Programação

  • PRIMEIRO BLOCO (Aulas 1 a 5, até 14/09): Mulheres, direitos das mulheres, sexo.

    Neste primeiro bloco do nosso curso, vamos trabalhar com as categorias "mulher" e "sexo" no pensamento feminista de "primeira geração" (as aspas espero que vocês entendam conforme o curso se desenrola... 😉 ). O conteúdo de cada aula e leituras obrigatórias podem ser acessadas clicando na data e título da aula abaixo. Além disso, temos um objeto de análise específico para cada bloco. Leia mais abaixo.

    _________________________________________

    • Tarefa ícone
      Aula 2 - Atividade Noturno Tarefa
      Aberto: segunda-feira, 14 ago. 2023, 19:30
      Vencimento: terça-feira, 15 ago. 2023, 18:00
      Disponível se: Você faz parte de T-FSL0542-2023201
    • Tarefa ícone
      Aula 2 - Atividade Diurno Tarefa
      Aberto: quinta-feira, 17 ago. 2023, 14:00
      Vencimento: sexta-feira, 18 ago. 2023, 23:59
      Disponível se: Você faz parte de T-FSL0542-2023202
    • Clique para ver a dinâmica e leituras obrigatórias da aula

    • Tarefa ícone
      Roteiro Mead Tarefa
      Aberto: quinta-feira, 24 ago. 2023, 00:00
      Vencimento: quinta-feira, 31 ago. 2023, 00:00

      Roteiro de leitura e reflexão sobre Margaret Mead, "Sexo e Temperamento". 

      Pode ser realizado individualmente ou em grupo. Sim, pode ser feito coletivamente por toda a turma junta, caso desejem.
      🏵️

      1. Ler este roteiro de atividade até o final.

      2. Pegar papel, caneta, bloco, enfim, o que precisar para tomar notas.

      3. Escutar o episódio 4 do podcast "Gênero em perspectiva decolonial" ( ver link ).

      4. Caso deseje, escutar as faixas 1 e 2 da entrevista com Margaret Mead disponível no Spotify ( ver link ). Caso deseje, escutar as demais faixas. Este item é opcional, uma vez que a entrevista é em inglês. Mesmo sem dominar completamente seu conteúdo, recomendo escutar para conhecer a voz da autora e ter contato com esse tipo de documento sonoro.

      5. Realizar a leitura indicada para a aula.

      6. Procurar, a partir da leitura do texto e dos materiais extra listados acima, escrever:

      a) Um a três parágrafos com reflexões próprias sobre:

      - Aspectos curiosos ou interessantes sobre a biografia e trabalho de Mead, em geral. O que chamou sua atenção?

      - A maneira como as relações de poder atravessam o trabalho de campo de Mead

      b) Um a cinco parágrafos com uma breve descrição dos principais achados de Mead na etnografia "Sexo e Temperamento" e quais você imagina que sejam as principais inovações dessa obra para a época.

      c) Um a seis parágrafos refletindo sobre o por que Mead usa as categorias "Sexo" e "Temperamento", o que cada uma delas significa e qual a relação entre ambas.

      ____
      ATENÇÃO: Caso realizem a atividade em grupo, colocar nome e número USP de todos do membro do grupo no topo da primeira página do PDF!

      ____

      ATENÇÃO 2: A nota será atribuída apenas por "fez a atividade = 10", e "não fez a atividade = sem nota". Ou seja, quem fizer, vai ter uma nota a mais pra compor a nota de Pesquisa e a de Análise na média final; quem não fizer, não será prejudicade.

      Disponível se: Você faz parte de T-FSL0542-2023202
    • Não haverá aula em ambas as turmas

    • Tarefa ícone
      10/09 - Primeira entrega - Trilha I - Ensaio Tarefa
      Aberto: segunda-feira, 7 ago. 2023, 00:00
      Vencimento: domingo, 10 set. 2023, 23:59

      Individualmente ou em dupla, escrever um texto de caráter ensaístico, voltado ao público geral, discutindo as duas obras literárias do bloco a partir da bibliografia do curso. Entre 6.000 e 10.000 caracteres com espaço, incluindo título. Incluir as referências bibliográficas como notas de rodapé – e, portanto, não utilizar nenhum outro tipo de nota de rodapé. O texto deverá ser entregue via upload nesta página até 10/09.

      Atenção: em caso de dupla, AMBAS AS PESSOAS DA DUPLA devem fazer individualmente o upload do mesmo PDF aqui.


