Ao final do curso espera-se que o aluno seja capaz de: a) Compreender conceitos, teorias e métodos aplicados em pesquisa do comportamento do consumidor; b) Compreender o comportamento do consumidor como parte de um processo para a aquisição de produtos e serviços; c) Compreender os vários estágios envolvidos em um comportamento de compra, suas características, inter-relações e implicações; d) Reconhecer o comportamento do consumidor como área específica de conhecimento e de estudo, necessariamente amparada em referenciais teóricos multidisciplinares; e) Desenvolver habilidade para identificar oportunidades para a realização de pesquisas científicas visando a ampliação do estado da arte em comportamento do consumidor; f) Desenvolver habilidade para utilizar o conhecimento do comportamento do consumidor como subsídio para a elaboração de estratégias viáveis de marketing integrado. 2. SUBSÍDIOS A OUTRAS DISCIPLINAS A disciplina de Comportamento do Consumidor fornece subsídios imprescindíveis para o estudo de outras disciplinas de Marketing, tais como Teoria de Marketing; Dimensionamento, Segmentação de Mercado e Posicionamento de Marketing; Análise, Planejamento, Controle e Gestão Simulada de Marketing; Estratégia de Comunicação e Vendas; Sistema de Informações e Pesquisa de Marketing; Desenvolvimento de Novos Produtos; Marketing Estratégico, dentre outras. Desse modo, a disciplina: a) Fornecerá conhecimentos e instrumentos necessários para a compreensão do comportamento do consumidor e para a formulação de estratégias de marketing integrado; b) Estimulará na atividade de marketing a implementação da filosofia empresarial de orientação para o mercado com responsabilidade social. 3. ESTRATÉGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM Os seguintes recursos didáticos serão empregados no desenvolvimento da disciplina: a) Seminários com apresentação e análise crítica de artigos e capítulos de livros sobre comportamento do consumidor; b) Elaboração de Position Papers sobre os artigos e capítulos de livros dos seminários, bem como de perguntas críticas; c) Elaboração de um artigo de planejamento de uma pesquisa empírica (método experimental) sobre comportamento do consumidor, para submissão a revista com referee, em datas previamente agendadas pelo docente.