Biologia Celular, Molecular e Bioagentes Patogênicos
Criar um foro de debate e de atualização constantes sobre temas e pesquisas desenvolvidas na Biologia Celular e Molecular. Os alunos deverão entrar em contato com as fronteiras do conhecimento nessas áreas e espera-se que desenvolvam comportamento crítico e complementem a formação individual naquilo que não se adquire através do trabalho de tese e de outras disciplinas de natureza específica
Difundir os princípios básicos dos mecanismos que constituem os marcos do câncer, fomentar a discussão relacionada a fronteira do conhecimento nesta área e principalmente inspirar os jovens à pesquisa na área de biologia de tumores.
Oferecer aos pós-graduandos a oportunidade de se atualizar e aprofundar seus conhecimentos sobre temas da Biologia Celular contemporânea. Serão enfatizados os mecanismos moleculares envolvidos em processos dinâmicos da célula, incluindo: organização da célula eucariótica, compartimentos celulares, citoesqueleto e motores moleculares, transporte intracelular, sinalização e transdução de sinal e comunicação celular.
- Expôr o pós-graduando às abordagens experimentais da atualidade no campo da Biologia Celular, buscando a incorporação da linguagem e o exercício do pensamento científico na área. 

- Oferecer ao pós-graduando a oportunidade de se atualizar e aprofundar seus conhecimentos da Biologia Celular.