Programação
-
Bem-Vind(o)(a) à disciplina acerca da Utilização de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) na Educação em Saúde 2019
Não esqueça preencher seu Perfil, incluindo fotografia
-
Curso teórico/prático de discussão da educação online e exercício de migração de disciplina tradicional para o formato online.
-
Ao final da disciplina a avaliação levará em conta as principais mudanças propostas na disciplina inicial do aluno decorrentes das reflexões propiciadas pelo estudo, principalmente as que envolvem o modelo didático-pedagógico, a inclusão de recursos de transmissão de conteúdos. a organização de atividades e a formação de grupos ou atividades colaborativas. Justifique a utilização de recursos como bancos de dados, salas de conversas, consultas, questionários, foros, glossários, aulas, pacote de recursos, oficinas, tarefas, wikis, arquivos, portfolios, rótulos, livros, páginas, etc. Comente os ganhos pretendidos.
-
-
A sociedade moderna é estruturada em Sistemas e Redes que se interligam e transformam o mundo e nossa forma de viver. Recomendada a leitura do Capítulo 1 do Livro A Educação na Era Digital (páginas 49 a 73) disponibilizado na sala de leituras.
-
-
NATUREZA DO CONHECIMENTO E O ENSINO
Leia o Capitulo 02 do livro A Educação na Era Digital (pág. 74 a 108)
-
LEITURA SUPLEMENTAR: Ensinar, Apreender e Processos de Ensinagem.
Inicie pela leitura dos 3 primeiros itens do texto de Anastasiou & Alves disponibilizado no portal
ENSINAR, APRENDER, APREENDER E PROCESSOS DE ENSINAGEM.
Veja as criticas das autoras à educação tradicional, centrada no professor, nas aulas magistrais; veja também o conceito de ensinagem e opine sobre o mesmo - ele representa um avanço?
As autoras propõem a incorporação do método dialético no movimento entre a realidade e o pensamento (conceitos)
Qual é o conceito de apreender?
As operações do pensamento devem estar sempre presentes e são indicativas da possibilidade do aprendizado?
-
Capítulo 1 do livro Processos de Ensinagem na Universidade de Anastasiou & Alves
-
-
APRENDIZAGEM ONLINE E MÉTODOS DE ENSINO
Capítulo 4 - MÉTODOS DE ENSINO ONLINE - livro Educar na Era Digital (páginas 154 a197)
Aprendizagem online e métodos de ensino
Aprendizagem online baseados em modelos de sala de aula
O modelo ADDIE
Aprendizagem colaborativa online
Aprendizagem baseada em competências
Comunidades de Práticas
Designs mais ágeis
Tomadas de decisões
-
Insira aqui as suas reflexões acerca da leitura do capitulo 4 .
-
Compreendendo a Tecnologia na Educação, (Cap, 6 pág. 234) 11/04/2019
-
EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA E AMBIENTES VIRTUAIS DE ENSINO APRENDIZAGEM
Inicie pela leitura dos textos
Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação em Saúde – JSY Rocha
Distance Learning for Medical Teachers: a short course – Grant, J. & Zachariah, A.; mimeo 20 p.
Leitura Complementar
AVAs:
Visite o portal do MOODLE e veja as diferentes formas de utilização.
Leia sobre o Moodle: – Uso de ferramentas Moodle na EAD
OUTRAS LEITURAS:
Para uma visão crítica da EAD veja M. A., INED, Livro de Leituras II, p.29-46:
Textos do INED
- Acerca do DESENHO INSTRUCIONAL e DESIGN DA EDUCAÇÃO: ver Material de Apoio, INED, Livros de Leituras I e II –
- Veja o Livro I : Design Instrucional – página 29
Design da Educação – página 53
-
-
ASSEGURAR A QUALIDADE DO ENSINO
Cap. 11 pág. 432-
Pré avaliação da saúde no Brasil
-
SIMULAÇÃO: Construção de um Glossario através da definição/ acepção dos termos conforme a compreensão dos alunos
-
APRESENTAÇÃO DAS DISCIPLINAS DOS ALUNOS