Programação
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A ABENDI - Associação Brasileira de Ensaios Não-Destrutivos e Inspeção - é uma associação técnica que congrega os profissionais brasileiros que atuam na área de ensaios-não destrutivos e inspeção industrial. A associação promove cursos e eventos, além de publicar material técnico sobre ensaios não-destrutivos.
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A ASNT - The American Society for Non-destructive testing é a maior associação de profissionais dedicados aos ensaios não-destrutivos (NDT, sigla em inglês). A ASNT promove eventos, publica material técnico e desenvolve normas e procedimentos.
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Fadiga em disco de compressor, com trinca não detectada em inspeção, provoca colapso de um motor de aeronave, com danos em sistemas sistemas hidráulicos e consequente perda da capacidade de controle. Voo UNITED 232.
O Link abaixo é de um vídeo com o resumo do acidente. Há vários documentários disponíveis na internet sobre este acidente. O documento anexado é do relatório do órgão de investigação dos EUA (NTSB). A leitura é sugerida para compreensão de como o acidente foi investigado, como as causas foram determinadas e quais as recomendações para o componente avariado.
https://youtu.be/fG-6nHwfyts
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Acidente aeronáutico com causa raiz em falha por fadiga de baixo ciclo no vínculo (rabo de andorinha) entre pá de compressor e cubo. A ruptura causou uma série de danos no motor e na aeronave provocando um pouso de emergência. O link abaixo é para um vídeo com a descrição resumida da emergência.
O Arquivo anexado contém o relatório final da investigação do acidente com as conclusões relativas à falha do componente por fadiga de baixo ciclo.
https://youtu.be/Ll3HnxBWDwM
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Relatório de acidente com falha estrutural causada por fadiga associada à corrosão.
No link abaixo há um vídeo que resume as circunstâncias do acidente com o voo Aloha 243. O relatório completo do órgão de investigação dos EUA (NTSB) está anexo e sugerimos a leitura, em especial dos itens relativos à falha por fadiga.
https://youtu.be/9-bBLr17KCc
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As aeronaves De Havilland Comet foram os primeiros aviões comerciais para transporte de passageiros com propulsão por motores à reação. Com poucos meses de operação, duas falhas catastróficas fizeram com que as operações fossem interrompidas e uma investigação sem precedentes foi iniciada para determinar a causa dos acidentes.
As conclusões da investigação apontaram para falha por fadiga iniciada em furos para instalação de rebites em uma região mais solicitada da fuselagem.
No arquivo anexo está o relatório original da investigação.
No link abaixo está um conjunto de slides apresentados numa conferência sobre a aplicação de técnicas e teorias mais recentes para analisar o acidente.
https://www.fzt.haw-hamburg.de/pers/Scholz/dglr/hh/text_2019_01_24_Comet.pdf
No link abaixo há um vídeo sobre a análise de falhas por fadiga nos aviões De Havilland Comet (mesmo conferencista do item anterior)
https://youtu.be/K5HqEwbp4GA
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Artigo científico para estudo de fadiga multiaxial de fadiga.
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Flambagem de colunas esbeltas sob diferentes condições de contorno - Bi-apoiada e Engastada apoiada
Notar a diferença na carga de flambagem e na linha elástica da estrutura deformada
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Testes de flambagem em estruturas de paredes finas (corpos de foguetes lançadores)
Grupo de ensaios de Flambagem (Buckling) Centro Marshall - NASA
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Flambagem torcional de cantoneiras de paredes finas sujeitas à compressão. Notar que a cantoneira com maiores dimensões nos comprimentos dos lados tem carga de flambagem menor que a cantoneira de lados menores quando se considera este modo de flambagem.
Comportamento contra-intuitivo
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Viga em perfil I, sujeita à flexão, sofre flambagem em modo torcional (aba superior em compressão)
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Simulação do experimento de Esslinger com a compressão de um cilindro de paredes finas. Há a flambagem local inicial, seguida de deformação plástica.
Ver também - Colapso progressivo de tubos - https://youtu.be/i5qwvtEqC5o
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Relatório de Acidente com aeronave onde houve falha de um parafuso de movimento, causada por má lubrificação. Esta falha inicial foi seguida de uma falha por fadiga de baixo ciclo das estruturas de fixação do acionamento do profundor da aeronave.
Video sobre o acidente: https://www.dailymotion.com/video/x3ghyub
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Prova - 1 16/Out/2020
Cada aluno deverá fazer o upload da prova neste local, respeitando os prazos limites
Até 5 arquivos podem ser enviados. Identifique cada um deles com seu nome e número usp.
Nas folhas de prova também devem constar seu nome e número USP. As respostas devem ser manuscritas.
São aceitos fotos e imagens digitalizadas (scan) das folhas de resolução.
Não é preciso enviar a folha de questões.
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Cada aluno deverá fazer o upload da prova neste local, respeitando os prazos limites
Até 5 arquivos podem ser enviados. Identifique cada um deles com seu nome e número usp.
Nas folhas de prova também devem constar seu nome e número USP. As respostas devem ser manuscritas.
São aceitos fotos e imagens digitalizadas (scan) das folhas de resolução.
Não é preciso enviar a folha de questões.
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