Programação
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O curso pretende oferecer uma ampla introdução ao campo comunicacional e seus subcampos, destacando a inserção da subárea de Relações Públicas nele. Busca também colaborar com a formação estudantil oferecendo informações e práticas que colaborem com o conhecimento acadêmico do/as estudantes.
A maior parte das aulas é expositiva, no entanto, os alunos e as alunas são estimulados a participarem e debateram os conteúdos em estudo, inclusive a partir de seus conhecimentos prévios e discussões contemporâneas que aproximem a matéria da realidade.
A sistemática de avaliação consiste em 50% dos pontos relacionados a dez tarefas realizadas ao longo do curso e a outra metade da nota a uma avaliação escrita, realizada em grupo e com consulta, pelo/as participantes da disciplina.
Contato do professor: richard.romancini-arroba-usp.comAluna PAE: -
1ª e 2ª AULAS – 14 março (Semanda dos Calouros) e 21 março (Introdução do curso / O campo da comunicação e seus subcampos)
- Apresentação do curso (programa, atividades, avaliação), do professor e dos estudantes.
- O conceito de "campo" e o campo da comunicação.
- Leituras complementares: Lopes (2001) [opcional]; e Kunsch; Gobbi (2016).
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Artigo publicado na revista Dissertaciones, v. 9, n. 2. doi: http://dx.doi.org/10.12804/disertaciones.09.02.2016.04
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Artigo da Revista USP, n. 48, dez./fev. 2000/2001.
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A partir da leitura do/s texto/s sugeridos, faça um comentário ou pergunta que possamos retomar para discutir na aula do dia 28
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- Retomada da discussão sobre o campo da comunicação a partir de comentários e questões da classe.- Discussão sobre a produção do texto acadêmico e sobre gêneros básicos para estudantes (fichamentos, resenhas, resumos).
- Leitura da aula: Perrotta (2004) e Francelin (2016).-
Capítulo 1 do livro Um texto para chamar de seu (São Paulo: Martins Fontes, 2004).
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Referências do trabalho (exemplos de modelos diferentes): https://bdpi.usp.br/item/002749741
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- O gênero resenha- Leitura prévia: Létourneau (2011)
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Texto de Jocelyn Létourneau, capítulo do livro Ferramentas para o pesquisador iniciante (São Paulo: Martins Fontes, 2011), com recomendações para a feitura de resenhas.
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Receber uma nota
Os alunos individualmente ou em grupos de 4-5 alunos devem escolher um vídeo de palestra, conferência (por exemplo, TED Talk) que verse sobre tema acadêmico para, individualmente elaborar uma resenha. Para praticar a feitura de sumário/lista de figuras, o texto deve ser intertitulado, possuindo ao menos uma imagem com legenda. Também, utilizar diferencial na numeração, para praticar, conforme o tutorial.
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Manual que ajuda a entender nomenclaturas e a lógica de inserção de dados no currículo Lattes.
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Tutorial de como se cria o chamado currículo Lattes, também com informações sobre o papel dele na vida acadêmica.
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Fazer postagens no fórum: 1
A partir da leitura do tutorial e do manual, crie (se ainda não possui) seu currículo Lattes. E, depois, poste o endereço no fórum, onde poderá também fazer algum comentário sobre possível dúvida ou questionamento que tenha em relação a esse identificador de pesquisadores.
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A leitura desse artigo será feita mais para discutir pontos da organização do gênero textual "artigo científico" do que pelo seu conteúdo específico
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Receber uma nota Receber uma nota de aprovaçãoA partir da leitura do artigo “Desenvolvimento sustentável, consumo e cidadania: um estudo sobre a (des)articulação da comunicação de organizações da sociedade civil, do Estado e das Empresas” (2011), de autoria de Daniela Viegas da Costa e Armindo dos Santos de Sousa Teodósio, e também das discussões da aula, responda este questionário. [Questões adaptadas do curso "Introdução ao texto acadêmico" da UFRGS.]
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6ª AULA – 25 abril - Boas práticas acadêmicas, normatização de textos / Localizando e usando a literatura científica
- Discussão sobre boas práticas acadêmicas e a normatização do texto científico.
- Leitura prévia: Silva (s.d.).
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Texto de Tomaz Tadeu da Silva
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Receber uma nota Receber uma nota de aprovação
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Utilizando as indicações para a localização de literatura científica informadas (videoaula e PPT), o estudante deve coletar três (ou mais) artigos científicos sobre determinado tema e compor uma pequena bibliografia, formatando as referências conforme a ABNT.
Depois, na mesma postagem, deve escrever dois breves fragmentos textuais, um em que utilize uma citação direta de algum dos artigos coletados e o outro em que faça paráfrase do mesmo trecho.
