Programação
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Vídeo com elementos pertinentes para refletir sobre os trabalhos finais da disciplina em torno do projeto temático da ESALQ/USP
“Brasil, esperança alimentar do futuro!" -
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Damatta, Roberto (1987), Relativizando, uma introdução à antropologia social, Rio de Janeiro: Rocco.
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Löwy, Michael (1994), As aventuras de Karl Marx contra o Barão de Münchhausen, São Paulo: Cortez Editora.
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Quais complementações ou ajustes podem aprimorar o T1?
Respostas até terça-feira, dia 20/08 ao meio-dia, enviadas por um membro de cada grupo indicando os nomes de quem participou da elaboração.
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Vídeo sugerido por Marcela Mian quando da discussão em torno do pensamento de Norbert Elias sobre a interdependência humana.
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Leitura prévia do capítulo "Evolução do conceito de civilidade" e "mudanças na agressividade", do livro de Elias:
ELIAS, Norbert (1995), O processo civilizador. Uma história dos costumes, volume 1, São Paulo: Jorge Zahar.
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Elias, Norbert (1994), O processo civilizador. Formação do Estado e civilização, volume 2, São Paulo: Jorge Zahar.
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Quais ajustes ou complementos podem aprimorar o T2?
Respostas devem ser postadas até dia 27 de agosto, terça-feira, ao meio dia. O envio deve ser realizado por um membro de cada grupo, indicando os nomes de todos que participaram da elaboração.
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MORAIS, Regis (1992), Estudos de filosofia da cultura, São Paulo: Edições Loyola.
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Elias, Norbert (1995), O processo civilizador. Uma história dos costumes, volume 1, São Paulo: Jorge Zahar.
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Quais ajustes ou complementos podem aprimorar o T3?
Envio das respostas até terça-feira, dia 24/09, ao meio-dia, postadas por um membro de cada grupo indicando os nomes dos participantes da elaboração.
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Capítulo do livro sobre cultura
Thompson, John (1995), Ideologia e cultura moderna, Petrópolis: Editora Vozes.
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Thompson, John (1995), Ideologia e cultura moderna, Petrópolis: Editora Vozes
Questões para orientar a leitura e a elaboração do T4:
•Quais as principais ideias da “grande narrativa” sobre o desenvolvimento do capitalismo industrial?•Qual é a concepção de ideologia para os teóricos do fim das ideologias?•Qual conceito é proposto por Thompson para ideologia? -
Capítulo 5: Para uma teoria social da comunicação de massa
THOMPSON, John (1995), Ideologia e cultura moderna, Petrópolis: Editora Vozes.
Questões para orientar a leitura e preparação do A4:
Por que o termo "comunicação de massa" pode ser enganoso?
Quais as principais características da comunicação de massa?
Quais os principais pontos de debates atuais sobre a comunicação de massa, considerando uma perspectiva de sua democratização?
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Quais ajustes ou inclusões podem aprimorar o T4?
Respostas até terça-feira, dia 08/10, ao meio dia, enviadas por um representante de cada grupo indicando os nomes daqueles que participaram da tarefa.
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SANTOS, Boaventura de Sousa (2005), Pela mão de Alice: o social e o político na pós-modernidade, São Paulo: Cortez Editora.
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PORTILHO, Fátima (2005), "Consumo sustentável: limites e possibilidades de ambientalização e politização das práticas de consumo", in Caderno EBAPE.BR, Edição temática, Rio de Janeiro: FGV, p. 1-12.
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Quais ajustes ou complementos podem aprimorar o T5?
Respostas até o dia 22/10 ao meio dia, enviadas por um representante de cada grupo, indicando os nomes daqueles que prepararam a tarefa.
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MORUZZI MARQUES, Paulo Eduardo e BLEIL, Susana Inez (2000), “A identidade cultural desafia a globalização: o desabafo dos agricultores franceses”, in Estudos sociedade e agricultura, n° 15, Rio de Janeiro: CPDA/UFRRJ, 2000, pp. 158-177.
