O objetivo da disciplina é estudar e compreender as possibilidades de transformar dados brutos em informações e conhecimentos úteis para o planejamento das organizações. Para alcançar este objetivo são estudadas as principais técnicas estatísticas e computacionais aplicadas à análise de dados objetivando a geração de informações preditivas. 

Este estudo enfatizará a crescente disponibilidade de dados, novos modelos de negócios, a troca de informações na sociedade moderna, metodologias e técnicas para coleta, tratamento, armazenamento, análise de dados e as técnicas para transformar os dados disponíveis em informações relevantes ao negócio. 

A crescente abundância de dados e as constantes inovações tecnológicas trazem novos paradigmas e perspectivas para estudar a transformação de dados em informações para a sociedade e para os negócios, forçando a revisão de conceitos e técnicas já conhecidos, como Data Warehouse, Data Mart, Data Mining e Business Intelligence, e o estudo e entendimento de novos conceitos, como Data Lake, Machine Learning, Analytics, Big Data e Data Science. 

Estes estudos permitem discutir as fronteiras da pesquisa acadêmica em análise de dados, análise de informações e ciência de dados.