Nome:
Escola:
Turma:
Atividade:
Plano de Aula:
Roteiro:
Nome do autor:
Sobrenome do autor:


Nome:

Bruna Alves e Stevan Olegário

Escola:

E.M.E.F Desembargador Amorim Lima

Turma:

7 a e 7 b

Atividade:

Energia dos Alimentos

Plano de Aula:

 

Plano de Aula (3)

 

Objetivo:  Analisar a diferença da energia liberada na combustão de 2 alimentos diferentes.

 

Procedimento

 

1.1 – Visto que já trabalhos energia cinética, térmica e potencial elástica, tanto sua transformação quanto conservação, vamos agora explicar como isso funciona quando analisamos a combustão de dois alimentos diferentes (feijão e amendoim)

1.2 – Separar os alunos em duplas,  entregar um roteiro para cada aluno e explicar o procedimento experimental , em seguida entregar o material a ser utilizado.

1.3 – Auxiliar cada grupo enquanto a experiência é realizada para solucionar  possíveis dúvidas que possam ocorrer durante a montagem dos experimentos.

1.4 – Abrir uma discussão com a sala a respeito dos resultados obtidos, fazendo com que cada grupo exponha a sua conclusão.

1.5 – Após esta discussão, será proposto a resolução do questionário presente no roteiro.

 

2. Estratégia

 

Primeiramente faremos uma lembrança dos dois últimos experimentos para que relembremos todos os conceitos já abordados nos experimentos anteriores (lata mágica e transformação de energia)

Criaremos a discussão direcionada para questionar de onde vem a energia que gastamos pra viver, respirar, andar, correr e etc...

Escolhemos dividir em duplas, pois o experimento envolve fogo e uma atenção maior, achamos que dois alunos conseguiriam manter menor dispersão e mais atenção.

Os roteiros deverão ser preenchidos individualmente, pois pela nossa experiência anterior notamos que a eficiência é maior.

Adotamos o atendimento de dúvidas de forma individual, pois foi perceptível o receio dos alunos em tirar dúvidas na frente de todos.

Continuamos com as  atividades lúdicas sendo  uma desenhos do material utilizado, pois ficou constatado que os alunos se interessam por essas atividades.

 

3. Avaliação

 

                A avaliação será feita através da participação e do questionário contido no roteiro, onde avaliaremos se o conceito de energia liberada pelos alimentos foi entendido.

 

 

4 .Embasamento Teórico, que será utilizado para introduzir o conceito.

 

É fácil entender que as máquinas funcionam à custa do consumo de combustível. Afinal se está familiarizado com postos de gasolina, que vendem o combustível que mantém os carros funcionando, utilizando a energia liberada no processo de combustão. O ser humano também precisa de combustível para "funcionar" e aproveita a energia liberada no processo de combustão dos alimentos

A energia alimentar, valor energético ou valor calórico dos alimentos é a quantidade de energia na comida que está disponível na digestão. Os valores para a energia alimentar são expressados em kilocalorias (kcal) e kilojoules.

Roteiro: Documento Word Roteiro 3 -Energia dos Alimentos.doc

Nome:

Gabriela, Natasha e Sofia

Escola:

E.M.E.F Desembargador Amorim Lima

Turma:

9º ano

Atividade:

Barco a Jato

Plano de Aula:

Tema: Terceira Lei de Newton

 

Objetivo: Compreender que para toda ação há uma reação

 

Metodologia: A sala será dividida em grupos. Para cada equipe, serão dados os componentes de um barquinho: uma placa de isopor, um copinho plástico, canudinho e um mastro. O barquinho será montado seguindo as instruções da educadora. O copo será enchido com água, de modo a ser o 'combustível' do barco. Ao colocá-lo na água, os alunos irão observar seu movimento. Depois, os alunos deverão colocar pesos no barco e observar o que ocorre de diferente em seu movimento. Ao fim do experimento, eles devem terminar seus roteiros.

 

Avaliação: O aluno deve ser capaz de compreender a terceira lei de Newton. Para tanto, deve-se checar as respostas do roteiro, principalmente enquanto os alunos estão respondendo-o. É fundamental que ele seja capaz de responder a última pergunta, " Por que o barco se movimenta? Qual é a “regra“ geral para este tipo de movimento?" e, para tanto, eles podem contar com o auxílio da educadora.