      Disponível se: Você faz parte de Trilha I: Pesquisa científica e docência (superior/médio)
    • Tarefa ícone
      10/09 - Primeira entrega - Trilha II - Live Tarefa
      Aberto: segunda-feira, 7 ago. 2023, 00:00
      Vencimento: domingo, 10 set. 2023, 23:59

      Em grupos de 3 a 5 integrantes: organizar, realizar e gravar uma “live” com duração de 30 a 40 minutos (sem incluir a discussão com ouvintes/público) e contando com pelo menos uma participação de autore, editora, docente, especialista e/ou outros membros externos ao curso com o tema: “As mulheres como distopia e utopia em As Guerrilheiras e Sheiloca”. 

      Todes que integram o grupo deverão participar ativamente tanto da organização e preparação, quanto do debate ao vivo, trazendo sempre o conteúdo das aulas e bibliografia para a discussão.

      Embora seja uma atividade em grupo, as intervenções individuais serão avaliadas pela docente ao assistir (ao vivo, quando possível, ou então a gravação). A gravação deverá ser entregue nesta página até 11/09 (arquivo ou link para baixar ou assistir caso público).

      Atenção: TODAS PESSOAS DO GRUPO devem fazer individualmente o upload do mesmo arquivo ou link aqui.


      Disponível se: Você faz parte de Trilha II: Mundo corporativo e terceiro setor
    • Tarefa ícone
      10/09 - Primeira entrega - Trilha III - Análise de policy paper Tarefa
      Aberto: segunda-feira, 7 ago. 2023, 00:00
      Vencimento: domingo, 10 set. 2023, 23:59

      Individualmente, ou em duplas ou trios, realizar uma pesquisa para encontrar pelo menos dois e no máximo três Policy papers que discutam políticas públicas ligadas aos direitos das mulheres, sendo pelo menos um deles sobre uma política pública brasileira. 

      Produzir um texto analítico coletivo comparando e discutindo os policy Papers encontrados no que diz respeito à maneira como mobilizam a categoria “mulher” e outras correlatas (sexo, gênero) à luz da bibliografia. Ou seja, trata-se de uma análise crítica teórica de dois ou mais policy papers.

      O texto deverá ter entre 4mil e 8mil caracteres, incluindo título. Incluir as referências bibliográficas como notas de rodapé – e, portanto, não utilizar nenhum outro tipo de nota de rodapé.

      O texto deverá ser enviado nesta página até 10/09, sendo anexados também os Policy papers escolhidos.

      Atenção: Em caso de dupla ou trio, TODAS PESSOAS DO GRUPO devem fazer individualmente o upload do mesmo arquivo ou link aqui.


      Disponível se: Você faz parte de Trilha III: Estado, governo e políticas públicas
    • Clique para ver a dinâmica da aula e as leituras obrigatórias

    • Aberto: terça-feira, 1 ago. 2023, 06:00
      Fechado: sexta-feira, 18 ago. 2023, 23:00
  • Segundo bloco: Relações sociais de sexo e consubstancialidade de classe

    No segundo bloco da disciplina, vamos trabalhar com o conceito de "relações sociais de sexo", com o conceito de "consubstancialidade" e com os resultados teóricos diretos de diálogos entre feminismo, movimento internacional de trabalhadores e marxismo, socialismo e comunismo, ocorridos ao longo do século XX. O conteúdo de cada aula e leituras obrigatórias podem ser acessadas clicando na data e título da aula abaixo. Além disso, temos um objeto de análise específico para cada bloco. Leia mais abaixo.

    _________________________________________


    Objeto de análise do segundo bloco (para segunda entrega) - TODAS AS TRILHAS

    Cada bloco de conteúdo do curso terá um objeto de análise que servirá de base para o trabalho de conclusão do bloco (ou a cada dois blocos) do curso. Para o segundo bloco, o objeto é um conjunto de filmes, que deverá ser assistido  até 06/10 para elaboração do trabalho da segunda entrega que deve ser enviado pelo e-disciplinas até 20/10. Leia a seguir quais os filmes obrigatórios:

    • Que bom te ver viva - de Lúcia Murat, 1989. [Globoplay]
    • A excêntrica família de Antônia - de Marleen Gorris, 1995. [Youtube, legendado em ptbr com o título "A excêntrica família de Antonieta"]
    • Corpo Manifesto, de Carol Araújo, 2015 [Porta curtas]
    • Um dia com Jerusa, de Viviane Ferreira, 2020 [Netflix]


  • Feriado 12/10 - Não haverá aula nas duas turmas durante a semana

  • Terceiro bloco: atividades práticas e especiais sobre Estudos de Gênero, Feministas e da Mulher no Brasil + Prazo segunda entrega

    a definir

  • 26/10 - Enunciado do trabalho final

    a definir

  • Feriado 02/11 - Não haverá aulas nas duas turmas

  • Tópico 7

  • Tópico 8