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Código: EAD-0743
Professor: Prof. Dr. Celso Cláudio de Hildebrand e Grisi
Semestre: 2º Semestre de 2020
Horário das Aulas: (Segunda-Feira – 21:20h às 23:00h)
Carga horária semanal: 2
Objetivos
A disciplina tem por objetivo:
· Discutir as atividades de marketing de serviço e varejo, permitindo ao aluno avaliar sua importância no ambiente empresarial brasileiro.
· Proporcionar ao aluno visão integrativa das atividades de marketing de serviços e de varejo, considerada a transformação digital em curso.
· Discutir temas que permitam o reconhecimento das características dos serviços como diversas daquelas próprias dos produtos físicos.
Conteúdo Programático
1 - Introdução ao marketing de serviços
2 - Comportamento do consumidor
3 - Posicionando serviços em mercados competitivos
4 - Elaborando o mix de comunicações para serviços
5 - Distribuindo serviços
6 - Projetando e gerenciando processos de serviços
7- Apreçamento para serviço
8 - Gerenciando relacionamentos e desenvolvendo fidelidade
Metodologia de Ensino
- Aulas virtuais, (Link Class): as LINK CLASSES são gravadas via streaming, por meio do programa Zoom. Para garantir a melhor experiência do aluno FEA USP, as aulas devem ser exclusivas, ou seja, sem turmas presenciais de alunos.
- Análise de depoimentos em vídeos sobre os temas referentes à disciplina.
- Estudos de Caso e Resolução de Exercícios: os cases sempre fizeram parte da metodologia de ensino da FEA USP e, para manter essa tradição no modelo digital, vamos incrementar esse eficiente instrumento para concretização dos conceitos. Trata-se de apresentação de situações-problemas que desafiam o estudante a aplicar o aprendizado de sala de aula, a partir de uma realidade simulada do ambiente empresarial. É um caminho para colocar em prática o conhecimento discutido no meio digital, de maneira similar ao modelo presencial que se mostrou vitorioso, em todo o mundo, nas escolas de administração de empresas e de negócios. Não existe uma etapa de correção, mas o professor tem a possibilidade de fornecer uma resolução esperada, em texto, vídeo ou áudio ou, ainda, numa link class.
Avaliação da Disciplina
A avaliação será dividida em 3 itens, com seus respectivos pesos, a saber:
1o ) Resolução de Exercícios Propostos
2º) Resolução de Estudo de Casos: apresentação escrita e oral.
3º) Prova Unificada
Bibliografia Básica
Marketing de Serviços: Pessoas, Tecnologia e Estratégia
Autor: Christopher Lovelock, Jochen Wirtz, Miguel Angelo Hemzo
Editora Pearson
Bibliografia Complemenetar
HOFFMAN, K. D.; BATESON, J. E. G.; IKEDA. A. A.; CAMPOMAR, M. C. Princípios demarketing de serviços. São Paulo: Cengage, 2009.
KOTLER, P.; KELLER, K. Administração deMarketing. São Paulo: Pearson, 2012. - Serão indicadas publicações de periódicos nacionais e internacionais para leitura.
- Docente: Celso Claudio de Hildebrand e Grisi