Topic outline

    • Por determinação da Pró-Reitoria de Gradução da USP, as aulas teóricas serão ministradas on-line no segundo semestre de 2020, sendo as aulas práticas suspensas nesse momento. As aulas práticas serão repostas a partir de janeiro 2021, conforme cronograma a ser desenvolvido pela CoC e CG-FMRP/USP.
  • Fisioterapia Geral II - 2S/2020

    Ementa

    Embasar o uso terapêutico de diferentes agentes físicos utilizados na prática clínica de natureza mecânica, térmica, fotoelétrica e hídrica.

    Objetivos

    Capacitar o aluno na prescrição e aplicação de recursos físicos (eletroterapia, termoterapia, fototerapia, mecanoterapia e hidroterapia) utilizados na prática fisioterapêutica, discutindo as bases da sua ação nos diferentes sistemas biológicos, com ênfase nas disfunções clínicas de maior incidência, considerando os seus cuidados e contraindicações.

  • Programa

    Programa Resumido

    A disciplina discute a aplicação clínica dos agentes físicos, utilizados na fisioterapia, nos sistemas músculo-esquelético, nervoso, respiratório e tegumentar. Será enfatizada a aplicação dos recursos fisioterapêuticos para as disfunções de maior incidência nos diferentes sistemas, bem como no pós-operatório, com enfoque nas respostas biológicas, considerando os seus cuidados e contraindicações.

  • Cronograma

    Em decorrência da pandemia da COVID-19 as aulas práticas estão suspensas nesse momento.

    As aulas teóricas serão ministradas online no dia e horário apresentado no cronograma em anexo

  • Bibliografia

    BELANGER AY. Recursos Fisioterapêuticos – evidências que fundamentam a prática clínica. 2ª ed., São Paulo, Editora Manole, 2012

    BISSCHOP G; BISSICHOP E; COMMANDRÉ F. Eletrofisioterapia. São Paulo: Editora Santos, 2001. BOBATH B. Hemiplegia no Adulto: Avaliação e Tratamento. Ed. Manole, 1978

    BRUST J C. A Prática da Neurociência. Reichamn & Affonso Editores, 2000. CORRIGAN B; MAITLAND GD. Prática Clínica - Ortopedia & Reumatologia: Diagnóstico e Tratamento. São Paulo: Editorial Premier, 2000.

    COX JM. Dor lombar: mecanismo, diagnóstico e tratamento. São Paulo: Ed. Manole, 2002.

    DAVID C; LLOYD J. CASH- Reumatologia para fisioterapeutas, São Paulo: Editorial Premier, 2001 DELISA JA. Tratado de Medicina de Reabilitação: Princípios e Prática. vol. 1 e 2. 3ªedição. São Paulo: Ed. Manole, 2001.

    EDWARDS S. Fisioterapia Neurológica, Editora Artmed, Porto Alegre, 1999.

    EKMAN L L. Neurociência - Fundamentos para Reabilitação. São Paulo, Elsevier, 2004.

    GOLDING D N. Reumatologia em Medicina e Reabilitação. São Paulo: Atheneu, 1991 GOULD III, JA. Fisioterapia na Ortopedia e na Medicina do Esporte. 2ª ed. São Paulo: Ed. Manole, 1993.

    GUIRRO E; GUIRRO R. Fisioterapia Dermato-Funcional. 3ª ed, São Paulo: Editora Manole, 2007

    GUYTON A. Tratado de Fisiologia Médica. 8ª edição. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1992.

    KAHN J. Princípios e Prática de Eletroterapia. São Paulo: Editora Santos, 200

    KINIGHT K L. Crioterapia no Tratamento das Lesões Esportivas. 1ª edição. São Paulo: Ed. Manole, 2000.

    KITCHEN S. Eletroterapia: Prática Baseada em Evidências. 7ª edição, São Paulo: Editora Manole, 2003.

    KOTTKE F J; LEHMANN J F. Tratado de Medicina Física e Reabilitação de Krusen, 4a Edição, São Paulo: Editora Manole, 1994, volume 1.

    LOW J; REED A. Eletroterapia Explicada: Princípios e Prática. São Paulo: Editora Manole, 2001.

    MONTEIRO CG; GAVA M V. Fisioterapia Pneumológica. Ed. Manole, 2007.

    PRYOR J A; WEBBER BA. Fisioterapia para problemas respiratórios e cardíacos. Ed Guanabara Koogan, 2ª edição, 2002.

    ROBBINS S L; KUMAR V; COTRAN R S. Patologia Básica. 5a edição, Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1994.

    ROBERTSON V; WARD A; LOW J; REED A. Eletroterapia Explicada – princípios e prática. 4ª ed,, Rio de Janeiro, Editora Elsevier, 2009.

    SARMENTO GJV. Fisioterapia Hospitalar - Pré e Pós-Operatórios. Ed. Manole. 2006.

