Programação
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Bem vindas alunas e alunos,
Esta disciplina será fundamentada em atividades realizadas individualmente ao longo do curso com uma forma de estímulo a aprendizagem ativa.
O objetivo ao final do curso é que o aluno seja capaz de revisar criticamente o seu projeto de pesquisa clínica envolvendo intervenções e métodos não-farmacológicos ou elaborar projetos futuros de forma mais crítica.
A adoção da plataforma eletrônica para condução dos exercícios é um aprimoramento a partir do ano 2020 e seguirá com possível revisão para versões futuras.
Boa aprendizagem!
Marcelo Riberto
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Os objetivos educacionais para esta semana são:
- Conhecer as características essenciais dos tipos principais de estudos observacionais, reconhecendo suas diferenças.
- Entender as diferenças entre os modelos de estudos observacionais, comparando-os quanto a vantagens e desvantagens
- Aplicar as medidas de resumo estatístico e impacto dos estudos observacionais a partir de planilhas de dados, completando os relatórios de resultados.
- Analisar os resultados de estudos observacionais, estabelecendo conclusões pertinentes ao modelo epidemiológico escolhido.
- Avaliar o poder de inferência a partir de evidências de estudos observacionais para poder criticar a tomada de decisões em saúde.
- Criar sistemas de avaliação do nível de evidência clínica de acordo com a informação disponível de estudos observacionais, produzindo diretrizes com orientação para tomada de decisões clínicas e para o fomento de estudos complementares que solucionem as lacunas no conhecimento vigente.
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Aula de estudos transversais Arquivo
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Aula de estudos de coorte Arquivo
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Ética em pesquisa clínica Arquivo
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Que tipo de estudo observacional? Escolha
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Vantagens e desvantagens dos estudos clínicos observacionais Conteúdo interativo
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Aula de estudos caso-controle Arquivo
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Este módulo apresenta os aspectos iniciais para elaboração de um ensaio clínico.
São objetivos do módulo
- Conhecer a terminologia essencial para estudos clínicos e as fases de estudos clínicos, com as particularidades dos órgãos regulatórios para estudos não-farmacológicos
- Familiarizar-se com os princípios da elaboração de uma questão de pesquisa
- Conhecer os fatores relacionados a seleção da população a ser estudada num ensaio clínico
- Escolher um tipo de desenho de estudo mais adequado de acordo com a questão e população estudada
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Aula - Questão de pesquisa Arquivo
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Aula 2 - Participantes do estudo clínico Arquivo
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Aula 3 - Desenhos de estudos clínicos Arquivo
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Effect of early supervised physiotherapy on recovery from acute ankle sprain_ randomised controlled trial Arquivo
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Questões baseadas no artigo “Effect of early supervised physiotherapy on recovery from acute ankle sprain: randomised controlled trial” de Brison e colaboradores.
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Neste módulo, continuaremos a estudar os ensaios clínicos. Ao conclui-lo, o aluno deve ser capaz de entender a finalidade dos procedimentos de mascaramento em estudos clínicos, diferir e comparar os tipos de mascaramento usados em pesquisa clínica. Serão presentadas particularidades relativas ao uso de medicamentos ou intervenções não-farmacológicas.
O aluno será apresentado aos princípios de cálculo do tamanho amostral para estudos clínicos, devendo calculá-lo para alguns exercícios quando o desfecho primário é quantitativo ou qualitativo em estudos de braços paralelos.
Os motivos da realização de procedimentos de aleatorização em estudos clínicos serão apresentados e o alunos deverá ser capaz de identificar vantagens e desvantagens dos métodos mais comuns na literatura, bem como elaborar uma lista de aleatorização.
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Questionário 1 - módulo 3
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Aula de cálculo do tamanho amostral Arquivo
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Questionário 2 - módulo 3
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Ao final deste módulo, o aluno terá acesso aos conceitos e estrutura de revisão sistemática e narrativa, sendo capaz de compará-las nas suas vantagens e desvantagens. Especificamente quanto à revisão sistemática, os alunos deverão conhecer os passos para elaboração de uma questão norteadora de forma adequada, buscar palavras chaves para montar estratégias de busca, conhecer os parâmetros e filtros metodológicos a serem utilizados. O aluno deverá conhecer às técnicas de avaliação quantitativa da evidência disponibilidade pelas revisões sistemáticas na forma de metanálise, sabendo interpretar os gráficos 'forrest plot' , os índices de heterogeneidade e estratégias para avaliação de viés de publicação. O aluno será apresentado ao conceito de nível de evidência e as aplicações de revisões sistemáticas para a elaboração de diretrizes clínicas.
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