Programação

    • Pessoas,

      Segue o arquivo com as notas atribuídas aos projetos. Relembro que a nota desta avaliação tem peso 0,25, ou seja, representa 25% da nota final. Quem quiser receber os arquivos comentados ou tiver quaisquer dúvidas sobre a nota escrevam ao nosso monitor Fernando (f.filho@usp.br).


    • Pessoas,

      Vejam o arquivo com as notas finais. Quem quiser receber os trabalhos comentados escreva para o nosso monitor Fernando (f.filho@usp.br). E quaisquer dúvidas com as notas, me escrevam no murillomarschner@usp.br.

      Gostei muito de estar com vocês no primeiro semestre. Espero que continuemos a nos ver na FFLCH!

      Abraço

  • 21-mar. 23-mar. Apresentação do Programa

  • 28-mar. 30-mar. Sociologia da educação e das desigualdades educacionais – Fundamentos - Sessão 1

    • Leitura Obrigatória:

      Durkheim, Emile. 1965. Educação e Sociologia. São Paulo. Ed. Melhoramentos. 1965. Pp. 33-56. (CAPÍTULO 1 - À EDUCAÇÃO, SUA NATUREZA E FUNÇÃO).


  • 4-Abr. 6-Abr. Não haverá aula

  • 11-Abr. 13-Abr. Sociologia da educação e das desigualdades educacionais – Fundamentos - Sessão 2

    • Sessão 2. 

    • Bourdieu, Pierre. 2007. “A Escola Conservadora: as Desigualdades Frente à Escola e à Cultura”. In: Nogueira, Maria Alice, e Afrânio Catani (orgs.). Escritos de Educação. Ed. Vozes. Petrópolis. Pp. 39-64.
    • Bourdieu, Pierre. 2013. “Reprodução Cultural e Reprodução Social”. In: Bourdieu, Pierre. A Economia das Trocas Simbólicas. Ed. Perspectiva. São Paulo. Pp. 295-336.


  • 18-abr. 20-abr. Sociologia da educação e das desigualdades educacionais – Fundamentos - Sessão 3

    Sessão 3

    • Coleman, James. 2008. “Desempenho nas Escolas Públicas”. In: Brooke, Nigel, e José Francisco Soares, (orgs.). Pesquisa em eficácia escolar: origens e trajetórias. BH: Editora da UFMG, 2008. Pp. 26-32.
    • Howe II, Harold. 2008. “Carta de Entrega do Relatório Sobre Igualdade de Oportunidades Educacionais”. In: Brooke, Nigel, e José Francisco Soares, (orgs.). Pesquisa em eficácia escolar: origens e trajetórias. BH: Editora da UFMG. Pp. 23-25.
    • Bowles, Samuel, e Herbert Gintis. 2008. “Reforma da Escola em Perspectiva”. In: Brooke, Nigel, e José Francisco Soares, (orgs.). Pesquisa em eficácia escolar: origens e trajetórias. BH: Editora da UFMG.

    Leituras complementares da unidade 1

    • Apple, Michael W., Stephen J. Ball, e Luis Armando Gandin. 2009. “Mapping the sociology of education: social context, power and knowledge”. In: Apple, Michael W., Stephen J. Ball, e Luis Armando Gandin. The Routledge International Handbook of the Sociology of Education. 1 ed. Routledge. Pp. 1-11.
    • Bourdieu, Pierre. 2013. “Sistemas de Ensino e Sistemas de Pensamento”. In: Bourdieu, Pierre. A Economia das Trocas Simbólicas. Ed. Perspectiva. São Paulo. Pp. 203-230.
    • Coleman, James. 1966. “Equality of Educational opportunity”. US Department of Health, Education and Welfare.
    • Parsons, Talcott. 1974. O Sistema das Sociedades Modernas. Pioneira. São Paulo. Pp. 107-148.


