Programação
-
Apresentação do programa; explicação sobre a dinâmica das aulas; avaliação; orientações para leitura de textos acadêmicos.
Texto de referência:
GIDDENS, Anthony. O que é Sociologia?. In: . Sociologia. Trad. R. C. Costa. Rev.
Técn. F. C. Cotanda. Porto Alegre: Penso, 2012 [orig. ingl. 2009], pp. 17-37.
Complementares:
BECKER, Howard. “Falando da Sociedade”. In: BECKER, H. Falando da sociedade. Rio de Janeiro: Ed. Jorge Zahar, 2009, pp. 15-26.
MILLS, C. Wright. A imaginação sociológica. Trad. W. Dutra. 3ª ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1975 [orig. ingl. 1959], pp. 9-32.
-
Olá Turma
Segue a divisão dos textos por grupos. Já coloquei as datas de cada um também. Segunda-feira vou anexar os textos dos seminários e as orientações das apresentações, tudo bem?
Abraços e bom final de semana
28/04/2023 - Seminário (1): GRUPO N : Gabriela Lopes, Lara Bichet, Andressa Oliveira, Sofia Valdez, Rayssa Santos de LimaGUIMARÃES ASA. O insulto racial: as ofensas verbais registradas em queixas de discriminação. Estud afro-asiát [Internet]. 2000Dec;(Estud. afro-asiát., 2000 (38)). Available from: https://doi.org/10.1590/S0101-546X2000000200002
05/05/2023 -Seminário (2): GRUPO G: Dominique Duarte, Gabriela Faria, Gabriel de Jesus, Jessica Caroline, Bryan González
FOUCAULT, Michel. Parte 3, Cap. 2: Os recursos para o bom adestramento. In: . Vigiar e punir. Trad. Ligia M. P. Vassallo. Petrópolis: Vozes, 1977 [orig. fr. 1975]. pp. 153-172.
19/05/2023 - Seminário (3): GRUPO C: Bianca Pereira, Aline Irineu, Rebeca Marques, Isabella Rejiane, Giovanna Onishi
PISCITELLI, Adriana. Gênero: a história de um conceito. In: BUARQUE DE ALMEIDA, H.; SZWAKO, J. (org.). Diferenças, igualdade. São Paulo: Berlendis & Vertecchia, 2009. pp. 116-148.
19/05/2023 - Seminário (4): GRUPO B: Bianca Pontes, Maria Paula, Isabella Cardoso, Sofia Azevedo
MACHADO, Paula Sandrine. O sexo dos anjos: um olhar sobre a anatomia e a produção do sexo (como se fosse) natural. Cadernos Pagu (24), janeiro-junho de 2005, pp.249-281.
26/05/2023 - Seminário (5): GRUPO M: Giovanna Mendes, Mariana Sati, Yasmin Batista, Melissa Nita
ENGELS, Friedrich. A situação da classe trabalhadora na Inglaterra. Trad. R. C. Artigas e R. Forti. São Paulo: Global, 1985 [orig. al. 1845]. pp. 11-34.
26/05/2023 - Seminário (6): GRUPO O: Vitória Kaori, Maria Laura, Thacyane ,Maria Eduarda Lima,Aline Oliveira
BOLTANSKI, Luc. As classes sociais e o corpo. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1979. [Cap.II – A relação doente-médico, pp. 33-59]
02/06/2023 - Seminário (7): GRUPO H: Beatriz Barros, Ariely, Maria Eduarda S, Yasmin Nicoli
BOURDIEU, Pierre. Uma imagem ampliada. In: __________. A dominação masculina. Tradução Maria Helena Kühner - 2ª ed. - Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2002, pp. 45 – 62.
16/06/2023 -Seminário (8): GRUPO E: Caroline Carvalho, Letícia Xavier, Pedro Cerqueira, Thayane, Elen Costa
BRETON, David. A sociologia do Corpo. Petrópolis: Vozes, 2007, “Introdução” (pp. 7-13) e cap. I – “Corpo e Sociologia: etapas” (pp. 15-23).
23/06/2023 - Seminário (9): GRUPO A: Gabriel Magalhães, Lucas Antônio, João Victor, Henrique M, Jeff Ocean
FIORE, Maurício. O lugar do Estado na questão das drogas: o paradigma proibicionista e as alternativas. Novos estudos CEBRAP, n. 92, p. 9-21, 2012.
30/06/2023 - Seminário (10): GRUPO I: Aline Silva, Giulia Vita, Matheus Lôdo, Viviane Aparecida, Gabrielle
GUIMARÃES, Nadya et. allii. Cuidado e cuidadoras: o trabalho de care no Brasil, França e Japão. Sociologia & antropologia, vol. 1, no. 1, 2011, pp. 151-180.
30/06/2023 - Seminário (11): GRUPO L: Ligya Helena Faria, Luana Suzuki, Aya Sophia, Gabriella Balbino
SOARES, Ângelo. As emoções do care. In: Helena Hirata e Nadya Araujo Guimarães (orgs.) Cuidado e Cuidadoras. As várias faces do trabalho do care. S.P.: Atlas, 2012, pp. 44-60.
