Programação

  • Programa

  • Aula 1 - 15 e 16/3

    Apresentação do curso e de sua dinâmica


  • Aula 2 - 22 e 23/3

    Aula expositiva: temas, problemas e estratégias analíticas na pesquisa em sociologia política


    Textos indicados:

    Tilly, Charles. “Itinerários em análise social”. Trad. Alexandre Morales. Tempo Social, Revista de Sociologia da USP, vol. 16, n. 2, 2004, pp. 299-302. [disponível em www.scielo.org]

    Tilly, Charles. “To Explain Political Processes”. The American Journal of Sociology, vol. 100, n. 6, 1999, pp. 1594-1610. [disponível em www.jstor.org]

    Tilly, Charles. “To Explain Political Processes”. The American Journal of Sociology, vol. 100, n. 6, 1999, pp. 1594-1610. [disponível em www.jstor.org]

  • Aula 3 - 29 e 30/3

    Aula expositiva: Como pesquisar mobilizações políticas?

    Textos indicados:

    Alonso, Angela. A pesquisa sobre protestos. In: Fiore, M. & Dolhnikoff (orgs.). Mosaico de Olhares. Pesquisa e futuro no cinquentenário do Cebrap. Ed. Sesc, 2021, pp. 133-142.

    Auyero, Javier. Los sinuosos caminos de la etnografía política. Revista Pléyade 10 (ISSN: 0718-655X), julio-diciembre, 2012, pp. 15-36.


  • Aula 4 - 5 e 6/4

    semana santa - não há aula

  • Aula 5 - 12 e 13/4

    Definição do problema de pesquisa

    Definição dos focos empíricos da investigação

    Textos de apoio específicos serão indicados para cada 1 das equipes


  • Aula 6 - 19 e 20/4

    Estratégias de pesquisa bibliográfica e técnicas para redação de um balanço bibliográfico

    Textos de apoio:

    Becker, Howard. Truques de escrita. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 2015. (Capítulo 8: Apavorado com a bibliografia)

    Knopf, J. (2006). Doing a Literature Review. PS: Political Science & Politics, 39(1), 127-132. doi:10.1017/S1049096506060264

    Szwako, J., Dowbor, M., & Araujo, R. A produção de artigos acadêmicos sobre movimentos sociais publicados nos periódicos brasileiros (2000–2017): tendências e inovações. BIB - Revista Brasileira De Informação Bibliográfica Em Ciências Sociais, (92), 2020, pp. 1–22.  https://bibanpocs.emnuvens.com.br/revista/article/view/505


  • Aula 7 - 26 e 27/4

    Formulação de hipóteses de trabalho e definição das técnicas qualitativas e quantitativas a serem empregadas

    Discussão dos relatórios e orientação coletiva das equipes para refinamento do problema e das hipóteses, durante a aula




  • Aula 8 - 3 e 4/5

    Estratégias para o trabalho de campo e o levantamento de dados

    Discussão dos relatórios e orientação coletiva das equipes para uso das técnicas, durante a aula


  • Aula 9 - 10 e 11/5

    Tratamento de dados qualitativos e quantitativos pelas equipes

    Atividades discentes: trabalho das equipes durante o horário da aula, sob supervisão


  • Aula 10 - 17 e 18/5

    Categorização e análise preliminar do material empírico 

    Textos de apoio específicos serão indicados para cada uma das 3  equipes

  • Aula 11 - 24 e 25/5

    Levantamento suplementar de informações e revisão da análise preliminar pelas equipes

    Atividades discentes: trabalho das equipes durante o horário da aula, sob supervisão


  • Aula 12 - 30 e 1/6

    Interpretando os achados

    Textos indicados:

    Booth, Wayne; Colomb, Gregory & Williams, Joseph. “Fazendo uma afirmação e sustentando-a”. In: A Arte da Pesquisa. Trad. Henrique A. Rego Monteiro. 2ª ed. São Paulo, Martins Fontes, 2005, pp. 113-46.

    Becker, Howard. Truques de escrita. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 2015. (Capítulo 3: A Única Maneira Certa).


    Discussão dos relatórios e orientação coletiva das equipes, durante a aula

  • Aula 13 - 7/6

    Palestra por vídeoconferência para ambas as turmas, com convidado a definir


  • Aula 14 - 14 e 15/6

    Estratégias de redação: demonstrar e persuadir


    Textos indicados:  

    Bem, Daryl J. “Redigindo o relatório de pesquisa”. In: Selltiz, Claire; Wrightsman, Laurence & Cook, Stuart. Métodos de Pesquisa nas Relações Sociais [Vol. 3: Análise de Resultados]. Trad. Maria Martha Hubner d’Oliveira & Miriam Marinotti del Rey. 2ª ed. São Paulo, EPU, 1987, pp. 17-33.

    Eco, Umberto. “A redação”. In: Como se Faz uma Tese. Trad. Gilson Cesar Cardoso de Souza. 15ª ed. São Paulo, Perspectiva, 1999, pp. 113-42

  • Aula 15 - 21 e 22/6

    Sessão de apresentação e discussão dos trabalhos finais

  • 29 de junho - entrega de trabalho final VESPERTINO

    Entrega dos trabalhos finais [20 páginas no máximo]

  • 03 de julho - entrega de trabalho final NOTURNO

  • ENTREGA PODCASTS - VESPERTINO E NOTURNO

    Por favor, nomear arquivos com número do grupo, turno e número do episódio.