  • Unidade 2 - Sociologia da Educação no Brasil

    Destaque
  • 25-abr. 27-abr. Sociologia da Educação no Brasil - Sessão 1

    • Cunha, Luis Antonio. 1992. “Educação na Sociologia: um objeto rejeitado?”. In: Cadernos CEDES 27.
    • Gouveia, Aparecida Joly. 1989. “As ciências sociais e a pesquisa sobre educação”. In: Tempo Social 1(1): 71-79.
  • 2-mai. 4-mai. Sociologia da Educação no Brasil - Sessão 2

    • Fonseca, Ana Maria, e Ana Paula Hey. 2018. “Sociologia da Educação: Olhares Sobre um Campo em Ascenção”. In: Miceli, Sergio, e Carlos B. Martins (orgs.). Sociologia brasileira hoje II. Cotia, SP: Ateliê Editorial.


    Leituras complementares da unidade 2

    • Azevedo, Fernando. Introdução. In: Sociologia Educacional. Ed. Melhoramentos. São Paulo. 1964. Pp. 11-37.
    • Silva, Tomaz Tadeu. 1990. “A Sociologia da Educação entre o Funcionalismo e o Pós-Modernismo: os Temas e os Problemas de uma Tradição”. In: Em Aberto 46.


    Prazo do Trabalho Intermediário

    Instrução: Pré-Projeto de pesquisa pro trabalho final mobilizando as bases de dados disponibilizadas pela disciplina ou outras. Elaborar um esboço de questão de pesquisa e formular um problema e possíveis formas de abordar esse problema (base de dados que podem ajudar, literatura inicial a ser mobilizada [observar literatura do curso]). Fazer uma proposta resumida.

    Prazo de entrega: 4 de maio

    Tamanho: 2 a 4 páginas

    Entrega: no e-mail do professor murillomarschner@usp.br

    Assunto: "Entrega da proposta de trabalho FSL0540"

  • Unidade 3 - Educação básica e avaliação

  • 9-mai. 11-mai. Educação Básica e Avaliação - Sessão 1

    • Scalon, Maria Celi, Fernando Tavares Júnior, e Victor Gabriel Alcantara. 2023. “Origem social e desempenho escolar nos anos finais do Ensino Fundamental (2013-2019)”. Interseções 24(3):351-376. doi: 10.12957/irei.2023.73131. 
    • Soares, José Francisco, e Maria Teresa Gonzaga Alves. 2003. “Desigualdades Raciais no Sistema Brasileiro de Educação Básica”. In: Educação e Pesquisa 29(1): 147-165.
  • 16-mai. 18-mai. Educação Básica e Avaliação - Sessão 2

    • Koslinski, Mariane, Tiago Bartholo, e Felipe Macedo de Andrade. 2022. “Estatísticas educacionais, qualidade e desigualdades educacionais na educação básica”. In: Zuccarelli, Carolina, e Gabriela Honorato. Educação e sociedade: análises sociológicas. Rio de Janeiro, RJ. Faculdade de Educação/UFRJ. ISBN 978-65-89302-01-8. Pp. 164-191.
    • Alves, Maria Teresa Gonzaga, e Creso Franco. 2008. “Evidências Sobre o Efeito das Escolas e Fatores Associados à Eficácia Escolar”. In: Brooke, Nigel, e José Francisco Soares, (orgs.). Pesquisa em eficácia escolar: origens e trajetórias. BH: Editora da UFMG, 2008. Pp. 482-500.

    Leituras complementares da unidade 3

    • Alves, Fátima. 2010. “Escolhas familiares, estratificação educacional e desempenho escolar: quais as relações”. Dados 53(2):447–68. doi: 10.1590/S0011-52582010000200006.
    • Bonamino, Alícia, e Creso Franco. 1999. “Avaliação e política educacional: o processo de institucionalização do SAEB”. Cadernos de Pesquisa (108):101–32. doi: 10.1590/S0100-15741999000300005.
    • Koslinski, Mariane, e Fatima Alves. 2012. “Novos Olhares para as Desigualdades de Oportunidades Educacionais: A Segregação Residencial e a Relação Favela-Asfalto no Contexto Carioca”. Educação e Sociedade 33(120): 805-31. 
    • Soares, José Francisco, e Victor Maia Senna Delgado. 2016. “Medida das desigualdades de aprendizado entre estudantes de ensino fundamental”. Estudos em Avaliação Educacional 27(66):754. doi: 10.18222/eae.v27i66.4101.


