Programação
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Apresentação do curso e de sua dinâmica
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Aula expositiva: temas, problemas e estratégias analíticas na pesquisa em sociologia política
Textos indicados:
Tilly, Charles. “Itinerários em análise social”. Trad. Alexandre Morales. Tempo Social, Revista de Sociologia da USP, vol. 16, n. 2, 2004, pp. 299-302. [disponível em www.scielo.org]
Tilly, Charles. “To Explain Political Processes”. The American Journal of Sociology, vol. 100, n. 6, 1999, pp. 1594-1610. [disponível em www.jstor.org]
Tilly, Charles. “To Explain Political Processes”. The American Journal of Sociology, vol. 100, n. 6, 1999, pp. 1594-1610. [disponível em www.jstor.org] -
Aula expositiva: Como pesquisar mobilizações políticas?
Textos indicados:
Alonso, Angela. A pesquisa sobre protestos. In: Fiore, M. & Dolhnikoff (orgs.). Mosaico de Olhares. Pesquisa e futuro no cinquentenário do Cebrap. Ed. Sesc, 2021, pp. 133-142.
Auyero, Javier. Los sinuosos caminos de la etnografía política. Revista Pléyade 10 (ISSN: 0718-655X), julio-diciembre, 2012, pp. 15-36.
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semana santa - não há aula
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Definição do problema de pesquisa
Definição dos focos empíricos da investigação
Textos de apoio específicos serão indicados para cada 1 das equipes
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Estratégias de pesquisa bibliográfica e técnicas para redação de um balanço bibliográfico
Textos de apoio:
Becker, Howard. Truques de escrita. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 2015. (Capítulo 8: Apavorado com a bibliografia)
Knopf, J. (2006). Doing a Literature Review. PS: Political Science & Politics, 39(1), 127-132. doi:10.1017/S1049096506060264
Szwako, J., Dowbor, M., & Araujo, R. A produção de artigos acadêmicos sobre movimentos sociais publicados nos periódicos brasileiros (2000–2017): tendências e inovações. BIB - Revista Brasileira De Informação Bibliográfica Em Ciências Sociais, (92), 2020, pp. 1–22. https://bibanpocs.emnuvens.com.br/revista/article/view/505
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Formulação de hipóteses de trabalho e definição das técnicas qualitativas e quantitativas a serem empregadas
Discussão dos relatórios e orientação coletiva das equipes para refinamento do problema e das hipóteses, durante a aula
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Estratégias para o trabalho de campo e o levantamento de dados
Discussão dos relatórios e orientação coletiva das equipes para uso das técnicas, durante a aula
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Tratamento de dados qualitativos e quantitativos pelas equipes
Atividades discentes: trabalho das equipes durante o horário da aula, sob supervisão -
Categorização e análise preliminar do material empírico
Textos de apoio específicos serão indicados para cada uma das 3 equipes -
Levantamento suplementar de informações e revisão da análise preliminar pelas equipes
Atividades discentes: trabalho das equipes durante o horário da aula, sob supervisão -
Interpretando os achados
Textos indicados:
Booth, Wayne; Colomb, Gregory & Williams, Joseph. “Fazendo uma afirmação e sustentando-a”. In: A Arte da Pesquisa. Trad. Henrique A. Rego Monteiro. 2ª ed. São Paulo, Martins Fontes, 2005, pp. 113-46.
Becker, Howard. Truques de escrita. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 2015. (Capítulo 3: A Única Maneira Certa).
Discussão dos relatórios e orientação coletiva das equipes, durante a aula -
Palestra por vídeoconferência para ambas as turmas, com convidado a definir
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Estratégias de redação: demonstrar e persuadir
Textos indicados:
Bem, Daryl J. “Redigindo o relatório de pesquisa”. In: Selltiz, Claire; Wrightsman, Laurence & Cook, Stuart. Métodos de Pesquisa nas Relações Sociais [Vol. 3: Análise de Resultados]. Trad. Maria Martha Hubner d’Oliveira & Miriam Marinotti del Rey. 2ª ed. São Paulo, EPU, 1987, pp. 17-33.
Eco, Umberto. “A redação”. In: Como se Faz uma Tese. Trad. Gilson Cesar Cardoso de Souza. 15ª ed. São Paulo, Perspectiva, 1999, pp. 113-42 -
Sessão de apresentação e discussão dos trabalhos finais
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Entrega dos trabalhos finais [20 páginas no máximo]
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Por favor, nomear arquivos com número do grupo, turno e número do episódio.