Programação
-
-
Médias finais calculadas apenas com uma nota de produção (a do trabalho entregue em setembro).
O cálculo da ponderada é feito multiplicando cada média pelo peso (Pesquisa =1; Análise = 1,5; Produção = 2,5), em seguida somando-as e dividindo o total por 5 (soma dos pesos).
-
Clique para ver o arquivo
-
Pasta colaborativa no Google Drive da USP. Para acessar usem o email da USP.
-
Aberto: sábado, 22 jul. 2023, 00:00Vencimento: sexta-feira, 15 dez. 2023, 23:59
-
Programa conforme atualização apresentada em 28/08.
-
Aberto: domingo, 3 dez. 2023, 00:00Vencimento: sábado, 23 dez. 2023, 00:00
-
Neste primeiro bloco do nosso curso, vamos trabalhar com as categorias "mulher" e "sexo" no pensamento feminista de "primeira geração" (as aspas espero que vocês entendam conforme o curso se desenrola... 😉 ). O conteúdo de cada aula e leituras obrigatórias podem ser acessadas clicando na data e título da aula abaixo. Além disso, temos um objeto de análise específico para cada bloco. Leia mais abaixo.
_________________________________________
-
Aula 2 - Atividade Noturno TarefaAberto: segunda-feira, 14 ago. 2023, 19:30Vencimento: terça-feira, 15 ago. 2023, 18:00
-
Aula 2 - Atividade Diurno TarefaAberto: quinta-feira, 17 ago. 2023, 14:00Vencimento: sexta-feira, 18 ago. 2023, 23:59
-
-
Roteiro Mead TarefaAberto: quinta-feira, 24 ago. 2023, 00:00Vencimento: quinta-feira, 31 ago. 2023, 00:00
Roteiro de leitura e reflexão sobre Margaret Mead, "Sexo e Temperamento".
Pode ser realizado individualmente ou em grupo. Sim, pode ser feito coletivamente por toda a turma junta, caso desejem.
🏵️1. Ler este roteiro de atividade até o final.
2. Pegar papel, caneta, bloco, enfim, o que precisar para tomar notas.
3. Escutar o episódio 4 do podcast "Gênero em perspectiva decolonial" ( ver link ).
4. Caso deseje, escutar as faixas 1 e 2 da entrevista com Margaret Mead disponível no Spotify ( ver link ). Caso deseje, escutar as demais faixas. Este item é opcional, uma vez que a entrevista é em inglês. Mesmo sem dominar completamente seu conteúdo, recomendo escutar para conhecer a voz da autora e ter contato com esse tipo de documento sonoro.
5. Realizar a leitura indicada para a aula.
6. Procurar, a partir da leitura do texto e dos materiais extra listados acima, escrever:
a) Um a três parágrafos com reflexões próprias sobre:
- Aspectos curiosos ou interessantes sobre a biografia e trabalho de Mead, em geral. O que chamou sua atenção?
- A maneira como as relações de poder atravessam o trabalho de campo de Mead
b) Um a cinco parágrafos com uma breve descrição dos principais achados de Mead na etnografia "Sexo e Temperamento" e quais você imagina que sejam as principais inovações dessa obra para a época.
c) Um a seis parágrafos refletindo sobre o por que Mead usa as categorias "Sexo" e "Temperamento", o que cada uma delas significa e qual a relação entre ambas.
____
ATENÇÃO: Caso realizem a atividade em grupo, colocar nome e número USP de todos do membro do grupo no topo da primeira página do PDF!____
ATENÇÃO 2: A nota será atribuída apenas por "fez a atividade = 10", e "não fez a atividade = sem nota". Ou seja, quem fizer, vai ter uma nota a mais pra compor a nota de Pesquisa e a de Análise na média final; quem não fizer, não será prejudicade.
-
Clique para ver a dinâmica e leituras obrigatórias da aula
-
Não haverá aula em ambas as turmas
-
10/09 - Primeira entrega - Trilha I - Ensaio TarefaAberto: segunda-feira, 7 ago. 2023, 00:00Vencimento: domingo, 10 set. 2023, 23:59
Individualmente ou em dupla, escrever um texto de caráter ensaístico, voltado ao público geral, discutindo as duas obras literárias do bloco a partir da bibliografia do curso. Entre 6.000 e 10.000 caracteres com espaço, incluindo título. Incluir as referências bibliográficas como notas de rodapé – e, portanto, não utilizar nenhum outro tipo de nota de rodapé. O texto deverá ser entregue via upload nesta página até 10/09.
