Programação

  • 1. Informações administrativas

    As aulas das sextas-feiras pela manhã estão restritas aos alunos matriculados nas turmas de laboratório identificadas por T61A, T62B, da disciplina PME3230 Mecânica dos Fluidos I.

    Esta página trata apenas de assuntos da frente chamada de L (Laboratório), dedicada às aulas de Teoria, Exercícios e Laboratório, com atividades encontradas no plano de aulas 2020 e relacionados com a turma T61A.

    O material didático referente às aulas de Teoria e Exercícios ministradas é encontrado nesta página. O material oferecido em arquivo montado através de cópias manuscritas em transparência é antigo. O material em arquivo Power Point tem sido atualizado anualmente. Isto significa que os arquivos Power Point deste ano são diferentes daqueles de 2019.

    Neste tópico são encontradas as informações específicas relativas apenas às atividades de laboratório das turmas acima indicadas.


    • Pasta ícone
      Informações iniciais 2020 Pasta

      Face às imposições consequentes à pandemia gerada pelo Covid-19, uma série de mudanças aconteceram na estrutura dos cursos da EP.

      Em PME3230, tais mudanças implicaram na alteração significativa das atividades de laboratório, face à impossibilidade de acesso ao campus e que serão detalhadas ao longo do curso. Como consequência foram também alteradas as formas de avaliação a serem aplicadas neste semestre. 

      A instruções referentes a datas e horários de aulas, assuntos relativos a provas -datas, forma, horários, e conteúdo-, critério de aproveitamento, outras orientações a alunos e bibliografia estão disponíveis no arquivo PlanoAulasPME3230[ver1].pdf, disponível neste tópico como também na página geral da disciplina.

      No tangente às aulas de teoria e exercícios, o procedimento será mantido em parte semelhante às aulas presenciais. A apresentação da teoria era feita a partir de apresentações Power Point, com os exercícios em aula sendo desenvolvidos no quadro negro. A teoria continuará sendo desenvolvida em apresentações Power Point, com os exercícios desenvolvidos também no mesmo Power Point. Estes arquivos serão colocados à disposição dos alunos dias antes da aula, na versão .ppsx. Sugere-se a sua visualização antecipada para que a aula flua melhor, sendo usada para elucidação de dúvidas e não para primeiro contato com os assuntos apresentados. 

      SUGERE-SE A LEITURA ATENTA DO PLANO DE AULAS, FACE ÀS MUDANÇAS SIGNIFICATIVAS OCORRIDAS NESTE SEMESTRE.

      Disponível até o final de 20 de dezembro de 2020
  • Material didático

    Neste tópico será inserido o material didático referente às aulas e atividades desenvolvidas pelas turma T61 e T62, lembrando que a turma T62 é composta pelos alunos das turmas oficiais T62 e T64.

     

    • Arquivo ícone
      L1- Análise dimensional e semelhança Arquivo

      VERSÃO FINAL ATUALIZADA APÓS AULAS

      A pasta ASDS Stoa 2020 final.zip contém a apresentação Power Point referente a Análise dimensional e semelhança dinâmica, versão 2020, revisada após as aulas correspondentes e ainda arquivos copiados de transparências antigas, parcialmente desatualizadas, que tratam do mesmo tema. 


      Disponível até o final de 19 de dezembro de 2020
    • Arquivo ícone
      L2 - Estática dos Fluidos Arquivo

      VERSÃO FINAL ATUALIZADA APÓS AULAS

      A pasta L2 Estática dos fluidos.zip contém a apresentação Power Point pós-aula revisada referente a Estática dos Fluidos, versão 2020, e ainda arquivos copiados de transparências antigas, parcialmente desatualizadas, que tratam do mesmo tema. 



      Disponível até o final de 19 de dezembro de 2020
    • Arquivo ícone
      L3: Escoamentos viscosos 1 Arquivo

      VERSÃO FINAL ATUALIZADA APÓS AULAS

      A pasta L3: Escoamentos Viscosos 1 2020.zip contém a apresentação Power Point pós-aulas corrigida referente à primeira aula de três, relativa a escoamentos viscosos, versão 2020, os filmes e vídeos apresentados ao longo do arquivo Power Point e ainda arquivos copiados de transparências antigas, parcialmente desatualizadas, que tratam do mesmo tema. 