  • Unidade 4 - Estratificação educacional

  • 23-mai. 25-mai. Estratificação Educacional - Sessão 1

    • Marschner, Murillo. 2017. “Novas tendências ou velhas persistências? Modernização e expansão educacional no Brasil”. Cadernos de Pesquisa 47(163):224–63. doi: 10.1590/198053143789. 
    • Valle Silva, Nelson. 2003. “Expansão Escolar e Estratificação Educacional no Brasil”. In: Valle Silva, Nelson, e Carlos Hasenbalg (orgs.). Origens e Destinos. Pp. 105-146.
  • 30-mai. 1-jun. Estratificação Educacional - Sessão 2

    • Mont’Alvão, Arnaldo. 2016. “A Dimensão Vertical e Horizontal da Estratificação Educacional”. In: Teoria e Cultura 11(1): 13-20. 
    • Marteleto, Letícia J., Flavio Carvalhaes, e Celia Hubert. 2012. “Desigualdades de oportunidades educacionais dos adolescentes no Brasil e no México”. Revista Brasileira de Estudos de População 29(2):277–302. doi: 10.1590/S0102-30982012000200005.

    • Leituras complementares da unidade 4

      Blossfeld, Hans-Peter, e Yossi Shavit. 1993. “Persisting Barriers: Changes in Educational Opportunities in Thirteen Countries”. In: Blossfeld, Hans-Peter (org.). Persistent Inequality. Changing Educational Attainment in Thirteen Countries. Westview. Boulder. 

      Bruel, Ana Lorena, e Tiago Lisboa Bartholo. 2012. “Desigualdade de oportunidades educacionais na rede pública municipal do Rio de Janeiro: transição entre os segmentos do ensino fundamental”. Revista Brasileira de Educação 17(50):303–28. doi: 10.1590/S1413-24782012000200004.

      Hasenbalg, Carlos, e Nelson do Valle Silva. 1998. “Educação e Diferenças Raciais na Mobilidade Ocupacional no Brasil”. In: ANPOCS (anais).

      Lucas, Samuel R. 2001. “Effectively Maintained Inequality: Education Transitions, Track Mobility, and Social Background Effects”. American Journal of Sociology 106(6):1642–90. doi: 10.1086/321300.

      Mare, Robert D. 1981. “Change and Stability in Educational Stratification”. American Sociological Review 46(1):72. doi: 10.2307/2095027.

      Marteleto, Letícia, Murillo Marschner, e Flávio Carvalhaes. 2016. “Educational Stratification after a Decade of Reforms on Higher Education Access in Brazil”. Research in Social Stratification and Mobility 46:99–111. doi: 10.1016/j.rssm.2016.08.004.

      Mont’Alvão, Arnaldo. 2014. “Tendências das desigualdades de acesso ao ensino superior no Brasil: 1982-2010”. Educação & Sociedade 35(127):417–41. doi: 10.1590/S0101-73302014000200005.

      Raftery, Adrian, e Hout, Michael. 1993. “Maximally Maintained Inequality: Expansion, Reform, and Opportunity in Irish Education, 1921-75”. Sociology of Education 66(1): 41-62.

      Ribeiro, Carlos Antonio Costa. 2011. “Desigualdade de oportunidades e resultados educacionais no Brasil”. Dados 54(1):41–87. doi: 10.1590/S0011-52582011000100002.

      Salata, André Ricardo. 2022. “Desigualdade de resultados educacionais em meio à expansão do sistema de ensino: Um estudo considerando o caráter posicional da escolaridade”. Civitas: revista de Ciências Sociais 22:1-19. doi: 10.15448/1984-7289.2022.1.43097.