Atenção: em caso de dupla, AMBAS AS PESSOAS DA DUPLA devem fazer individualmente o upload do mesmo PDF aqui.
-
10/09 - Primeira entrega - Trilha II - Live TarefaAberto: segunda-feira, 7 ago. 2023, 00:00Vencimento: domingo, 10 set. 2023, 23:59
Em grupos de 3 a 5 integrantes: organizar, realizar e gravar uma “live” com duração de 30 a 40 minutos (sem incluir a discussão com ouvintes/público) e contando com pelo menos uma participação de autore, editora, docente, especialista e/ou outros membros externos ao curso com o tema: “As mulheres como distopia e utopia em As Guerrilheiras e Sheiloca”.
Todes que integram o grupo deverão participar ativamente tanto da organização e preparação, quanto do debate ao vivo, trazendo sempre o conteúdo das aulas e bibliografia para a discussão.
Embora seja uma atividade em grupo, as intervenções individuais serão avaliadas pela docente ao assistir (ao vivo, quando possível, ou então a gravação). A gravação deverá ser entregue nesta página até 11/09 (arquivo ou link para baixar ou assistir caso público).
Atenção: TODAS PESSOAS DO GRUPO devem fazer individualmente o upload do mesmo arquivo ou link aqui.
-
10/09 - Primeira entrega - Trilha III - Análise de policy paper TarefaAberto: segunda-feira, 7 ago. 2023, 00:00Vencimento: domingo, 10 set. 2023, 23:59
Individualmente, ou em duplas ou trios, realizar uma pesquisa para encontrar pelo menos dois e no máximo três Policy papers que discutam políticas públicas ligadas aos direitos das mulheres, sendo pelo menos um deles sobre uma política pública brasileira.
Produzir um texto analítico coletivo comparando e discutindo os policy Papers encontrados no que diz respeito à maneira como mobilizam a categoria “mulher” e outras correlatas (sexo, gênero) à luz da bibliografia. Ou seja, trata-se de uma análise crítica teórica de dois ou mais policy papers.
O texto deverá ter entre 4mil e 8mil caracteres, incluindo título. Incluir as referências bibliográficas como notas de rodapé – e, portanto, não utilizar nenhum outro tipo de nota de rodapé.
O texto deverá ser enviado nesta página até 10/09, sendo anexados também os Policy papers escolhidos.
Atenção: Em caso de dupla ou trio, TODAS PESSOAS DO GRUPO devem fazer individualmente o upload do mesmo arquivo ou link aqui.
-
Clique para ver a dinâmica da aula e as leituras obrigatórias
-
Ver Fazer uma escolhaAberto: terça-feira, 1 ago. 2023, 06:00Fechado: sexta-feira, 18 ago. 2023, 23:00
-
No segundo bloco da disciplina, vamos trabalhar com o conceito de "relações sociais de sexo", com o conceito de "consubstancialidade" e com os resultados teóricos diretos de diálogos entre feminismo, movimento internacional de trabalhadores e marxismo, socialismo e comunismo, ocorridos ao longo do século XX. O conteúdo de cada aula e leituras obrigatórias podem ser acessadas clicando na data e título da aula abaixo. Além disso, temos um objeto de análise específico para cada bloco. Leia mais abaixo.
_________________________________________
Objeto de análise do segundo bloco (para segunda entrega) - TODAS AS TRILHAS
Cada bloco de conteúdo do curso terá um objeto de análise que servirá de base para o trabalho de conclusão do bloco (ou a cada dois blocos) do curso. Para o segundo bloco, o objeto é um conjunto de filmes, que deverá ser assistido até 06/10 para elaboração do trabalho da segunda entrega que deve ser enviado pelo e-disciplinas até 20/10. Leia a seguir quais os filmes obrigatórios:
- Que bom te ver viva - de Lúcia Murat, 1989. [Globoplay]
- A excêntrica família de Antônia - de Marleen Gorris, 1995. [Youtube, legendado em ptbr com o título "A excêntrica família de Antonieta"]
- Corpo Manifesto, de Carol Araújo, 2015 [Porta curtas]
- Um dia com Jerusa, de Viviane Ferreira, 2020 [Netflix]
-
Clique para ler a descrição e leituras obrigatórias da aula
-
-
Terceiro bloco: atividades práticas e especiais sobre Estudos de Gênero, Feministas e da Mulher no Brasil + Prazo segunda entrega
a definir
-
Clique para ver o programa da aula e as leituras obrigatórias
-
Clique para ver o programa e as leituras obrigatórias da aula
-
-
a definir
-
-
-