Biomecânica, Medicina e Reabilitação do Aparelho Locomotor
Introduzir conceitos de MBE na pesquisa clínica e epidemiológica, bem como, instrumentalizar os pós-graduandos da área da saúde para o uso de ferramentas da MBE na prática clínica diária, na tomada decisão clínica e na gestão em saúde.

Objetivo Gerais 

1) Apresentar aos alunos a técnica da hemodiluição intraoperatória, com contemplação dos aspectos práticos, clínicos e econômicos, com ênfase para os tópicos relacionados à investigação clínica nesta área. 

2) Incentivar a criação de linhas de pesquisa em temas correlatos 

Objetivos Específicos

Capacitar o aluno de pós-graduação a: 

1) Desenvolver projetos nessa linha de pesquisa 

2) Discutir, de forma crítica, os principais trabalhos pertinentes ao tema.

Apresentar ao aluno os conceitos básicos da Estatística Geral e discutir os principais testes estatísticos utilizados em trabalhos de investigação clínica, com ênfase para os ensaios clínicos. 

Objetivos Específicos:

Capacitar o aluno de pós-graduação a: 

1. Indicar o teste estatístico a ser utilizado em diferentes protocolos de pesquisa.

2. Aplicar os principais testes estatísticos empregados em protocolos de pesquisa.

- Desenvolver o pensamento crítico mediante a análise de um tema atual e multidisciplinar.
- Apresentar ao aluno os trabalhos clássicos realizados nesta área de conhecimento
- Capacitar o aluno a identificar os principais riscos da anestesia e da cirurgia e a formalizar métodos para amenizá-los
- Capacitar o aluno a formalizar projetos de pesquisas nesta área de conhecimento
Oferecer conhecimentos sobre modelos de avaliação de novas tecnologias envolvidas no tratamento das patologias da coluna vertebral, resultados, custo efetividade e evidência.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

 Oferecer conhecimentos sobre:

  1. Novos implantes utilizados;
  2. Técnicas minimamente invasivas da coluna vertebral;
  3. Uso de produtos biológicos;
  4. Novos métodos de avaliação e diagnóstico;
  5. Custo efetividade da cirurgia da coluna vertebral;
  6. Evidência científica.
WhatsApp Image 2020-08-16 at 09.48.36.pngWhatsApp Image 2020-08-16 at 09.48.36.png
Apresentar e comentar os aspectos metodológicos fundamentais para desenvolvimento de ensaios clínicos de qualidade. Discutir criticamente o conceito de medicina baseada em evidências, seu pontos fortes e as limitações associadas ao uso de critérios facilmente aplicados para ensaios farmacológicos, mas que são ineficazes ou não-operacionais com outras formas de intervenção clínica. Desenvolver habilidades para a síntese do conhecimento por meio da leitura crítica de ensaios clínicos, desenvolvimento e interpretações de metanálises.

Objetivo Gerais 1) Apresentar aos alunos a técnica da hemodiluição intraoperatória, com contemplação dos aspectos práticos, clínicos e econômicos, com ênfase para os tópicos relacionados à investigação clínica nesta área. 2) Incentivar a criação de linhas de pesquisa em temas correlatos Objetivos Específicos Capacitar o aluno de pós-graduação a: 1) Desenvolver projetos nessa linha de pesquisa 2) Discutir, de forma crítica, os principais trabalhos pertinentes ao tema.

Apresentar ao aluno os conceitos básicos da Estatística Geral e discutir os principais testes estatísticos utilizados em trabalhos de investigação clínica, com ênfase para os ensaios clínicos. Objetivos Específicos Capacitar o aluno de pós-graduação a: 1. Indicar o teste estatístico a ser utilizado em diferentes protocolos de pesquisa. 2. Aplicar os principais testes estatísticos empregados em protocolos de pesquisa.