Roteiro: Documento Word Barco a jato - Gabriela, Sofia e Natasha.doc

Nome:

Gabriela, Natasha e Sofia

Escola:

E.M.E.F. Desembargador Amorim Lima

Turma:

7º ano

Atividade:

Efeito Estufa

Plano de Aula:

Tema: Efeito Estufa

 

Objetivo: Compreender o que é o efeito estufa e como isso nos afeta.

 

Metodologia: Os alunos receberão os roteiros. Enquanto a matéria é explicada para eles, deixaremos aquecer água dentro de um jarro fechado com papel filme e envolto empapel alumínio utilizando uma lâmpada, enquanto mantemos um copo com água para controle. Ao termino da expicação, faremos uma roda com os alunos para que eles observem a água, que deverá estar mais quente do que o controle. Utilizaremos um termômetro dgital para mostrar a diferença de temperatura. Depois disso, pediremos para eles responderem as perguntas e fazerem o caça-palavras, que contém palavras-chave sobre o conceito

 

Avaliação: O aluno deverá copreender quais são os fatores geradores do efeito estufa, além de perceber que o efeito estufa é um fenômeno que já ocorre naturalmente na Terra, porém é agravado pelas ações do homem. Para isso, as respostas do roteiro deverão ser checadas, principalmente enquanto os alunos estão respondendo-o. Outra forma de avaliar é através da participação do aluno na aula.

 

Roteiro: Documento do Word 2007 Efeito Estufa - Gabriela, Sofia e Natasha.docx

Nome:

Bruno Ting

Escola:

EMEF Desembargador Amorim Lima

Turma:

8B

Atividade:

Queimando calorias

Plano de Aula:

Inicialmente será entregue para todos os alunos o roteiro da experiência e estes se dividirão em até cinco grupos. O material para a experiência será então entregue para cada grupo. Os alunos devem fazer a experiência e anotar os valores observados, além de responderem às perguntas do roteiro da experiência. Uma vez que neste experimento utiliza-se fogo os alunos serão alertados para tomarem alguns cuidados como, por exemplo, prender o cabelo para quem tiver cabelo comprido.

Ao final da experiência, se possível, poderá ser feita uma discussão sobre os resultados obtidos, entre o tamanho das chamas do feijão e amendoim, e o que isso deve significar.

 

Roteiro: Documento do Word 2007 Experiência 3.docx

Nome:

Ana Carolina Oliveira de Souza, Mariana 

Escola:

E.M.E.F Desembargador Amorim Lima

Turma:

Atividade:

Voltagem e circuitos elétricos

Plano de Aula:

Objetivo: O objetivo é o aluno entender os efeitos da voltagem de cada objeto (LED, lâmpadas e calculadora)

Procedimentos:

Em cada uma das 3 mesas haverá um tipo de experimento. Os alunos olharão, mesa por mesa e interagir com os objetos.

Mesa 1

Pilha de Limão, LED e calculadora (os alunos tentaram ligar com a pilha de limão o LED e a calculadora), além disso medirão a ddp da pilha de limão.

Mesa 2

Lâmpadas de diferentes potenciais, circuito ligado a tomada.

Mesa 3

Circuito Ligado a uma bateria, LED.

Estratégia:

Após os alunos passarem pelas mesas e responderem ao questionário, iremos discutir com eles a diferença de cada experimento e ver o que cada um respondeu. O objetivo é gastar 20 minutos nessa última etapa.

Avaliação:
Os alunos responderão um roteiro com perguntas de cada experimento.

Roteiro: Documento PDF Roteiro - Energia.pdf

Nome:

Thiago e Jean

Escola:

Desembagador Amorim Lima

Turma:

6A e 7A

Atividade:

Efeito Estufa

Plano de Aula:

Objetivo:
Estabelecer conceitos importantes sobre o efeito estufa.

Desenvolvimento:

Preparamos o relatorio sobre o efeito estufa, onde faremos uma experiencia onde iremos relacionar

o que aconteceria com o planeta caso o efeito estufa não existisse.

A ideia é transmitir para os alunos que o efeito estufa possui um lado bom que não é explorado muitas vezes.
Porém também iremos mostrar o lado ruim do efeito estufa que é dado pela sua agravação.

