Topic outline

  • Revisão Mecânica dos Sólidos

  • Fadiga

    • Fadiga em disco de compressor, com trinca não detectada em inspeção, provoca colapso de um motor de aeronave, com danos em sistemas sistemas hidráulicos e consequente perda da capacidade de controle. Voo UNITED 232. 

      O Link abaixo é de um vídeo com o resumo do acidente. Há vários documentários disponíveis na internet sobre este acidente. O documento anexado é do relatório do órgão de investigação dos EUA (NTSB). A leitura é sugerida para compreensão de como o acidente foi investigado, como as causas foram determinadas e quais as recomendações para o componente avariado.

      https://youtu.be/fG-6nHwfyts

    • Acidente aeronáutico com causa raiz em falha por fadiga de baixo ciclo no vínculo (rabo de andorinha) entre pá de compressor e cubo. A ruptura causou uma série de danos no motor e na aeronave provocando um pouso de emergência. O link abaixo é para um vídeo com a descrição resumida da emergência. 

      O Arquivo anexado contém o relatório final da investigação do acidente com as conclusões relativas à falha do componente por fadiga de baixo ciclo. 

      https://youtu.be/Ll3HnxBWDwM

    • Relatório de acidente com falha estrutural causada por fadiga associada à corrosão. 

      No link abaixo há um vídeo que resume as circunstâncias do acidente com o voo Aloha 243. O relatório completo do órgão de investigação dos EUA (NTSB) está anexo e sugerimos a leitura, em especial dos itens relativos à falha por fadiga.

      https://youtu.be/9-bBLr17KCc

    • As aeronaves De Havilland Comet foram os primeiros aviões comerciais para transporte de passageiros com propulsão por motores à reação. Com poucos meses de operação, duas falhas catastróficas fizeram com que as operações fossem interrompidas e uma investigação sem precedentes foi iniciada para determinar a causa dos acidentes. 

      As conclusões da investigação apontaram para falha por fadiga iniciada em furos para instalação de rebites em uma região mais solicitada da fuselagem. 

      No arquivo anexo está o relatório original da investigação. 

      No link abaixo está um conjunto de slides apresentados numa conferência sobre a aplicação de técnicas e teorias mais recentes para analisar o acidente.

      https://www.fzt.haw-hamburg.de/pers/Scholz/dglr/hh/text_2019_01_24_Comet.pdf

      No link abaixo há um vídeo sobre a análise de falhas por fadiga nos aviões De Havilland Comet (mesmo conferencista do item anterior)

      https://youtu.be/K5HqEwbp4GA


    • Artigo científico para estudo de fadiga multiaxial de fadiga.


  • Estabilidade (Flambagem)

  • Falhas por Impacto

  • Tensões de Contato - Hertz

  • Dimensionamento - Eixos

  • Dimensionamento - Parafusos de movimento

    • Relatório de Acidente com aeronave onde houve falha de um parafuso de movimento, causada por má lubrificação. Esta falha inicial foi seguida de uma falha por fadiga de baixo ciclo das estruturas de fixação do acionamento do profundor da aeronave. 

      Video sobre o acidente: https://www.dailymotion.com/video/x3ghyub

  • Dimensionamento - Uniões

  • Dimensionamento - Engrenagens Cilíndricas de Dentes Retos

  • PROVAS

    • Prova - 1 16/Out/2020

      Cada aluno deverá fazer o upload da prova neste local, respeitando os prazos limites

      Até 5 arquivos podem ser enviados. Identifique cada um deles com seu nome e número usp.

      Nas folhas de prova também devem constar seu nome e número USP.  As respostas devem ser manuscritas.

      São aceitos fotos e imagens digitalizadas (scan) das folhas de resolução.

      Não é preciso enviar a folha de questões.

    • Cada aluno deverá fazer o upload da prova neste local, respeitando os prazos limites

      Até 5 arquivos podem ser enviados. Identifique cada um deles com seu nome e número usp.

      Nas folhas de prova também devem constar seu nome e número USP.  As respostas devem ser manuscritas.

      São aceitos fotos e imagens digitalizadas (scan) das folhas de resolução.

      Não é preciso enviar a folha de questões.