Economia
Ajuda com Pesquisar cursos
O objetivo deste curso é desenvolver os conceitos e modelos básicos da teoria microeconômica moderna. Os tópicos investigados constituem os principais alicerces da formação do economista, e são ferramentas essenciais para a análise teórica e aplicada. O aproveitamento deste curso é fundamental para que os alunos acompanhem satisfatoriamente outras disciplinas do programa de graduação e tenham uma boa formação como economista. Os principais tópicos cobertos pelo curso são: (i) Teoria do Consumidor e Demanda; (ii) Teoria da Firma e Oferta; e (iii) Equilíbrio Competitivo.
O objetivo geral do curso de Introdução à Economia é apresentar os fundamentos básicos da teoria econômica para os alunos ingressantes.

Objectives:

To develop the ability to organize the information necessary to set up business plans and to analyze key value drivers to guide investment decisions in productive projects. Concepts will be illustrated through case studies.

Grading System:

Intermediary Exam (P1): 40%

Final Exam (P2): 60%

IMPORTANT: 

Classes will be taught in English. Students ought to ask questions and make comments in English.

Students must answer Quizzes, P1 and P2 in handwritten English.

THERE ARE NO SUBSTITUTE EXAMS FOR EITHER P1 OR P2.

THE PROFESSOR WILL CONTROL STUDENT PRESENCE EVERY CLASS, THROUGH THE MOODLE. STUDENTS WHO ARRIVE LATER THAN 10 MINUTES AFTER THE BEGINNING OF THE CLASS WILL BE CONSIDERED ABSENTS.



Neste curso serão apresentados uma reavaliação crítica da análise microeconômica tradicional e um esquema do desenvolvimento das diferentes linhas incluídas na disciplina de organização industrial. Parte-se da constatação de que estruturas oligopolistas predominam amplamente nos setores mais relevantes da indústria moderna. A evolução das empresas reflete não somente os elementos da estrutura industrial em que se inserem, como a própria estrutura pode ser afetada pelo comportamento das grandes empresas.

e-Disciplinas - Ambiente de apoio às disciplinas da USP