Indice degli argomenti
-
-
Aqui você vai encontrar as informações básicas sobre a disciplina.
-
O documento em anexo é um guia explicativo para elaboracação das resenhas
-
A Ficha de Estágio é o documento de registro das atividades/horas realizadas pelo estagiário(a) na instituição concedente. Na Ficha, o aluno deverá discriminar e descrever as atividades realizadas a cada dia e em conformidade com a proposta de estágio do docente FEUSP.
O(a) licenciando(a) precisa baixar a Ficha de Estágio (pdf), imprimir o documento, preencher com seus dados e levá-lo sempre que for ao campo de estágio.
Observações:
1) Para os estágios remotos, não são obrigatórias as assinaturas da/o docente FEUSP, nem da instituição concedente de estágio e tampouco da/o estudante. As fichas deverão ser anexadas junto com o pdf do histórico escolar (constando a aprovação) no FORMULÁRIO ON-LINE DE REGISTRO , após o encerramento do semestre letivo.
2) Para os estágios presenciais, apenas a assinatura da/o docente FEUSP não será exigida, ou seja, nas fichas deverão constar as assinaturas (manuais ou digitais) da instituição concedente e da/o estudante. As fichas deverão ser anexadas junto com o histórico escolar (já constando a aprovação) no FORMULÁRIO ON-LINE DE REGISTRO , após o encerramento do semestre letivo.
As atividades devem completar um total de 60 horas, sem ultrapassar 6 horas por dia e 30 horas por semana.
Após o fechamento das médias, vocês deverão enviar sua ficha devidamente preenchida pelo link: http://www4.fe.usp.br/estagios/registro-da-ficha-de-estagio
-
Orientações gerais
-
Acesse o link e responda ao questionário antes da aula inaugural.
-
Planilha para organização dos grupos de trabalho.
-
-
Sociedade de risco
-
Poste aqui sua resenha do texto "Risco e cidadania", de acordo com o modelo proposto.
-
-
Disserte sobre a pergunta a seguir, usando no máximo 300 palavras.
A partir da apresentação feita no filme "Dilemas das redes", como você acredita que seria o futuro influenciado pelas redes e quais seriam as medidas capazes de limitar a influência negativa delas na vida em sociedade?
Poste aqui sua dissertação.
-
Semana SANTA - Não haverá aula
-
Percepção de Risco - Não haverá aula presencial
-
Neste artigo, os autores discutem o complexo campo da percepção, em particular da percepção de risco, a partir de um ensaio de natureza teórica e meto- dológica que busca destacar a sua relevância em pesquisas que dialogam com a interface ambiente, saúde e sustentabilidade. Reconhecendo que fatores sociais e culturais influenciam direta e indireta- mente as percepções que os indivíduos têm sobre diferentes riscos, os autores sinalizam que estudos nesse campo podem evidenciar os interesses, os valores e os pontos de conflitos existentes nas are- nas e oferecer insights que ajudariam os tomadores de decisão a aperfeiçoar processos decisórios com maior envolvimento da sociedade. Para além da percepção de risco, o artigo discute também exem- plos de investigações conduzidas pelos autores com enfoque sobre percepção ambiental. Buscando uma perspectiva crítica para tratar o tema, reconhecem a necessidade de compreender nos processos am- bientais e em contextos sociais a configuração dos riscos socioambientais e suas percepções.
-
Poste aqui sua resenha do texto:
"Percepção de risco: um campo de interesse para a interface ambiente, saúde e sustentabilidade"
-
Poste aqui sua resenha do texto "Educar na Sociedade de Risco".
-
-
-
A resenha desta semana será a partir do audio contido na página acima. Escute o audio e em 1 página, escreva tua resenha
-
Poste aqui sua resenha sobre o quadro Cynefin.
-
Artigo Original no qual David Snowden propõe o diagrama Cynefin.
-
Apresentação do próprio Snowden sobre o CYNEFIN. Em inglês, mas com possibilidade de ativar legendas automáticas.
Para ativar a legenda com tradução automática, é preciso primeiro selecionar o ícone cc e, depois, clicar na rodinha das configurações e selecionar o auto-translate e selecionar a língua para a qual quer traduzir.
-
-
-
Baseado na explanação do Referencial CYNEFIN, caracterize situações-problemas, que envolvam conhecimento das ciências, para cada um dos 4 quadrantes abaixo, indicando a) Domínio, b) Gestão, c) Intervenção, d) Decisão.
Use o diagrama abaixo como referência
-
-
Nesta semana iremos organizar os grupos e temas para iniciar a elaboração do curso para os alunos da ETEC CEPAM
-
definição da situação problema
-
discuta com seu grupo a situação problema seguindo o exemplo em anexo
-
-
Nessa semana iremos começar a elaboração do curso, reorganizar/repensar a situação-problema (se necessário) e começar a desenvolver os folhetos
-
-
Poste aqui a sua ficha de estágio preenchida se quiser uma validação antes de enviá-la ao setor de estágio.
-