Aprendizagem

Na disciplina de Atenção à Saúde da Comunidade I, os estudantes são inseridos na rede de Unidades de Saúde de Família (USF)/Unidade Básicas de Saúde (UBS), preferencialmente, do Distrito de Saúde Oeste sob gestão da Secretaria Municipal de Saúde de Ribeirão Preto (SMSRP) e em parceria com a Universidade de São Paulo. Nessas unidades de saúde são objeto de estudo e trabalho: o território geográfico, os valores culturais, as redes sociais, os domicílios e os equipamentos sociais existentes, que representam o cenário de ensino-aprendizagem prioritário para o desenvolvimento das áreas de competência profissional pertinentes ao primeiro ano do Curso.

O desenvolvimento de competência profissional dos estudantes nessa disciplina é apoiado por professores da FMRP-USP e profissionais da rede de saúde do sistema público de Ribeirão Preto, que atuam respectivamente nas Unidades de Saúde.

Nesta Atividade Curricular, os estudantes realizam atividades em um período da semana, sendo ora nas Unidades de Saúde em sua maior parte ora em atividades teórico-práticas na FMRPUSP, com o apoio contínuo do tutor/professor da FMRP-USP. Os momentos de atividades teóricas realizados na FMRP-USP, com a turma toda ou em pequenos grupos sempre com foco na comunidade, identificando suas necessidades coletivas de saúde.

O contato direto com a realidade de saúde e a interpretação dessa realidade na perspectiva dos estudantes são os elementos disparadores do processo ensino-aprendizagem. As atividades da disciplina de Atenção à Saúde da Comunidade I, como dito anteriormente são desenvolvidas nas Unidades de Saúde da Família e/ou Unidades Básicas de Saúde, que compõem a Rede Assistencial de Saúde do município de Ribeirão Preto, particularmente no Distrito de Saúde Oeste. A distribuição dos grupos e a localização das unidades de saúde com atividades para a Turma 2017 de graduação em Medicina podem ser observadas nos Quadros 1 e 2.