04/07/2023 (8h – 12h) - Seminário (12): GRUPO J: Cathariny Silva, Amanda Marjore, Vitória Cavalcante, Giovanna Andriguetti, Ana Julia Alves
MAGRI, G., Fernandez, M., & LOTTA, G.. (2022). Desigualdade em meio à crise: uma análise dos profissionais de saúde que atuam na pandemia de COVID-19 a partir das perspectivas de profissão, raça e gênero. Ciência & Saúde Coletiva, 27(Ciênc. saúde coletiva, 2022 27(11)). https://doi.org/10.1590/1413-812320222711.01992022
04/07/2023 (8h – 12h)- Seminário (13): GRUPO P: Emily Victoria, Sabrina Barbosa, Rodrigues ,Camila Dantas dos Santos
MOREL, Ana P. M. Negacionismo da Covid-19 e educação popular em saúde: para além da necropolítica. Trabalho, Educação e Saúde, v. 19, 2021, e00315147. DOI: 10.1590/1981-7746- sol00315
07/07/2023 (8h – 12h) - Seminário (14): GRUPO F: Filomena Chiquetto, Giovanna Romano, Andressa Amaral, Ana Luiza Oliveira, Julia Guimarães
Guillia VelozaOLIVEIRA, W. F. de .. (2008). Violência e Saúde Coletiva: contribuições teóricas das ciências sociais à discussão sobre o desvio. Saúde E Sociedade, 17(Saude soc., 2008 17(3)). https://doi.org/10.1590/S0104-12902008000300006
07/07/2023 - Seminário (15): GRUPO D: Isabela Lopes, Isabella de Queiroz Vila, Rubens Silva, José Oliveira, Hugo Gomes de Oliveira
COSTA VC, BAPTISTA TW de F, CUNHA MB da. O SUS em territórios vulnerabilizados: reflexões sobre violência, sofrimento mental e invisibilidades nas favelas do Rio de Janeiro. Saúde debate [Internet]. 2022Oct;46(Saúde debate, 2022 46(135)). Available from: https://doi.org/10.1590/0103-1104202213502
-
Olá Turma
Tudo bem? Seguem algumas orientações para a preparação e organização dos seminários que vocês vão apresentar.
Roteiro proposto:
O seminário deve ser preparado de modo a responder as seguintes questões:
Qual é o problema enfrentado pelo texto? [Qual é a questão que o(s)/a(s) autor(es)/(as) buscam responder no texto?]
Qual é o referencial empírico do(s)/a(s) autor(es)/(as)? [No que consiste a pesquisa empírica apresentada no texto? Qual é o objeto? Quais são os dados? Em que local a pesquisa foi realizada? Como os dados foram coletados?]
Qual é a tese/argumento central do texto? [Qual é a resposta que o(s)/a(s) autor(es)/(as) apresentam para a questão? Qual é a posição defendida com relação ao problema? Qual é a ideia central desenvolvida ao longo de todo o texto?]
Quais são os argumentos que sustentam esse argumento central? [O texto está organizado em partes? Quais são os argumentos principais desenvolvidos em cada uma das partes do texto? De que maneira esses argumentos ajudam a fundamentar e sustentar o argumento central/tese?]
Trazer questões para o debate
Após a apresentação, seria legal que o grupo trouxesse questões para o debate. Podem ser questões relacionadas ao texto ou à temática abordada pelo artigo.
Subsídios para o debate
Vocês também podem trazer recursos que dialogam com a temática do seminário, como podcast, vídeos (curtos), reportagens/notícias de jornal etc.
Também deixei aqui na plataforma algumas referências sobre como fazer fichamento que podem ajudar no momento da leitura de vocês.
Sigo à disposição.
Abraços
Profa. Gorete
-
-
Olá Pessoal
Segue o link do filme que sugeri para vocês na última aula.
Bicho de 7 cabeças
https://www.youtube.com/watch?v=F6Yky54edpo
Abraços e até sexta
-
Olá Turma
Tudo bem?
Conforme expliquei para vocês, a prova final corresponderá a uma texto dissertativo sobre um dos temas tratados no semestre. O tema será escolhido por vocês. Se quiserem escolher mais temas para trabalharem na prova fiquem à vontade. O objetivo é saber o que vocês aprenderam com relação ao conteúdo da temática escolhida. Caprichem nos textos.
Abaixo seguem os temas:
- Ação e interação - Corpo, estigma e identidade
- Instituições e relações
- Estruturas e processos - Corpo e hierarquia social
- Desnaturalizando o corpo
- Drogas: práticas e controle
- O corpo como objeto de ação profissional
- Pandemia e Desigualdades
- Morte e expressão de sentimentos
- Violência e Saúde
- Religião e cura
Não faltem! Estudem! Boa Prova 😉