  • 6-jun. 8-abr. Não haverá aula

  • Unidade 5 - Educação Superior e Ações Afirmativas

  • 13-jun. 15-jun. Educação Superior e Ações Afirmativas - Sessão 1

    • Rossetto, Cristina B. de Souza, e Flávio de Oliveira Gonçalves. 2015a. “Equidade na Educação Superior no Brasil: Uma Análise Multinomial das Políticas Públicas de Acesso”. Dados 58(3):791–824. doi: 10.1590/00115258201559.

    • Senkevics, Adriano Souza, e Ursula Mattioli Mello. 2019a. “O Perfil Discente das Universidades Federais Mudou Pós-Lei de Cotas?” Cadernos de Pesquisa 49(172):184–208. doi: 10.1590/198053145980.

  • 20-jun. 22-jun. Educação Superior e Ações Afirmativas - Sessão 2

    • Senkevics, Adriano S., Flávio Carvalhaes, e Carlos A. C. Ribeiro. 2022a. “Mérito ou Berço? Origem Social e Desempenho no Acesso ao Ensino Superior”
    • Carvalhaes, Flavio, e Carlos Antonio Costa Ribeiro. 2019a. “Estratificação horizontal da educação superior no Brasil: desigualdades de classe, gênero e raça em um contexto de expansão educacional”URL 

    Leituras Complementares da Unidade 5

    • Almeida, Ana Maria F., e Mauricio Ernica. 2015. “Inclusão e segmentação social no Ensino Superior público no Estado de São Paulo (1990-2012)”. Educação & Sociedade 36(130):63–83. doi: 10.1590/ES0101-73302015139672.
    • Cicalo, André. 2012. “Nerds and Barbarians: Race and Class Encounters through Affirmative Action in a Brazilian University”. Journal of Latin American Studies 44(2):235–60. doi: 10.1017/S0022216X12000028.
    • Costa, Andrea Lopes da, e Felícia Picanço. 2020. “Para além do acesso e da inclusão: impactos da raça sobre a evasão e a conclusão no ensino superior”. Novos Estudos - CEBRAP 39(2):281–306. doi: 10.25091/s01013300202000020003.
    • Daflon, Verônica Toste, João Feres Júnior, e Luiz Augusto Campos. 2013. “Ações afirmativas raciais no ensino superior público brasileiro: um panorama analítico”. Cadernos de Pesquisa 43(148):302–27. doi: 10.1590/S0100-15742013000100015.
    • Knop, Márcia, e Ana Cristina Murta Collares. 2019. “A influência da origem social na probabilidade de concluir os diferentes cursos de ensino superior”. Sociedade e Estado 34(2):351–80. doi: 10.1590/s0102-6992-201934020001.
    • Tagliari, Clarissa. 2022. “Expansão do ensino lucrativo e retração das instituições sem fins lucrativos no ensino superior brasileiro”. Plural 29(1):36–59. doi: 10.11606/issn.2176- 8099.pcso.2022.193016.
    • Venturini, Anna Carolina. 2021. “Políticas de inclusão na pós-graduação: os bastidores e o histórico da edição da portaria normativa 13/2016”. Novos Estudos - CEBRAP 40(2):261– 79. doi: 10.25091/10.25091/S01013300202100020005.

  • 27-jun. 29-jun. Trabalho empírico em temas educacionais - Descrição e contingenciamento (Aula Prática)

  • 4-jul. 6-jul. Trabalho empírico em temas educacionais - Correlação e Regressão Linear (Aula Prática)

  • 11-jul. 13-jul. Trabalho empírico em temas educacionais - Regressão Logística

  • Bases de dados

    Este é um espaço para disponibilização de dicionários e bases de dados sobre educação. Estamos alimentando conforme a demanda.

    Os dados também podem ser encontrados nos seguintes repositórios:
    Microdados do Inep : principal instituição pública nacional de gestão de dados educacionais.
    Base dos dados : organização não-governamental sem fins lucrativos e open source que atua para universalizar o acesso a dados de qualidade.