Programação
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Texto 1: MERENNE-SCHOUMAKER, B. Introdução. In: Didáctica da Geografia. Lisboa: Edições ASA, 1999.
Texto 2: MORAES, J.V. de. A pesquisa em geografia no Brasil: para onde devemos ir. Revista Signos Geográficos. v1, 2019. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/signos/article/view/58902
Complementar:
Texto complementar: YOUNG, M. F.D. O futuro da educação na sociedade do conhecimento: o argumento radical em defesa de um currículo
centrado em disciplinas. In. Revista Brasileira de Educação. V.16, n.48 set/dez, 2011 p.609-810.
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Texto 1: ARNAY, J. Reflexões para um debate sobre a construção do conhecimento na escola: rumo a uma cultura científica escolar. In: RODRIGO, M. J., ARNAY, J. (Orgs.). Conhecimento cotidiano, escolar e científico: representação e mudança. São Paulo: Ática,
1998.
Texto 2: Bachelard, G. A noção de obstáculo epistemológico. In __________ A formação do espírito científico: contribuição para uma psicanálise do
conhecimento. Rio de Janeiro: Contraponto, 1996.
Texto 3: CAMILLONI, A. R.W. Prólogo. In ____________ Los Obstáculos epistemológicos en la enseñanza. Barcelona: Gedisa, 1997, p. 09-30.
CAMILLONI, A. R.W. Construcción de problemas y superación de obstáculos. In ____________ Los Obstáculos epistemológicos en la enseñanza. Barcelona: Gedisa, 1997, p. 09-30.
Textos Complementares:
T1: LIBANEO, J. C. O dualismo perverso da escola pública brasileira: escola do conhecimento para os ricos, escola do acolhimento social para os pobres. Revista Educação e Pesquisa. São Paulo, v. 38, n. 1, p. 13-28, 2012
T2: YOUNG, M. F. D. Para que servem as escolas. In Educação e Sociedade. Vol.28, n.101, p. 1287-1302, set/dez, 2007, p.1287-1302.
T3: CASTELLAR, S. M. VANZELLA. Raciocínio Geografia e a Teoria do Reconhecimento na Formação do Professor de Geografia. Signos Geográficos: Boletim NEPEG de Ensino de Geografia, v. 1, p. 5-92, 2019
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Texto 1: MEIRIEU, Philippe. O que é aprender? (Capítulo 2) In. Aprender... sim, mas como?, Porto Alegre, ArTmed.1998.
Texto 2: PELPEL, Patrice. Nós ensinamos, eles aprendem. Se former pour enseigner. Paris: Dunod (2005) (tradução nossa).
Complementares:
T1: CAVALCANTI, L. de S. Ensino de Geografia e diversidade: construção de conhecimentos geográficos escolares e
atribuição de significados pelos diversos sujeitos do processo de ensino. In:
T2: CASTELLAR, S. M. V. Educação Geográfica: teorias e práticas docentes. 2 ed. São Paulo: Contexto. P. 66 - 78, 2006
T3: MOREIRA. R. Conceitos, categorias e princípios lógicos para o método e o ensino de geografia. In: Pensar e ser em geografia. 2 ed. São Paulo : Contexto, 2011.
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Texto 1: Carli, E. C., & Moraes, J. V. de. (2020). ARGUMENTAR CIENTIFICAMENTE: perspectivas e investigações para a Geografia escolar. Revista Brasileira De Educação Em Geografia, 10(20), 520–540. https://doi.org/10.46789/edugeo.v10i20.822
Texto 2: CASTELLAR, S. M. V.; MACHADO, J. C. E. O ensino de geografia física na Educação Básica: sobre a superação do obstáculo para aprendizagem. In: CASO, M. V. F.; GUREVICH R. (Org.). Didáctica de la geografía: prácticas escolares y formación de profesores. Buenos Aires: Biblos, 2014.
Complementar
T1: CARVALHO, Anna Maria Pessoa de ; SASSERON, L. H. . Sequências de Ensino Investigativas - Seis: o que os alunos aprendem? In: Gionara Tauchen; João Aberto da Silva. (Org.). Educação em Ciências: epistemologias, princípios e ações educativas. Curitiba: CRV, 2012, v. , p. 1-175.
T2: ZABALA, A. As sequências didáticas e as sequências de conteúdo. In: ZABALA, A. A prática educativa: como ensinar. Porto
Alegre: Artmed, 1998
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Texto 1: SCHOUMAKER, B. M. Organizar a avaliação dos conhecimentos e das aprendizagens. In: Didáctica da Geografia. Lisboa: Edições ASA, 1999
Texto 2: PERRENOUD, Philippe – Não Mexa na minha avaliação! Uma abordagem sistêmica da mudança, In Avaliação – Porto Alegre,
ArtMEd. p.145 - 168
Textos Complementares
T1: MACEDO, L. de. Desafios à prática docente reflexiva. In: Ensaios Pedagógicos: Como construir uma escola para todos? Porto Alegre: Artmed Editora, 2005.
