1. Definir com precisão os conceitos de saúde, doença, enfermidade, tratamento e cura
  2. Entender o que é e qual a natureza da consulta médica
  3. Definir com precisão a finalidade da consulta médica
  4. Conhecer e compreender as etapas que compõem a consulta médica, particularmente as etapas que compõem a entrevista médica ou anamnese
  5. Identificar as características gerais do modelo biomédico e do modelo biopsicossocial de atenção médica
  6. Identificar os elementos de comunicação que são essenciais para o estabelecimento da relação médico-paciente
  7. Conceituar empatia e exemplificar como ela ocorre na prática
  8. Identificar e definir os elementos que interferem na boa relação médico-paciente
  9. Distinguir entre conteúdo e processo da entrevista médica ou anamnese
  10. Sintetizar o processo de comunicação que deve ocorrer durante a consulta médica e exemplificar com base no Guia Calgary-Cambridge
  11. Identificar e conceituar as partes e funções da anamnese
  12. Definir as três funções da entrevista médica
  13. Identificar e definir os elementos essenciais para o sucesso da consulta médica
  14. Identificar os diferentes estilos de relacionamento que ocorrem durante a consulta médica
  15. Definir o que é anamnese com foco no paciente e quais seus objetivos
  16. Definir o que é anamnese com foco médico e quais seus objetivos
  17. Definir as características básicas de um sintoma
  18. Definir os elementos essenciais para a caracterização da dor
  19. Definir com precisão os seguintes conteúdos da consulta médica: Queixa e Duração (QD), História da Moléstia Atual (HMA), História Médica Pregressa, História Familiar, História Ambiental e Social e Interrogatório sobre os Diferentes Aparelhos (IDA).
  20. Exemplificar como lidar com assuntos considerados difíceis: comportamento sexual, hábitos  e vícios, pacientes deprimidos, pacientes idosos, pacientes com doenças terminais, pacientes alcoolizados, pacientes agressivos, crianças e adolescentes
  21. Definir como se deve proceder o registro da observação clínica.
  22. Definir os termos gerais que compõe o foco médico da consulta e que estão descritos no roteiro do conteúdo da observação clínica.
  23. Treinar as habilidades de comunicação envolvidas na consulta médica com os pares, com os docentes e com pacientes selecionados
  24. Treinar o processo de redação da observação clínica
Última atualização: quarta-feira, 5 out. 2016, 13:49