Programação
-
Apresentação da disciplina -
A disciplina, seus objetivos, programa e estratégias de avaliação.
Introdução aos métodos qualitativos.
Aula Gravada (assistir e trazer dúvidas e questões para a aula do dia 17/10)
Profa. Dra. Maria Paula Panúncio-Pinto
Exercício 1: Definição de um problema para a pesquisa qualitativa
(para o dia 22/10 entrega aqui no Fórum 1 e apresentação em sala)
· Escolha um tópico
· Lembre-se que este tópico não é um projeto que você vai finalizar
· Você está escolhendo um tópico que você pode usar para relacionar aos métodos aos quais você conhecerá durante esta disciplina.
· Você irá entregar este exercício na data marcada no cronograma.
· Seja específico, este é um exercício para ajudar você a entender como aplicar o leque de métodos qualitativos.
· Normalmente você selecionaria alguma teoria em particular que poderia ajudar você a estruturar seu estudo e os tipos de questões que você pretende responder com a pesquisa.
· Escolha um cenário ou um contexto com o qual você já tenha alguma familiaridade , assim você pode facilmente imaginar suas opções para a coleta de dados (see Silverman 2005 p.39-41, 15-point guide)
· Escolha algo que seria improvável de ser abordada por um método quantitativo.
· Um tópico que exerça algum tipo de fascinação em você.
· Você deve entregar um título e uma justificativa porque usar um método qualitativo em até 100 palavras .
-
"Métodos de observação, observação participante, etnografia"
Profa. Dra. Maria Paula Panúncio-Pinto
Exercício 2 Observação Participante
para o dia 22/10 entrega aqui no Fórum 2 e apresentação em sala)
Escolha um tópico ou uma situação onde existe interação humana
Observe e tome notas por uma hora
Escreva detalhadamente o que observou
Seja cuidadoso na sua escrita, ela deve descrever acuradamente sua observação
Normalmente se leva o dobro do tempo para escrever aquilo que foi observado.
-
Apresentação dos Exercícios 1 e 2 (dois estudantes cada exercício).
Discussão das apresentações.
Profa Dra. Maria Paula Panúncio-Pinto
Obs.: os exercícios devem ser postados (subir arquivo em word) nos Fóruns 1 e 2 respectivamente)
-
Entrevista Qualitativa
Exercício em classe: elaborar um roteiro de entrevista semi-estruturado.
Profa. Dra. Elisabeth Meloni Vieira
Exercício 3: Entrevista Qualitativa
(para o dia 29/10 entrega aqui no Fórum 3 e apresentação em sala)
Utilizando o seu roteiro elaborado em sala de aula conduza uma entrevista. Esta deve ser gravada para que você possa transcrevê-la.
-
Apresentação do Exercício 3 (três estudantes).
Discussão das apresentações.
Profa Dra. Maria Paula Panúncio-Pinto
Obs.: o exercícios deve ser postado (subir arquivo em word) no Fórum 3
Preparação da aula de 05/11: Exercício Coletivo - Grupo Focal
Definir quem será o coordenador e observado do GF.
Este dois farão com supervisão a escolha do tema e o roteiro do GF.
-
Grupo focal
Aula invertida (não presencial)
Assistir à aula e preparar questões para discussão na aula de 05/11.
-
Grupo Focal - Exercício Coletivo
Profa. Dra. Elisabeth Meloni Vieira
Profa Dra. Maria Paula Panúncio-Pinto
-
Análise de Dados Qualitativos
Profa. Dra. Elisabeth Meloni Vieira
Profa. Dra. Maria Paula Panúncio-Pinto
Exercício 4: Análise Qualitativa
(para o dia 12/11 entrega aqui no Fórum 4 e apresentação em sala)
Escolha qualquer material que você produziu durante a disciplina: entrevista, observação participante, grupo focal e analise utilizando as técnicas que você aprendeu em sala de aula.
-
Apresentação do Exercício 4 (03 estudantes)
Profa. Dra. Maria Paula Panúncio-Pinto
-
Validade e Confiabilidade
Finalização da Disciplina/Avaliação Final
Profa. Dra. Elisabeth Meloni Vieira
Profa. Dra. Maria Paula Panúncio-Pinto