Programação
-
Ao longo do curso, os estudantes produziram relatórios e outras tarefas como um seminário e farão como trabalho final um ARTIGO CIENTÍFICO A PARTIR DE PESQUISA EMPÍRICA, sobre o tema a ser escolhido pelos grupos.
As tarefas irão corresponder a 3 pontos da média e o projeto a 7.
O projeto poderá ser feita em grupos de até 4 ou 5 alunos ou mesmo individualmente.
-
Apresentação do Programa e Atividades.
Pesquisa de Comunicação e Contemporaneidade.
Contato do professor: richard.romancini-arroba-usp.br-
Trabalhos de alunos de cursos passados.
-
Campo da Comunicação: Teoria e Pesquisa.
Pesquisa de Comunicação no Brasil: Histórico e Tendências.
Paradigmas Teóricos.
Leitura de texto em classe:A perpetuação do antifeminismo no Facebook: análise e propostas de intervenção a partir das páginas Moça, não sou obrigada a ser feminista e Diários de uma feminista
Gabriele da Silva Santos, Larissa Caroline Kubo-
MORIN, Edgar. Inter-poli-transdisciplinaridade. In: A cabeça bem feita. Rio: Bertrand, 2000, p.105-116.
-
LOPES, Maria Immacolata V. Pesquisa em comunicação. 9ª ed. São Paulo: Loyola, 2009. TEXTO BASE
-
-
Pesquisa como Estrutura em Níveis e Fases:
1) Níveis da Pesquisa:
Epistemológico
2) Níveis da Pesquisa:
Teórico, Metódico e Técnico**** Pesquisa bibliográfica prévia ****
Leitura do texto em classe:“Ao invés de acessar o pornô, encontrei vocês...”: análise de uma comunidade virtual de ajuda mútua
Carina Cleto, Flávio Augusto, Gabriel Borges, Guilherme Cintra, Hugo Costa, Lucas Uchôa Lyra, Rodrigo Moura-
TEXTO BASE - Cap. VI, p. 119-133
-
-
-
Fechamento de grupos de temática de pesquisa
-
TEXTO BASE - Cap. VII, p. 135-142 (rel. 8)
TEXTO BASE - Cap. VII, p. 142-148 (rel. 9)
-
-
-
Com base nos recursos de pesquisa bibliográfica discutidos em classe, aponte textos que o grupo/indivíduo encontrou que possam colaborar com o desenvolvimento do projeto. Com base no foi discutido sobre IA, fazer também breve relato sobre uso de alguma ferramenta para esse estágio de construção do problema.
-
Texto, de José Luiz Braga, que discute o desenvolvimento de projetos de pesquisa
-
Fazer no espaço do fórum um breve comentário/pergunta/observação sobre o texto lido (FASES DA PESQUISA), até o dia 20, de modo que o professor possa ler antes da aula as observações e durante o encontro debatê-las com os alunos.
-
-
As fases da pesquisa: a observação
-
A atividade propõe o uso do modelo metodológico, em relação às fases da pesquisa propostas, para um exercício analítico de "desconstrução" de um trabalho científico.
Assim, pede-se que, individualmente ou em grupos de até 4 alunos (favor, no caso de grupos, indicar na postagem os nomes dos autores do trabalho), os estudantes escolham um dos artigos de ex-alunos da disciplina que foram oferecidos como leitura em classe e façam um texto apontando como se desenvolvem as fases (se houver) da pesquisa no artigo escolhido (por exemplo, , A perpetuação do antifeminismo no Facebook, “Ao invés de acessar o pornô, encontrei vocês...” ou Só Gordinhas: análise da autorrepresentação do sobrepeso numa comunidade virtual).
Além de identificar as fases -- como a "definição do objeto" (com a problema, QTR e hipóteses), "observação" (amostragem e técnicas de pesquisa), etc. -- gostaria que cada postagem tivesse um juízo crítico-avaliativo, por exemplo, comentando o que se acredita ser o ponto forte do trabalho ou a fase que poderia ser reforçada, naturalmente, justificando as avaliações.
A atividade exige a leitura dos textos do livro de Lopes.
-
O texto do professor Braga sugere um exercício para uma primeira aproximação ao problema de pesquisada . EM GRUPOS (ou individualmente, quando o aluno desejar), insira esse exercício no fórum -- ainda que isso constitua uma ideia inicial, para que possamos discutir e nos agrupar.
-
-
Discussão sobre normatização e estrutura do projeto de pesquisa
-
Inserir no fórum os desenvolvimentos do projeto de pesquisa para discussão com o professor em classe. Inserir comentário, com base na aula passada e na leitura de hoje, sobre como a observação poderá se configurar na proposta. Dúvidas sobre a etapa da observação poderão ser também inseridas para discussão.
-
-
9ª AULA - 26 maio - Análise de dados e discussão das primeiras ideias dos projetos - atendimento e atividade de fórum
Discussão sobre ideias para os projetos
-
-
Contexto da pesquisa:
Castells
Hall (parte 1)
Hall (parte 2)
Thompson
Fuchs
-
CASTELLS, Manuel. Internet e sociedade em rede. In: MORAES, Dênis de (org.). Por uma outra comunicação. Rio: Record, 2003. p. 255-287.
-
HALL, Stuart. Identidade cultural na pós-modernidade. Rio: DP&A, 1999.
-
THOMPSON, John B. A interação mediada na era digital. MATRIZes, São Paulo, v. 12, n. 3, p. 17-44, 2018.
-
-
Seminários Metodológicos
Kozinets (Netnografia)
Grupo 5: Anna Júlia / Bianca Ramos / Davi Bertholdo / Lúcio de Godoy
Temáticos
Grupo 7: Emily Macedo Santos / Laura Hirayama Dantas / Mariana Ferreira Iazzetti / Vitoria Geovana Galindo VitorinoPara além dos dados coletados: Políticas das APIs nas plataformas de mídias digitaisCarlos d'AndréaComunicação, disciplina indiciária (estudo de caso)José Luiz Braga
ANÁLISE DE SENTIMENTO - Skrol SalustianoGrupo 9: Alex Rodrigues Calixto dos Santos / Breno Bermudez Mariani de Carvalho / Giovanna Alcantara Correia da Franca / Isabela Laise de Barros / Mariana de Cassia Viana DuarteABORDAGENS DA COLETA DE DADOS NAS MÍDIAS SOCIAISMarcelo Alves
ETNOGRAFIA EM MÍDIAS SOCIAIS - Débora ZaniniGrupo 8: Amanda Teixeira Silva Marques / Caroline Barros da Silva / Davi Samuel de Oliveira Claro / Yasmin Agatha da CostaMONITORANDO MEMES EM MÍDIAS SOCIAIS - Viktor Chagas / Janderson TothGrupo 11: Daniel Dias Madeira / Diego Artur Santos Freire / João Lucas Ferler de Freitas / Juliana Reis Nogueira de Lima / Thaís Kaori OyakawaANÁLISE DE REDES EM MÍDIAS SOCIAIS - Tarcízio Silva / Max StabileGrupo 10: Andressa Reimberg de Matos Bassi / Beatriz Valentim Perna / Heloisa Claro da Silva / Mayra Blaz Amorim / Priscila Hyun Jee Son / Thiago Gentil Bastidas-
KOZINETS, Robert. Netnografia: realizando pesquisa etnográfica online. Porto Alegre: Penso, 2014. (cap. 4)
-
-
-
-
-
-