Disciplinas Interdepartamentais da FFLCH
Propiciar aos estudantes oportunidade de realizar estágios, atividades práticas e projetos relativos ao ensino e aprendizagem de línguas (materna e/ou estrangeira). Discutir com os alunos estratégias que lhes permitam atuar como professor/educador, solidificando sua formação pedagógica, o que lhes possibilitará desenvolver eficientemente atividades de oralidade, leitura e escrita no nível Médio.
Propiciar aos estudantes oportunidade de realizar estágios, atividades práticas e projetos relativos ao ensino e aprendizagem de língua alemão como língua estrangeira. Discutir com os alunos estratégias que lhes permitam atuar como professor/educador, solidificando sua formação pedagógica, o que lhes possibilitará desenvolver eficientemente atividades de oralidade, leitura e escrita no nível Médio.
Propiciar aos estudantes a aquisição de habilidades didáticas que permitam conjugar conhecimentos adquiridos ao longo do curso de graduação em Letras, em sua habilitação em Português, e desafios práticos na sala de aula. Fornecer subsídios práticos aos alunos para que, por meio da abordagem comparativa das literaturas de língua portuguesa, possam apresentar propostas de intervenção no âmbito da escola (planos de aulas, sequências didáticas, etc.) e, mais especificamente, no âmbito do componente curricular de “Português”, tendo como ponto de partida a aplicação da Lei 11.645/08. Formar alunos que possam atuar pedagogicamente no combate à discriminação cultural e étnico-racial. Refletir sobre as relações étnico-raciais e educação: as leis 10639/03 e 11645/08. Examinar livros didáticos e outros recursos para o ensino, em perspectiva crítica. Discutir com os alunos estratégias que lhes permitam atuar como professor, consolidando sua formação pedagógica.

Ementa resumida e específica do Estágio em Teoria Literária e Literatura Comparada

 

2º. Semestre de 2023

 

As Atividades de Estágio oferecidas no âmbito do DTLLC têm como base a modalidade “estágio de observação”, a ser realizada uma vez por semana na sua disciplina do Ciclo Básico Introdução aos Estudos Literários II (2º. Semestre). 

A partir dela, podem ser propostas outras múltiplas atividades específicas, a critério de cada docente ministrante das diversas turmas da disciplina (como, por exemplo: entrega de relatórios, discussões periódicas sobre práticas e métodos, proposição de programas, elaborações de materiais didáticos etc.).

A distribuição dos matriculados pelas diferentes turmas é feita pouco antes do início do semestre pelo Docente Responsável pela Disciplina Atividades de Estágios no DTLLC.

 

Refletir criticamente sobre os processos de configuração das literaturas espanhola e hispano-americana nas suas relações com os âmbitos da pesquisa universitária e da docência em diferentes níveis do ensino.