Clique o link https://revistaesa.com/ojs/index.php/esa/article/view/180/176 para abrir o recurso -
MOREIRA, Roberto José (2000). “Críticas ambientalistas à Revolução verde”. Estudos sociedade e agricultura, n° 15, Rio de Janeiro: CPDA/UFRRJ, pp. 39-52.
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Quais ajustes e complementos podem aprimorar o T6?
Respostas até dia 29 de outubro ao meio-dia, enviadas por um representante de cada grupo indicando os nomes dos participantes da elaboração.
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ANTIER, Clémentine e MORUZZI MARQUES, Paulo Eduardo (2011), “Concepções e modelos agrários em concorrência na gestão fundiária na França: questões oportunas para refletir sobre o caso brasileiro”. Revista de Políticas Públicas (UFMA), v. 1, pp. 13-20
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MORUZZI MARQUES, Paulo Eduardo (2010), “Embates em torno da segurança e soberania alimentar: estudo de perspectivas concorrentes”, Revista Segurança Alimentar e Nutricional, vol. 17(2), Campinas: Unicamp, pp. 78-87
Clique o link https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/san/article/view/8634795/2714 para abrir o recurso
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FERREIRA, Angela Duarte Damasceno (2002), “Processos e sentidos sociais do rural na contemporaneidade: indagações sobre algumas especificidades brasileiras”, Estudos sociedade e agricultura, n° 18, Rio de Janeiro: CPDA/UFRRJ, pp. 28-46.
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Quais ajustes e complementações podem aperfeiçoar o T7?
Respostas até dia 5 de novembro ao meio dia, enviadas por um representante de cada grupo indicando os nomes dos participantes.
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RETIÈRE, Morgane & MORUZZI MARQUES, Paulo Eduardo (2019). A justiça ecológica em processos de reconfiguração do rural: estudo de casos de neorrurais no estado de São Paulo. Revista de Economia e Sociologia Rural, 57(3), 490-503.
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LACERDA, Tatiana Ferreira Nobre & MORUZZI MARQUES, Paulo Eduardo (2008), “Agricultura orgânica, representação territorial e reprodução social da agricultura familiar: os agricultores ecologistas da Encosta da Serra Geral em Santa Catarina”. Ruris (Campinas), v. 2, p. 137-158.
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DIEGUES, Antônio Carlos (1996), O mito moderno da natureza intocada, São Paulo: Hucitec
Considerar para a aula os capítulos 1, 2 e 7.
Quais concepções orientaram a criação dos primeiros Parques Nacionais?Quais são as principais críticas contra esta perspectiva e quais suas repercussões? -
SOUZA, Jessé (2006), Para compreender a desigualdade brasileira, Teoria e Cultura, vol. nº 2, pp. 83-100.
•Quais interpretações sobre o problema da desigualdade social no Brasil são criticados por Jessé Sousa?•Qual é sua explicação neste âmbito?•Como o conceito de ideologia é mobilizado em sua interpretação? -
Quais ajustes e complementações podem aprimorar o T8?
Respostas até dia 12 de novembro ao meio dia, enviadas por um representante de cada grupo indicando os nomes daqueles que participaram da elaboração.
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Cada representante de grupo deve enviar o texto do trabalho final, com até 3.000 caracteres em formato para edição, até quarta-feira às 18h.
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Horários
Dia 21/11
Dia 22/11
8h/10h
Pet Gaea
Terra/Cajan
8h25/10h25
GTDH
EJEA
8h50/10h50
Mark ESALQ
ENACTUS Ceres
9h15/10h15
ENACTUS Meraki
GADE
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O modelo proposto servirá como base para o trabalho escrito. Contudo serão necessárias algumas alterações:
1. No lugar do "projeto" mencionar o nome do grupo de extensão;
2. No "subtítulo", inserir o título do projeto do grupo;
3. O tamanho do resumo será de até 3000 caracteres (ao invés de 2000), caso necessário retiradas fotos/figuras.
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Cada representante de grupo deve enviar até segunda-feira, dia 25/11, ao meio dia, o material definitivo (texto, ilustrações e referências) do trabalho final.
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