    STARKEY C. Recursos Terapêuticos em Fisioterapia. São Paulo: Editora Manole, 2001.

    TUREK S L. Ortopedia: Princípios & Sua Aplicação. São Paulo: Ed. Manole LTDA, 1991.

    VEÇOSO M C. Laser em Fisioterapia. São Paulo: Editora Lovise, 1993.

    WATSON T. Eletroterapia: Prática Baseada em Evidência. 12ª ed, Rio de Janeiro, Editora Elsevier, 2009.

    BELANGER, A Y. Recursos Fisioterapêuticos: evidências que fundamentam a prática clínica., Editora Manole, 2014, 2 ed.


  • Link - Aulas Teóricas On-Line

    Todas as aulas teóricas serão ministradas na sala virtual - Aulas Teóricas FT Geral II, disponibilizada no link abaixo:


    A presença nas aulas deverá ser registrada pelo próprio estudante - Presença Aula On-Line 2020, no link abaixo:

  • Avaliação

    Método
    Serão utilizados como critérios de avaliação e aprendizagem os seguintes procedimentos:
    - Prova teórica - peso 1: serão realizadas 2 provas durante o semestre onde haverá questões dissertativas e de múltipla escolha (dependendo do conteúdo avaliado).
    - Prova prática - peso 1:  será realizada 1 prova prática por semestre onde cada aluno terá um caso clinico para avaliar, eleger a técnica mais indicada para o caso, e a forma de aplicação desta técnica no paciente.
    - Seminário - peso 1: apresentação de seminário sobre temas e/ou artigos pertinentes.
    - Relatórios: aulas práticas e/ou de visitas aos locais de estágio curricular quando pertinentes.
    - Participação nas atividades - peso 1: práticas e discussões em sala de aula.

    Critério
    Para ser aprovado a nota deverá ser igual ou superior a 5,0 e ter no mínimo 70% de frequência. É necessário atingir a nota mínima (5,0) em todas as provas e a nota final será a média das provas e do seminário, acrescida de 20% do seu valor, nos casos onde o aluno apresentou satisfatoriamente os relatórios e registrou participação nas atividades práticas.

    Norma das Provas de Recuperação
    Prova teórica e/ou prática, após período de estudo com a bibliografia indicada incluindo toda a matéria lecionada no semestre, exigindo-se média igual ou superior a 5,0 (cinco) para aprovação, sendo esta média obtida entre a nota de recuperação e a nota anterior da disciplina.

    Itens de Avaliação da Prova Prática:

    • Seleção do recurso
    • Técnica utilizada
    • Posicionamento e orientação do paciente
    • Manuseio do equipamento
    • empo de realização da técnica
    • Conteúdo teórico agregado


  • Seminários

    Cada grupo será responsável por uma temática, que terá como base o artigo disponibilizado abaixo.

    O seminário deverá ser apresentado com auxílio de slides, onde deverá constar:

    • Apresentar o problema (Introdução);
    • Apresentar o desfecho principal (Objetivo);
    • Descrever como foi realizado o estudo (Metodologia);
    • Apresentar os resultados de forma clara e objetiva por meio de gráficos e/ou tabelas, destacando os resultados principais;
    • Apresentar estudos similares que estão relacionados no artigo e confronta-los (Discussão);
    • Apresentar a conclusão do estudo e os comentários do grupo em relação ao artigo.


    O grupo poderá acrescentar conteúdos extras ao tema do seminário, bem como poderá utilizar outros meios de apresentação/ilustração que julgar necessário.

    O seminário deverá ser apresentado no tempo de 20 ±5 minutos.

    Será sorteado pelo menos 05 grupos que não estiverem apresentando o seminário, os quais deverão fazer pelo menos uma pergunta sobre o tema apresentado.

    O material a ser utilizado na apresentação deverá ser encaminhado a todos (alunos e professor) via  E-disciplinas com antecedência mínima de 48hs à apresentação. 

    O arquivo da apresentação deve ser enviado com o mesmo nome do arquivo disponibilizado do artigo.
    Exemplo:  "Seminario 1-Analgesica 12.08".


    Itens de Avaliação do Seminário:

    • Qualidade visual dos Slides
    • Número de Slides / tempo de apresentação
    • Capacidade de transmitir as informações do estudo (Didática);
    • Formato da apresentação dos slides (Clareza na apresentação das informações);
    • Capacidade de apresentar os dados de forma clara;
    • Participação de forma homogênea de todos os membros do grupo;
    • Domínio sobre o assunto abordado;
    • Arguição / resposta as perguntas;
    • Complementação das informações do artigo e/ou utilização de outros meios de apresentação/ilustração.