Colocamos textos suportes para ilustrar o conteudo, nada massante de forma a prendê-los mais na aula.

Para a segunda turma 6A que possui um maior tempo de aula preparamos um roteiro maior, pois se mostraram

mais disperços, principalente quando terminando o roteiro.

Retorno:

Esperamos que haja um bom retorno, como nas outras aulas, e que consigamos conter melhor os alunos, principalmente

com o auxilio da professora.

Roteiro: Documento do Word 2007 Efeito Estufa 2.docx

Nome:

Felipe, Mariana e Walter

Escola:

EMEF Desembargador Amorim Lima

Turma:

9º ano A/ TARDE (Solange)

Atividade:

Arranque e Trombada

Plano de Aula:

Objetivos

Fazer com que o aluno compreenda a Lei da Inércia a partir da discussão dos movimentos observados no experimento.

Dinâmica da atividade

- Organização dos alunos: grupos de 3 ou 4.

- Primeiro momento: Retomada e fechamento das duas atividades anteriores.

- Segundo momento: entrega dos materiais e montagem seguindo o roteiro do experimento com o auxílio, se necessário, dos estagiários.

- Terceiro momento: será iniciado o experimento, subdividido em duas partes:

1ª parte: Arranque do carrinho com a utilização da régua, seguido de questionamento sobre os movimentos ocorridos com a moeda.

2ª parte: Trombada do carrinho no obstáculo, seguida de questionamento sobre os movimentos ocorridos com a moeda.

- Quarto momento: discussão dos resultados obtidos no experimento. Aqui, os alunos são convidados a pensar numa regra geral para os fenômenos observados, com auxílio indireto dos estagiários.

Possíveis dificuldades

Uma resistência à leitura do aluno e possivelmente um confusão quanto aos conceitos de horizontal e vertical. A escrita deve ser a maior das dificuldades, pois o aluno tem de ter domínio limitado dos conceitos envolvidos para a discussão da atividade, gerando assim certa resistência na elaboração do material escrito.

Respostas esperadas

Espera-se que o aluno relacione alguma ideia prévia de que existe alguma força agindo sobre a moeda, fazendo com que ela vá para “frente” ou para “trás”, dentre outro, sendo a discussão dessas repostas e tentativas de explicações entre eles o  fator mais rico da atividade,. Por mais que esteja errada, uma resposta contém a reflexão do aluno e nos mostrará o que este aluno sabe ou não para então, posteriormente, podermos reafirmar os conceitos não entendidos. Espera-se, portanto, que as respostas sejam pouco influenciadas pelos estagiários e professores para assim termos uma avaliação da turma.

Avaliação

No decorrer da aula de experimento iremos acompanhar os alunos questionando seus trabalhos e progressos, dando algum auxílio indireto, nunca a resposta. Como dito no tópico anterior, a avaliação também será dada posteriormente à atividade, já que tomará por base as respostas dadas pelos alunos no roteiro do mesmo. Assim, é uma avaliação oral e escrita.

Roteiro: Documento PDF TERCEIRO ROTEIRO - ARRANQUE E TROMBADA.pdf

Nome:

Ana Carolina Oliveira de Souza

Mariana Cardoso Menquinelli

Escola:

E.M.E.F. DESEMBARGADOR AMORIM LIMA

Turma:

6ª série

Atividade:

Efeito Estufa

Plano de Aula:

Tema: Efeito Estufa

 

Objetivo: Compreensão do fenômeno do efeito estufa e saber diferenciar o efeito estufa natural do agravado por intervenção humana

 

Procedimento:

Distribuição do material por grupo (plastico filme, caixas de plástico, papel alumínio, dois copos e um termômetro)

Explicação em lousa a respeito do efeito estufa, apresentando o paralelo da Terra, atmosfera, e sol com os itens do experimento

Auxiliar os alunos na montagem do experimento

Aplicar o roteiro de aula com os questionamentos

Verificar os resultados das experiências

Explicar a diferença entre efeito estufa natural e os agravantes humanos (aumento das concentrações de CO2 e Metano na atmosfera)

Discussão final e recolher os roteiros preenchidos

Roteiro: