ambiente de apoio às disciplinas da USP