Ir para o conteúdo principal
Painel lateral
Disciplinas »
2024
2023
2022
2021
2020
2019
2018
2017
2016
2015
2014
2013
2012
AACCs/FFLCH
Pró-Reitoria de Pós-Graduação
Outros
Suporte »
Acesso
Perfis
Ouvintes
Docentes
Criação de Disciplinas da USP
Documentação
HelpDesk e Contato
Guia de uso
Sobre
Português - Brasil (pt_br)
Deutsch (de)
English (en)
Español - Internacional (es)
Français (fr)
Italiano (it)
Português - Brasil (pt_br)
Buscar
Fechar
Buscar
Alternar entrada de pesquisa
Acessar
EDM0421 - Metodologia do Ensino de Geografia I (2022)
Início
Ambientes
2022
FE
EDM
EDM0421-123-2022
21/03 Aula 1: Educação Geográfica
Nuvem de palavras
Nuvem de palavras
◄ Texto complementar - YOUNG, M. F.D. O futuro da educação na sociedade do conhecimento: o argumento radical em defesa de um currículo centrado em disciplinas. In. Revista Brasileira de Educação. V.16, n.48 set/dez, 2011 p.609-810
Seguir para...
Seguir para...
Avisos
Relatórios de estágio
Texto 1 - MERENNE-SCHOUMAKER, B. Introdução. In: Didáctica da Geografia. Lisboa: Edições ASA, 1999
Texto 2 - MORAES, J.V. de. A pesquisa em geografia no Brasil: para onde devemos ir. Revista Signos Geográficos. v1, 2019
Texto complementar - YOUNG, M. F.D. O futuro da educação na sociedade do conhecimento: o argumento radical em defesa de um currículo centrado em disciplinas. In. Revista Brasileira de Educação. V.16, n.48 set/dez, 2011 p.609-810
Texto 1 parte 1 - ARNAY, J. Reflexões para um debate sobre a construção do conhecimento na escola: rumo a uma cultura científica escolar
Texto 1 parte 2 - ARNAY, J. Reflexões para um debate sobre a construção do conhecimento na escola: rumo a uma cultura científica escolar
Texto 2 - Bachelard, G. A noção de obstáculo epistemológico
Texto 3 - CAMILLONI, A. R.W. Prólogo e Construcción de problemas y superación de obstáculos
T1 - LIBANEO, J. C. O dualismo perverso da escola pública brasileira: escola do conhecimento para os ricos, escola do acolhimento social para os pobres
T2 - YOUNG, M. F. D. Para que servem as escolas. In Educação e Sociedade
T3 - CASTELLAR, S. M. VANZELLA. Raciocínio Geografia e a Teoria do Reconhecimento na Formação do Professor de Geografia
Texto 1 - MEIRIEU, Philippe. O que é aprender?
T3 - MOREIRA. R. Conceitos, categorias e princípios lógicos para o método e o ensino de geografia
Texto 1 - Carli, E. C., & Moraes, J. V. de. (2020). ARGUMENTAR CIENTIFICAMENTE: perspectivas e investigações para a Geografia escolar
Texto 2 - CASTELLAR, S. M. V.; MACHADO, J. C. E. O ensino de geografia física na Educação Básica: sobre a superação do obstáculo para aprendizagem
T1 - CARVALHO, Anna Maria Pessoa de ; SASSERON, L. H. . Sequências de Ensino Investigativas - Seis: o que os alunos aprendem?
T2 - ZABALA, A. As sequências didáticas e as sequências de conteúdo
Texto 1 - SCHOUMAKER, B. M. Organizar a avaliação dos conhecimentos e das aprendizagens
Texto 2 - PERRENOUD, Philippe – Não Mexa na minha avaliação! Uma abordagem sistêmica da mudança
T1 - MACEDO, L. de. Desafios à prática docente reflexiva
Texto 1 - Vanzella Castellar, S. M., & de Paula, I. R. (2020). O PAPEL DO PENSAMENTO ESPACIAL NA CONSTRUÇÃO DO RACIOCÍNIO GEOGRÁFICO
Texto 2 - SIMIELLI, Maria Elena R. Cartografia no Ensino Fundamental e Médio
Texto 3 - CASTELLAR, S. M. V. A cartografia e a construção do conhecimento em contexto escolar
Texto: Uma situação geográfica
Texto 2 - ALDEROQUI, S. S. Museo y escuela: una sociedad posible (entre prólogo y artículo)
T1 - PESSOA, Anna M. C. Os estágios em museus
Texto 1 - MORAES, J. V. Teoria e prática da Geografia escolar: a alfabetização e enculturação científica
T1 - SASSERON, L. H.; CARVALHO, A. M. P. C. Almejando a alfabetização científica no ensino fundamental: a proposição e a procura de indicadores do processo
T2 - SANTOS, Wildson L. P. Educação científica na perspectiva de letramento como prática social: funções, princípios e desafios
T3 - SASSERON, L. H.; CARVALHO, A. M. P. C. Alfabetização Científica: uma revisão bibliográfica
Texto 1 - ROSS, Jurandyr L. Sanches. Análise Geográfica Integrada. In Ecogeografia do Brasil: subsídios para Planejamento Ambiental
Texto 1 - VENEGAS, C. M. V. El estudio urbano en el aula y la conceptualización espacial
T1 - BONAFÉ, J. M. La ciudad en el curriculum y el curriculum en la ciudad
T2 - BONAFÉ, J. M. La ciudad en el curriculum y el curriculum en la ciudad
Texto 1 - MONBEIG, Pierre. Papel e valor do ensino da Geografia e de sua pesquisa
Texto 2 - ALENTEJANO, Paulo R. R. & ROCHA-LEÃO, Otávio M. TRABALHO DE CAMPO: Uma ferramenta essencial para os geógrafos ou um instrumento banalizado?
Texto 1 parte 1 - ARNAY, J. Reflexões para um debate sobre a construção do conhecimento na escola: rumo a uma cultura científica escolar ►