Nos fundamentos do Programa Humanidades, Direitos e Outras Legitimidades, nos perguntamos como alterar os estatutos fechados dos saberes científicos, garantindo a eles o frescor das experiências desprovidas dos aparatos do poder, onde os níveis simbólicos tenham tanta atenção dos cientistas como os ‘experimentos matrizados pelas modernas tecnologias’. Uma Universidade que considera o diverso, o inusitado e as soluções oriundas do vivido de todos os humanos, e sua relação com a natureza, com as instituições e com os poderes, precisa conhecer das modernas tecnologias de gestão do conhecimento. “Ou dominamos o saber moderno, ou nós vamos ser recolonizados”, alertou Darcy Ribeiro (1993). Nosso objetivo é considerar sobre o diverso, o inusitado, e sobre as soluções oriundas do vivido a partir da educação digital do nosso tempo. Saber das forças que rondam as relações sociais e políticas, incluído o espaço do ensino; dos métodos e técnicas alternativas frente à evidências cada vez mais insuficientes para manter coesas sociedades tão hierarquizadas. Nosso objetivo é alterar os estatutos fechados dos saberes científicos e buscar o frescor de níveis simbólicos, lúdicos, colaborativos. Nos interessam os processos de gamificação das trilhas de formação, os jogos sérios, a gamificação de planos de atividades e de atividades complementares. Queremos promover uma experiência voltada para cientistas dispostos a conversar sobre as modernas tecnologias. Vamos construir um jogo sério, com regras, no qual todos podem ganhar. Esta disciplina tem como desafio central a identificação teórica, a articulação prática, e a avaliação empírica da Política Nacional de Educação Digital. Queremos pensar municípios sustentáveis, a educação digital nas cidades globais. O direito à educação digital, a flexibilização curricular e as metodologias ativas no ensino. Objetivos do Desenvolvimento Sustentável: \"nº 4: Garantir o acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos; nº 8: Promover o crescimento económico inclusivo e sustentável, o emprego pleno e produtivo e o trabalho digno para todos; nº 9: Construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação; nº 11: Tornar as cidades e as comunidades mais inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis; nº 16: Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas a todos os níveis. (ONU, 2023)\" Por fim, entre os objetivos, queremos conectar os ODS’s aos eixos estruturantes e objetivos da Política Nacional de Educação Digital. Destacaremos os impactos da educação digital na Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Os eixos estruturantes são: Inclusão Digital; Educação Digital Escolar; Capacitação e Especialização Digital; Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) em Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). A isto também se conecta de forma interdisciplinar a iconomia, a economia do conhecimento e as artes para reforçar humanidades e direitos.
• Promover o debate da comunicação pública governamental à luz dos cânones da administração dos entes do Estado Democrático de Direito • Estimular a discussão das fronteiras entre o público e o privado na comunicação pública do Estado/governos em contraponto à comunicação política eleitoral • Construir a proposta de diretrizes, capazes de estabelecer critérios de comunicação pública governamental destinada à garantia de direitos, acessível à sociedade civil. • Apresentar e discutir a comunicação pública para o bem comum