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Texto 1: Vanzella Castellar, S. M., & de Paula, I. R. (2020). O PAPEL DO PENSAMENTO ESPACIAL NA CONSTRUÇÃO DO RACIOCÍNIO GEOGRÁFICO. Revista Brasileira De Educação Em Geografia, 10(19), 294–322. https://doi.org/10.46789/edugeo.v10i19.922
Texto 2: SIMIELLI, Maria Elena R. Cartografia no Ensino Fundamental e Médio. In. Geografia em sala de aula. CARLOS, Ana F. (org.)
São Paulo. Contexto. 1999.
Texto 3: CASTELLAR, S. M. V. A cartografia e a construção do conhecimento em contexto escolar. In: ALMEIDA, R. D. Novos rumos da
Cartografia Escolar. São Paulo: Contexto. 2011.
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Texto 1: TRILLA, Jaume; GHANEM, Elie. Educação não formal.
Texto 2: ALDEROQUI, S. S. Museo y escuela: una sociedad posible (entre prólogo y artículo). In: . Museos y escuelas: socios
para educar. Piadós, 1996. P. 29 – 43
Texto 3: MARANDINO, M. . Espaços não formais no contexto formativo. In: Barzano, M. A. L; Fernandes, J. A. B.; Fonseca, L. C. de S.;
Shuvartz, M.. (Org.). Ensino de Biologia: experiências e contextos formativos. 1a ed. Goiânia: Índice Editora, 2014, v. , p. 169-180.
Complementar
T1: PESSOA, Anna M. C. Os estágios em museus. In Estágios para Licenciatura, Ideias em Ação, CENGAGE, 2012
T2: MARANDINO, M.: A pesquisa educacional e a produção de saberes nos museus de ciência. História, Ciências, Saúde – Manguinhos,
v. 12 (suplemento), p. 161-81, 2005
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Texto 1: MORAES, J. V. Teoria e prática da Geografia escolar: a alfabetização e enculturação científica. In: CASTELLAR, S. M. V.; CAVALCANTI, L. S.; CALLAI, H. C. Didática da Geografia: aportes teóricos e metodológicos. São Paulo: xamã, 2012. P. 221 – 242. Disponível em: http://www.geped.fe.usp.br/wp-content/uploads/2021/03/scastellar_didatica_da_geografia.pdf
Complementar
T1: SASSERON, L. H.; CARVALHO, A. M. P. C. Almejando a alfabetização científica no ensino fundamental: a proposição e a
procura de indicadores do processo. Investigações em Ensino de Ciências – V13(3), pp.333-352, 2008.
T2: SANTOS, Wildson L. P. Educação científica na perspectiva de letramento como prática social:funções, princípios e desafios. In
Revista Brasileira de Educação. V.12, n.36. set/dez. 2007.
T3: SASSERON, L. H.; CARVALHO, A. M. P. C. Alfabetização Científica: uma revisão bibliográfica. Investigações em Ensino de
Ciências. V.16 (1) pp 59-77, 2011
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Texto 1: ROSS, Jurandyr L. Sanches. Análise Geográfica Integrada. In Ecogeografia do Brasil: subsídios para Planejamento Ambiental. São
Paulo, Oficina de Textos, 2006, Capítulo 2, p.23-61.
Texto 2: SUERTEGARAY, Dirce M. A. (org.). Terra: feições ilustradas. Porto Alegre, UFRGS Editora, 2003.
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Texto 1: VENEGAS, C. M. V. El estudio urbano en el aula y la conceptualización espacial. Revista Educación y Pedagogia. v. 14, 2002, p.
167-177.
Complementar
T1: BONAFÉ, J. M. La ciudad en el curriculum y el curriculum en la ciudad. In : GIMENO, J. Saberes e incertidumbres sobre el
curriculum. Madrid : Morata, 2010.
T2: LENCIONI, S. Observações sobre o conceito da cidade e do urbano In Revista GEOUSP. Espaço e Tempo. São Paulo, n.24,
p.109-123, 2008.
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Texto 1: MONBEIG, Pierre. Papel e valor do ensino da Geografia e de sua pesquisa. IBGE, 1996, p. 05 – 27.
Texto 2: ALENTEJANO, Paulo R. R. & ROCHA-LEÃO, Otávio M. TRABALHO DE CAMPO: Uma ferramenta essencial para os geógrafos ou um instrumento banalizado? In Boletim Paulista de Geografia, Trabalho de Campo, AGB-SP, n.84. pp. 51-68. 2006.
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