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7ª AULA – 2 maio - Boas práticas acadêmicas, normatização de textos / Localizando e usando a literatura científica - II
- Correção coletiva das tarefas 6 e 7 e discussão.
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- Discussão sobre o papel da teoria no estudo das RP e perspectivas críticas de análise.
- Leituras prévias: Hohlfeldt (2011) e Rüdiger (2011).
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Capítulo de Antonio Carlos Hohfeldt, do livro Práticas Acadêmicas em Relações Públicas (Porto Alegre: Sulina, 2011).
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Capítulo de Francisco Rüdiger, do livro Práticas Acadêmicas em Relações Públicas (Porto Alegre: Sulina, 2011).
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Faça neste fórum um breve comentário sobre um dos textos lidos, contendo uma breve reflexão, indagação e/ou questionamento sobre o texto.
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- Discussão sobre a pesquisa acadêmica e aplicada em Comunicação Organizacional e Relações Públicas.
- Leituras prévias: Moura (2011), com mostra de artigo da revista Organicom sobre o tema da pesquisa aplicada.
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Capítulo de Cláudio Peixoto de Moura, do livro Práticas Acadêmicas em Relações Públicas (Porto Alegre: Sulina, 2011).
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Número especial de Organicom com o dossiê “A pesquisa aplicada nas relações públicas e na comunicação organizacional”.
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Fazer postagens no fórum: 1
A partir da pesquisa nos programa de pós-graduação (https://compos.org.br/programas/), localize um em que a área de concentração e alguma linha de pesquisa permitisse pesquisar algum tema de RP/CO. Por favor, informe esses dados (nome do Programa, Área de concentração, Linhas de pesquisa).
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- O campo da Comunicação Organizacional e das relações públicas
- Leitura prévia: Künsch (2008) e Rodrigues (2017).-
Capítulo, de Margaria Künsch, do livro O campo da comunicação no Brasil (Rio de Janeiro: Vozes, 2008).
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Capítulo 2 da dissertação de mestrado, de Talles Rangel Rodrigues, Elementos para uma História Social do Campo Científico da Comunicação Organizacinal e Relações Pùblicas (2001-2015) (São Paulo: ECA/USP, 2017), p. 43-64.
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- Diferenciações entre Comunicação Organizacional e Relações Públicas.
- Leitura prévia: Scroferneker (2011) e Künsch (2009).-
Capítulo de Cleuza Maria Andrade Scroferneker, do livro Práticas Acadêmicas em Relações Públicas (Porto Alegre: Sulina, 2011).
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Artigo de Margarida M. K. Künsch, de Organicom, v. 6, n. 10/11, 2009.
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Vamos debater questões ligadas às duas últimas aulas. Para tanto, faça um comentário ou pergunta para debate, expondo alguma conexão entre as discussão feitas até o momento sobre o campo acadêmico da CO e RP.
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- Discussão sobre o campo profissional das Relações Públicas.
- Leituras prévias: Silva et al. (2017), Oliveira (2010) e Molleda et al. (2010).
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Artigo de Andréia Silveira Athaydes, Gustavo Eugênio Hasse-Becker e Simone Soares Echeveste, Revista Científica de Comunicación, v. 7, n. 2, 2016.
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Artigo de Samyr Paz publicado no site Medium, com dados de uma pesquisa de 2014 com profissionais de RP.
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Artigo de Marcelo Pereira da Silva, Ana Carolina Trindade e Jéssica de Cássia Rossi, publicado na Revista Internacional de Relaciones Públicas, V. VII, nº 14, 2017.
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Faça um breve comentário sobre o conteúdo discutido a respeito do mercado profissional de RP a partir de algum elemento de pesquisa ou conhecimento prévio sobre o assunto que você tenha. Leia as contribuições dos colegas e debata!
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Artigo de Juan Carlos Molleda, Ángeles Moreno, Andréia Athaydes e Ana María Suárez, publicado em Organicom, v. 7, n. 13, 2010.
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Artigo de Paulo R. Nassar de Oliveira, publicado em Organicom, v. 7, n. 13, 2010.
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Relatório sobre tendências do mundo profissional das Relações Públicas.
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- Em classe, recapitularemos o conteúdo para a avaliação. Isso será tanto a partir de dúvidas estudantis, quanto com apoio dos questionários dessa aula.
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- A avaliação será em grupo (máximo 4 alunos), com consulta e com tempo (preferencialmente o horário da aula). As questões serão mais reflexivas e elaboradas.
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Espaço para inserção das respostas da avaliação, até às 22h40.
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- Discussão de conclusão e avaliação do curso.