Programação

  • Bem vindas alunas e alunos,

    Esta disciplina será fundamentada em atividades realizadas individualmente ao longo do curso com uma forma de estímulo a aprendizagem ativa.

    O objetivo ao final do curso é que o aluno seja capaz de revisar criticamente o seu projeto de pesquisa clínica envolvendo intervenções e métodos não-farmacológicos ou elaborar projetos futuros de forma mais crítica.

    A adoção da plataforma eletrônica para condução dos exercícios é um aprimoramento a partir do ano 2020 e seguirá com possível revisão para versões futuras.

    Boa aprendizagem!

    Marcelo Riberto

  • Estudos clínicos observacionais

    Os objetivos educacionais para esta semana são:

    1. Conhecer as características essenciais dos tipos principais de estudos observacionais, reconhecendo suas diferenças.
    2. Entender as diferenças entre os modelos de estudos observacionais, comparando-os quanto a vantagens e desvantagens
    3. Aplicar as medidas de resumo estatístico e impacto dos estudos observacionais a partir de planilhas de dados, completando os relatórios de resultados.
    4. Analisar os resultados de estudos observacionais, estabelecendo conclusões pertinentes ao modelo epidemiológico escolhido.
    5. Avaliar o poder de inferência a partir de evidências de estudos observacionais para poder criticar a tomada de decisões em saúde.
    6. Criar sistemas de avaliação do nível de evidência clínica de acordo com a informação disponível de estudos observacionais, produzindo diretrizes com orientação para tomada de decisões clínicas e para o fomento de estudos complementares que solucionem as lacunas no conhecimento vigente.

  • Módulo 2 - Ensaios clínicos 1

    Este módulo apresenta os aspectos iniciais para elaboração de um ensaio clínico.

    São objetivos do módulo

    1. Conhecer a terminologia essencial para estudos clínicos e as fases de estudos clínicos, com as particularidades dos órgãos regulatórios para estudos não-farmacológicos
    2. Familiarizar-se com os princípios da elaboração de uma questão de pesquisa
    3. Conhecer os fatores relacionados a seleção da população a ser estudada num ensaio clínico
    4. Escolher um tipo de desenho de estudo mais adequado de acordo com a questão e população estudada

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      Aula - Questão de pesquisa Arquivo
      Disponível se: Você faz parte de T-RAL5872-1
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      Aula 2 - Participantes do estudo clínico Arquivo
      Disponível se: Você faz parte de T-RAL5872-1
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      Aula 3 - Desenhos de estudos clínicos Arquivo
      Disponível se: Você faz parte de T-RAL5872-1
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      Effect of early supervised physiotherapy on recovery from acute ankle sprain_ randomised controlled trial Arquivo
      Disponível se: Você faz parte de T-RAL5872-1
    • Questões baseadas no artigo “Effect of early supervised physiotherapy on recovery from acute ankle sprain: randomised controlled trial” de Brison e colaboradores.


  • Módulo 3 - ensaios clínicos 2

    Neste módulo, continuaremos a estudar os ensaios clínicos. Ao conclui-lo, o aluno deve ser capaz de entender a finalidade dos procedimentos de mascaramento em estudos clínicos, diferir e comparar os tipos de mascaramento usados em pesquisa clínica. Serão presentadas particularidades relativas ao uso de medicamentos ou intervenções não-farmacológicas.

    O aluno será apresentado aos princípios de cálculo do tamanho amostral para estudos clínicos, devendo calculá-lo para alguns exercícios quando o desfecho primário é quantitativo ou qualitativo em estudos de braços paralelos.

    Os motivos da realização de procedimentos de aleatorização em estudos clínicos serão apresentados e o alunos deverá ser capaz de identificar vantagens e desvantagens dos métodos mais comuns na literatura, bem como elaborar uma lista de aleatorização.

  • Módulo 4 - Revisão sistemática e metanálise

    Ao final deste módulo, o aluno terá acesso aos conceitos e estrutura de revisão sistemática e narrativa, sendo capaz de compará-las nas suas vantagens e desvantagens. Especificamente quanto à revisão sistemática, os alunos deverão conhecer os passos para elaboração de uma questão norteadora de forma adequada, buscar palavras chaves para montar estratégias de busca, conhecer os parâmetros e filtros metodológicos a serem utilizados. O aluno deverá conhecer às técnicas de avaliação quantitativa da evidência disponibilidade pelas revisões sistemáticas na forma de metanálise, sabendo interpretar os gráficos 'forrest plot' , os índices de heterogeneidade e estratégias para avaliação de viés de publicação. O aluno será apresentado ao conceito de nível de evidência e as aplicações de revisões sistemáticas para a elaboração de diretrizes clínicas.

  • Tópico 5

  • Tópico 6

  • Tópico 7

  • Tópico 8

  • Tópico 9