      Disponível até o final de 19 de dezembro de 2020
    • Arquivo ícone
      L4: Escoamentos viscosos 2 Arquivo

      VERSÃO FINAL ATUALIZADA APÓS AULAS

      A pasta L4: Escoamentos Viscosos 2 2020.zip contém a apresentação Power Point pós-aulas referente à segunda aula de três, relativa a escoamentos viscosos, versão 2020 e ainda arquivos copiados de transparências antigas, parcialmente desatualizadas, que tratam do mesmo tema. 

      Disponível até o final de 19 de dezembro de 2020
    • Arquivo ícone
      L5: Escoamentos viscosos 3 - Exercícios resolvidos Arquivo

      VERSÃO FINAL ATUALIZADA APÓS AULAS

      O arquivo PME3230 MecFlu 2020 Esc. Viscosos 8 Problemas.ppsx contém a apresentação Power Point pós-aulas referente a oito exercícios resolvidos referentes ao tema.

      Disponível até o final de 19 de dezembro de 2020
    • Arquivo ícone
      L6: Máquinas de Fluxo Arquivo

      A pasta L6: Máquinas de Fluxo contém o arquivo aulaBomba Marcos 2017.pptx com a apresentação Power Point referente a bombas centrífugas e o arquivo Notas Complementares Ceccato.pdf referente ao vídeo sobre Bombas Centrífugas.

      Disponível até o final de 19 de dezembro de 2020
  • EXERCÍCIOS DE AVALIAÇÃO

    • Tempo máximo para realizar o teste: 50 minutos.

      Período para realizar o teste: das 8:00 do dia 21/09/20 às 8:00 do dia 22/09/20.

      Este teste é obrigatório para todos os alunos, não importando sua situação no curso (regular ou dependente).


    • Tempo máximo para realizar o teste: 50 minutos.

      Período para realizar o teste: das 8:00 do dia 26/10/20 às 23:59 do dia 27/10/20.

      Este teste é obrigatório para todos os alunos, não importando sua situação no curso (regular ou dependente).


    • Tempo máximo para realizar o teste: 90 minutos.

      Período para realizar o teste: das 8:00 do dia 16/11/20 às 8:00 do dia 17/11/20.

      Este teste é obrigatório para todos os alunos, não importando sua situação no curso (regular ou dependente).


    • Tempo máximo para realizar o teste: 50 minutos.

       Período para realizar o teste: das 8:00 do dia 03/12/2020 às 8:00 do dia 04/12/2020.

       Este teste é obrigatório para todos os alunos, não importando sua situação no curso (regular ou dependente).


  • Quiz 1

    Antes de realizar um dos quizzes, o roteiro do quiz a ser feito deve ser lido antes de realizar o quiz pois as questões do quiz são baseadas neste texto.


  • Quizz - experiência 2 - Esc. turbulento + medidores de vazão

    • Este quiz é composto por cinco questões de múltipla escolha ou de associação, e versa sobre o conteúdo do roteiro da Experiência 2 - Perdas de carga distribuída e localizada em escoamento turbulento e medidores de vazão.

      O quiz tem duração máxima de 10 minutos.


  • Quizz - experiência 3 - Ensaio de Bombas centrífugas

  • Atividade A1

    Caros alunos,

    Nesta atividade o aluno deverá assistir ao vídeo sobre o laboratório de Mecânica dos Fluidos e, em seguida, responder as 04 perguntas do questionário relacionado a esta atividade.

    O aluno terá 10 minutos para a realização desta atividade sendo que o início da atividade será das 08:00 do dia 06/10/2020 até às 08:00 do dia 07/10/2020. O aluno terá 01 tentativa para sua realização e as questões serão feitas de forma sequencial (ou seja, o aluno não poderá retornar para as questões anteriores).