    Temas Seminários

      Data da Apresentação  

                   Tema do Seminário           

             Grupos         

    12/08/2019

    Correntes Analgésicas

    Grupo 1

    26/08/2019

    Correntes Analgésicas

    Grupo 2

    02/09/2019

    Correntes Polarizadas

    Grupo 3

    16/09/2019

    Correntes Excitomotoras

    Grupo 4

    23/09/2019

    Correntes Excitomotoras

    Grupo 5

    30/09/2019

    Ultrassom Terapêutico

    Grupo 6

     07/10/2019Fotobiomodulação Grupo 7

    21/10/2019

    Fotobiomodulação

    Grupo 8

    04/11/2019

    Ondas Curtas

    Grupo 9

    11/11/2019

    Micro-ondas

    Grupo 10

     18/11/2019Crioterapia
    Grupo 11


















    Grupos

    Turma A 

    Turma B

     Grupo 1

     Aline, Beatriz, Barbara, Eduardo

     Grupo 6

     Heder, Isabela Adão, Joelma

     Grupo 2

     Ani, Ester, Ana Karolina

     Grupo 7

    Naiara, Nicole, Nathan, Lucas

     Grupo 3

     Geovana,  Érica, Giovanna

     Grupo 8

    Isabella Trimer, Viviane, João Pedro, Manoela 

     Grupo 4

     Amanda, Daiane, Gabriel, Guilherme

     Grupo 9

     José, Josiane, Pamela, Lara

     Grupo 5

     Cesar, Denis, Ana

     Grupo 10

    Luiza, Thales, Jacqueline, Isabela Oliveira

     Grupo 11

    Bruna, Ana, Ana Catarine,  Giovani

     

     

     


  • Atividade de entrega de Seminário

  • Discussão Clínica

    Atividade - Discussão clínica

     Cada grupo terá  30 minutos de apresentação, seguidos de 30 minutos para discussão.

    Serão sorteados pelo menos 05 grupos em cada discussão clínica, os quais deverão fazer pelo menos uma pergunta sobre o tema apresentado.

    As discussões clínicas deverão seguir minimamente o roteiro de avaliação disponibilizado abaixo.


    Itens de Avaliação da Discussão Clínica:

    • Qualidade da apresentação
    • Tempo de apresentação
    • Conteúdo
    • Qualidade do artigo de embasamento
    • Solução de problemas apresentados
    • Arguição / resposta as perguntas


    Temas para a Discussão Clínica

       Data da Apresentação  

    Discussão clínica 

           Grupos        

    12/08/2020

    Dor lombar

    Grupo 11

    26/08/2020

    Úlcera venosa

    Grupo 10

    02/09/2020

          Paciente hospitalizado - longa permanência      

    Grupo 1

    16/09/2020

    Lesão LCA

    Grupo 2

    23/09/2020

    Consolidação de fratura

    Grupo 3

    30/09/2020

    Lesão muscular

    Grupo 4

    07/10/2020

    Dor no quadril

    Grupo 5

    21/10/2020

    Tendinose

    Grupo 6

    04/11/2020

    Entorse de tornozelo

    Grupo 7

    11/11/2020

    Recuperação muscular pós-exercício

    Grupo 8

    18/11/2020

    Bursite

    Grupo 9



  • Atividade de entrega da Discussão Clínica

    O material da Discussão Clínica ser apresentado na aula teórica deverá ser entregue com 24 horas de antecedência ao horário de apresentação. 

  • Atividade de Pesquisa

    Atividade de pesquisa

    Cada grupo deverá buscar na base de dados PubMed pelo menos um artigo (preferencialmente um ensaio clínico) que envolva, pelo menos, um recurso eletrofísico de domínio da Fisioterapia, conforme tabela abaixo. 

    Cada grupo deverá entregar na próxima aula teórica um fichamento contendo a "parte da metodologia que descreve o recurso eletrofísico", bem como as respostas relacionadas aos questionamentos abaixo:

    - Os parâmetros - forma de onda, regime de pulso, intensidade e/ou potência e/ou energia, etc.; 

    - A(s) unidade(s);

    - O desenho experimental / utilização do(s) recurso(s) é pertinente para o objetivo do estudo;

    - O grupo controle / sham é comparável com o grupo experimental;

    - Com a descrição apresentada é possível utilizar o recurso na prática clínica.



  • Caso Clínico - Aulas Práticas

    Atividade - Caso Clínico


    Cada grupo terá  30 minutos para resolver o caso clínico, seguidos de 15 minutos para apresentação.

    Os alunos poderão acessar qualquer fonte de informações para resolver o caso clínico proposto.

    Os grupos que não estiverem apresentando o caso clínico deverão fazer pelo menos uma pergunta sobre o tema apresentado.


    Tema para o Caso Clínico:

    • Os casos clínicos apresentados abaixo serão sorteados entre os grupos no início de cada aula prática.

  • Perguntas de Concursos

  • Roteiros - Aulas Práticas