EAD 0541 Fundamentos de Marketing
Turma 03 EAC - 5ª feira - 07h30 – 09h10
Turma 23 EAC - 5ª feira - 19h30 – 21h10

A)- Objetivos:

Ao final do curso ao aluno será capaz de:

1)- Compreender os principais elementos da estrutura teórica do marketing, enquanto disciplina acadêmica, e suas possibilidades de aplicação na gestão de organizações;

2)- Reconhecer as dimensões do pensamento voltado ao cliente e à sociedade, das funções dirigidas aos mercados e demais públicos relevantes e dos aspectos referentes à gestão das atividades dessa disciplina;

3)- Identificar os principais impactos dos elementos estratégicos e tático-operacionais do marketing no desempenho das organizações.

B)- Programa:

  •          Conceito de marketing e as orientações empresariais na gestão dos negócios.
  •          Sistema de marketing e o ambiente de marketing
  •          Análise de mercado, comportamento do Consumidor e do comprador organizacional
  •          Segmentação de mercado e estratégias de exploração dos segmentos.
  •          Posicionamento de marcas e produtos
  •          Mensuração da demanda e Previsão de vendas
  •          Marketing estratégico
  •          Administração de Marketing e as principais decisões de marketing
  •          Sistema de informação de marketing, pesquisa de mercado e a inteligência de mercado
  •          Planejamento estratégico e o plano de marketing

C)- Metodologia de Ensino]

  • Aulas Virtuais, (link class), utilizando o Zoom, com ênfase na interatividade com participantes    
  • PPT do Professor - Slides da apresentação  pelo professor durante a aula (PPT, Keyonte), utilizado para amparar e ilustrar os conteúdos apresentados
  • resolução de exercícios e casos e discussões em grupo.
  • Estudo de Caso - Os cases sempre fizeram parte da metodologia da FEA e serão explorados nesse curso. A ideia é que o estudante possa simular a aplicação de conceitos e conteúdos aprendidos em aula. Esse é um caminho para colocar em prática o conhecimento no meio digital, de maneira similar ao modelo que já é um sucesso em escolas de negócios.

  • Exercícios de aplicação

D)- Horário de atendimento extraclasse:

Turma 03 EAC - 5ª feira - 07h30 – 09h10
Turma 23 EAC - 5ª feira - 19h30 – 21h10

E)- Avaliação

A avaliação será dividida em 3 itens, com seus respectivos pesos, a saber:

1º) Exercícios de Aplicação:  com apresentação escrita e oral

2º) Resolução de dois Estudo de Casos Com apresentação escrita e oral, que deverão ser entregues digitalmente no endereço cchgfea1@usp.br

3o) Prova Unificada

F)- Bibliografia Básica

Administração de Marketing

Autores: Philip Kotler e KevinLane Keller

Revisão Técnica: Prof. Dr. Dilson Gabriel dos Santos (FEA USP)

Editora Pearson

G)- Docente:

Prof. Dr. Celso Claudio de Hildebrand e Grisi