O objetivo do curso é apresentar às (aos) estudantes um panorama histórico das reflexões das (dos) economistas acerca do problema do desenvolvimento.  A primeira parte do curso (3º bimestre) cobriu a trajetória histórica das abordagens desenvolvidas pelo “mainstream” da disciplina. Busca-se ressaltar as principais características e os limites das primeiras contribuições à teoria do crescimento (Harrod-Domar), das teorias do crescimento exógeno e endógeno, da economia da informação e da nova economia institucional, além das recentes formulações desenvolvidas pela economia comportamental e pelos chamados “randomistas”. A segunda parte do curso (4º bimestre) se concentrará nas formulações dos chamados pioneiros do desenvolvimento econômico, autores que buscaram compreender, nos anos 1950 e 1960, os desafios ao crescimento econômico e à transformação das estruturas socioeconômicas nos países então chamados subdesenvolvidos. O foco recairá em Lewis, Rosenstein-Rodan, Nurkse, Hirschman, Myrdal e Furtado.  O curso se baseará predominantemente na análise dos textos originais, buscando contextualizá-los e analisar sua eventual atualidade. O curso assume como pressuposto que o exame detalhado das contribuições desse conjunto de autores não apenas pode contribuir para a compreensão da trajetória histórica da reflexão sobre desenvolvimento, mas também pode dotar as (os) estudantes de um instrumental frutífero para a investigação das economias da periferia no presente.