Turma 03 EAC - 5ª feira - 07h30 – 09h10
Turma 23 EAC - 5ª feira - 19h30 – 21h10
Ao final do curso ao aluno será capaz de:
1)- Compreender os principais elementos da estrutura teórica do marketing, enquanto disciplina acadêmica, e suas possibilidades de aplicação na gestão de organizações;
2)- Reconhecer as dimensões do pensamento voltado ao cliente e à sociedade, das funções dirigidas aos mercados e demais públicos relevantes e dos aspectos referentes à gestão das atividades dessa disciplina;
3)- Identificar os principais impactos dos elementos estratégicos e tático-operacionais do marketing no desempenho das organizações.
B)- Programa:
- Conceito de marketing e as orientações empresariais na gestão dos negócios.
- Sistema de marketing e o ambiente de marketing
- Análise de mercado, comportamento do Consumidor e do comprador organizacional
- Segmentação de mercado e estratégias de exploração dos segmentos.
- Posicionamento de marcas e produtos
- Mensuração da demanda e Previsão de vendas
- Marketing estratégico
- Administração de Marketing e as principais decisões de marketing
- Sistema de informação de marketing, pesquisa de mercado e a inteligência de mercado
- Planejamento estratégico e o plano de marketing
C)- Metodologia de Ensino]
- Aulas Virtuais, (link class), utilizando o Zoom, com ênfase na interatividade com participantes
- PPT do Professor - Slides da apresentação pelo professor durante a aula (PPT, Keyonte), utilizado para amparar e ilustrar os conteúdos apresentados
- resolução de exercícios e casos e discussões em grupo.
Estudo de Caso - Os cases sempre fizeram parte da metodologia da FEA e serão explorados nesse curso. A ideia é que o estudante possa simular a aplicação de conceitos e conteúdos aprendidos em aula. Esse é um caminho para colocar em prática o conhecimento no meio digital, de maneira similar ao modelo que já é um sucesso em escolas de negócios.
Exercícios de aplicação
D)- Horário de atendimento extraclasse:
Turma 03 EAC - 5ª feira - 07h30 – 09h10
Turma 23 EAC - 5ª feira - 19h30 – 21h10
E)- Avaliação
A avaliação será dividida em 3 itens, com seus respectivos pesos, a saber:
1º) Exercícios de Aplicação: com apresentação escrita e oral
2º) Resolução de dois Estudo de Casos Com apresentação escrita e oral, que deverão ser entregues digitalmente no endereço cchgfea1@usp.br
3o) Prova Unificada
F)- Bibliografia Básica
Administração de Marketing
Autores: Philip Kotler e KevinLane Keller
Revisão Técnica: Prof. Dr. Dilson Gabriel dos Santos (FEA USP)
Editora Pearson
G)- Docente:
Prof. Dr. Celso Claudio de Hildebrand e Grisi
- Docente: Celso Claudio de Hildebrand e Grisi