Objetivo geral: Utilizar a teoria econômica para descrever e analisar as instituições do mercado de trabalho.

Objetivos específicos:

a)    Utilizar o conceito de Sistema de Relações de Emprego e Trabalho para avaliar a estratégia e a ação dos seus atores.

b)    Desenvolver habilidades construtivas de cooperação, tolerância, capacidade de argumentar, convencer e aceitar opiniões diferentes, iniciativa e liderança.

Conteúdo

Esta disciplina analisa o funcionamento do mercado de trabalho sob uma perspectiva institucional e, para tanto, se vale do conceito de Sistema de Relações de Emprego e Trabalho (também conhecido como Sistema de Relações Industriais – SRI). Em um Sistema de Relações de Emprego e Trabalho existem três atores: as empresas e seus representantes, os trabalhadores e seus representantes e o governo. Com a perspectiva tripartite, a disciplina examina (a) as instituições criadas pelas empresas, (b) as instituições criadas pelos trabalhadores e (c) as instituições criadas pelo governo.

 Para oferecer esta disciplina, o professor utiliza a técnica da Aprendizagem Baseada em Problemas (Problem Based Learning – PBL). Essa abordagem desloca o processo de aquisição do conhecimento para os alunos, que são os atores principais do curso. Eles leem antecipadamente os textos designados. Na aula, o professor apresenta à classe um problema e os alunos utilizam o conteúdo dos respectivos textos para resolvê-lo coletivamente. O professor assiste a discussão, esclarece dívidas e ajuda o grupo a manter o foco. O sistema incentiva a cooperação, a iniciativa e a reflexão dos alunos, motivando-os para a aquisição dos conhecimentos e para a participação efetiva.

Atividades de avaliação

Participação: A participação dos alunos é avaliada em todas as aulas. O professor observa o desempenho dos alunos na discussão do tema da aula e atribui uma pontuação entre 1 a 3, dependendo da intensidade e da qualidade da participação. Como estão previstas 30 aulas, o aluno pode acumular, no máximo, 90 pontos pela sua participação.  A pontuação total é transformada em uma nota de 0 a 10, proporcional à quantidade de pontos acumulados.

 Duas provas. As provas cobrem toda a matéria vista até a aula imediatamente anterior e as datas estão marcadas no calendário. Haverá questões de múltipla escolha e questões dissertativas.

 Pesos: Participação = 40%; Primeira prova = 25%; Prova final = 35%.