    Assistam ao vídeo primeiro e façam anotações sobre as informações disponibilizadas no vídeo.

    Atenciosamente,

    Coordenação PME3230


  • Atividade A2

    Esta atividade consistirá na realização de 03 atividades, a saber:

    1. Realização de quizz (quizz 1) no período de 13/10/2020 a 19/10/2020
    2. Realização de questionário relacionado com base em informações  fornecidas em vídeo denominado Vídeo - Atividade A2 no período 26/10/2020 a 27/10/2020
    3. Realização de atividade experimental na casa de cada aluno conforme instruções apresentadas em Atividade experimental - A2 no período de 19/10/2020 a 26/10/2020

    • Esta atividade deve ser realizada individualmente e seus resultados devem ser reportados por meio de um relatório que deve ser elaborado seguindo um dos modelos disponíveis em Modelos de relatório da atividade experimental A2.

      Observe que embora os arquivos estejam disponíveis em formatos editáveis (*.docx e *.ods) por meio do Google Docs (disponível a todos aluno(a)s), as entregas do relatório devem ser feitas no formato *.pdf.

      Atividade proposta:

       A. Estabeleça os regimes de escoamento laminar e turbulento na tubulação a montante de uma torneira. Caso desconheça o diâmetro interno da tubulação, admita o valor de 25mm.

       B. Meça a vazão com dois recipientes distintos de volume interno conhecidos para cada regime de escoamento. Discuta a influência dos diferentes volumes nas incertezas calculadas.

       C. Calcule a velocidade média para cada cenário. Note que esta grandeza é necessária no item A.

       D. Registre as características do escoamento na saída da torneira com fotografias, insira no relatório e discuta a observação.


    • Vídeo que deve ser assistido antecipadamente para a realização do questionário da Atividade A2

    • Caros alunos,

       Nesta atividade o aluno deverá assistir ao vídeo denominado Vídeo - Atividade A2 e ,em seguida, responder as perguntas do questionário relacionado a esta atividade.

       O aluno terá 50 minutos para a realização desta atividade sendo que o início da atividade será das 08:00 do dia 26/10/2020 até às 08:00 do dia 27/10/2020. O aluno terá 01 tentativa para sua realização e as questões serão feitas de forma sequencial (ou seja, o aluno não poderá retornar para as questões anteriores).

      Para as questões numéricas, não esquecer de usar o ponto como separador decimal.

       Assistam ao vídeo primeiro e façam anotações sobre as informações disponibilizadas no vídeo.

       Atenciosamente,

       Coordenação PME3230


  • Atividade A3

    • Esta avaliação deve ser realizada entre as 08h00 do dia 16/11 e as 08h00 do dia 23/11. Uma vez aberta, ela precisa ser completada em no máximo 30 minutos. A avaliação consiste em duas questões de múltipla escolha ou associação, e uma questão numérica, apresentadas nesta ordem. A avaliação está configurada para exibir uma questão por página com navegação sequencial, ou seja, não é possível voltar para uma questão anterior. Fiquem atentos e não deixem de responder uma questão antes de passar para a próxima.

      Observações referentes à questão numérica: 

      • Deve-se usar o ponto como separador decimal.
      • Fiquem atentos às unidades indicadas no espaço de resposta.


  • Atividade A4 - Questionário referente ao vídeo

    Esta avaliação deve ser realizada entre as 08h00 do dia 02/12 e as 08h00 do dia 03/12. Uma vez aberta, ela precisa ser completada em no máximo 30 minutos. A avaliação consiste em cinco questões de múltipla escolha. A avaliação está configurada para exibir uma questão por página com navegação sequencial, ou seja, não é possível voltar para uma questão anterior. Fiquem atentos e não deixem de responder uma questão antes de passar para a próxima.

    Para a realização desta atividade, você deverá:

    1. Assistir ao vídeo da Atividade A4
    2. Roteiro da experiência de bombas
    3. Assistir ao vídeo complementar
    4. Estudar o material contido no arquivo Notas Complementares
    5. Responder ao questionário