Programação
-
Caras alunas, caros alunos
Neste tópico, apresentam-se conteúdos relativos ao primeiro tema de nosso curso: a Enunciação.
Segue, na tabela abaixo, o conjunto de textos correspondentes ao tema. A leitura deve ser feita, preferencialmente, na ordem apresentada:
Tema
Atividade teórica
Atividade de análise
Subjetividade, enunciação e dialogismo
BENVENISTE, E. O aparelho formal da enunciação. In: Problemas de Linguística Geral II. Campinas-SP: Pontes, 1989. p. 81-90.
FIORIN, J. L. Uma teoria da enunciação: Benveniste e Greimas. Gragoatá, Niterói, v. 22, n,44, p. 970-985, set-dez. 2017.
VOLOCHINOV, V.. A interação discursiva. In: ____. Marxismo e Filosofia da Linguagem. Trad. Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova américo. 2. ed. São Paulo: Editora 34, 2018. p. 201-226.
BRANDÃO, H. H. N.. Sobre a noção de sujeito. In: ____. Introducão à análise do discurso. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2004. p. 53-65.
UNIVESP. Linguagem e Dialogismo. Disponível em:
Análise de anúncio publicitário -
Caras alunas, caros alunos:
Neste tópico, apresentam-se conteúdos relativos ao segundo tema de nosso curso: o texto na perspectiva dos gêneros do discurso.
Segue, na tabela abaixo, o conjunto de textos correspondentes ao tema. A leitura deve ser feita, preferencialmente, na ordem apresentada.
No texto Um Gênero quadro a quadro. A história em quadrinhos (Mendonça, 2010), encontram-se exemplos que podem servir de base para que vocês utilizem na análise do gênero tirinha.
Tema
Atividade teórica
Atividade de análise
O texto na perspectiva dos gêneros do discurso
BAKHTIN, M. Gêneros do Discurso. In: ____.Gêneros do discurso. Trad. Paulo Bezerra. São Paulo: Editora 34, 2016. p.
MARCUSCHI, L. A. Gêneros textuais no ensino de língua. In: Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008. p. 146-206.
MENDONÇA, M. Um gênero quadro a quadro. A história em quadrinhos. In: DIONÍSIO, A. P.; MACHADO, A.R.; BEZERRA, M.A.. Gêneros textuais e ensino. São Paulo: Parábola Editorial, 2010. p. 209-224
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO PARANÁ. Bakhtin e sua filosofia da linguagem. Entrevista a Carlos Alberto Faraco. (vídeo)
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO PARANÁ. Gêneros textuais na Língua Portuguesa. Entrevista a Carlos Alberto Faraco. (vídeo)
-
Caras alunas, caros alunos
O tema da última parte do curso é a Linguística textual. Como mencionado na aula da professora Ana Elvira, aqui está o texto de Koch (2004), em que se apresenta, na primeira parte, a trajetória da Linguística Textual, que corresponde ao que a Ana Elvira apresentou.
Também compartilho o texto de Fávero (1991), para que leiam sobre coesão e coerência.
Concentrem-se, inicialmente, na leitura da Parte I de Kock (2004).
Abraço,
Beatriz.
Tema
Atividade teórica
Atividade de análise
Linguística textual
KOCH, I. G. V. Princípios de construção do sentido. In: ____. Introdução à Linguística Textual. Trajetória e Grandes Temas. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
FÁVERO, L. L. Coesão e coerência textuais. São Paulo: Ática, 1991.
BENTES, A. Linguística textual. In: BENTES, A. C.; MUSSALIM, F.. Introdução à linguística. São Paulo: Cortez, 2005. P. 245-285.
ROCHA, M. S. da; SILVA, M. M. P.. A linguística textual e a construção do texto: um estudo sobre os fatores de textualidade. A Cor das Letras, Feira de Santana, v. 18, n. 2, p. 26-44, maio-agosto 2017.
-
-
-
-
-
-