Puericultura e Pediatria
Preparar o aluno de pós-graduação para a redação de textos científicos para publicação, no contexto das ciências da saúde.
- Docente: Cynthia Maria de Campos Prado Manso
- Docente: Fabio Carmona
- Docente: Paulo Henrique Manso
Objetivos educacionais da disciplina:
1) Desenvolver formas de investigação do processo de ensino-aprendizagem durante a atividade de ensino.
a) Relacionar as atividades de ensino com as de pesquisa.
b) Registrar o processo de ensino-aprendizagem como condição para avaliar.
c) Analisar o registro do processo de ensino-aprendizagem e a comunicação de seus resultados como condição para aperfeiçoar o ensino.
d) Verificar a adequação entre as etapas da programação e da execução pelas evidências da aprendizagem dos alunos.
e) Elaborar instrumentos de avaliação coerentes com os critérios e objetivos escolhidos.
f) Elaborar uma avaliação de ensino baseada em dados colhidos durante a aula ministrada.
2) Explorar e adequar a atividade de ensino ao tempo.
g) Planejar aulas, identificando as diferentes etapas do processo ensino-aprendizagem.
h) Discutir a importância da aula dentro do contexto educacional do curso a que pertence.
i) Analisar criticamente eficácia e necessidade da técnica e recurso pedagógico.
3) Treinar o trabalho docente em grupo: decisão do programa, documentação do processo e apresentação de resultados.
j) Julgar a capacidade do trabalho docente em grupo para aperfeiçoar e acelerar o processo ensino-aprendizagem.
4) Elaborar uma apresentação dos resultados da atividade pedagógica como condição para aperfeiçoar o ensino.
- Docente: Ieda Regina Lopes Del Ciampo
- Docente: Luiz Antonio Del Ciampo
Conceituar aspectos da genética molecular fundamentais para o entendimento dos métodos moleculares utilizados em laboratório na pesquisa na área da saúde da criança e do adolescente. 2- Demonstrar na prática os principais métodos moleculares utilizados em laboratório na pesquisa na área da saúde da criança e do adolescente.3- Atualizar conhecimentos da pesquisa com métodos moleculares, na área da Saúde da criança e do adolescente.
- Docente: Carlos Alberto Scrideli
- Docente: Leandro Machado Colli
- Docente: Luiz Gonzaga Tone
- Docente: Sonir Roberto Rauber Antonini
Objetivos da disciplina:
- Entender os conceitos que explicam as relações entre a história social da infância e a criança como objeto de estudo, para compreender o papel dessas relações no surgimento da Pediatria como especialidade médica e da Saúde da Criança e do Adolescente como uma visão holística desse cuidado.
- Discutir a prática de atendimento à criança, valorizando o contato direto desta com o pediatra e com os profissionais de saúde como sendo de importância fundamental na recuperação da saúde e que pode ter grande impacto no desenvolvimento nessa fase da vida.
- Discutir e formar conceitos básicos sobre as políticas sociais, particularmente no que se refere à questão da criança, da infância, da menoridade, da mão-de-obra infantil, da adolescência, do cuidado à saúde da criança e do adolescente, da medicalização do fracasso escolar, etc.
- Discutir as formas de divulgação dos achados dos estudos sobre a saúde da criança e do adolescente, bem como aprofundar as discussões que trabalham a interação entre a cultura humanística e cultura científica na saúde da criança.
- NIPP: Carlos Alberto Siqueira Lima Junior
- NIPP: Luiz Claudio Koziol Colares
- Docente: Fabio Carmona
- Docente: Heloisa Bettiol
- Docente: Viviane Cunha Cardoso
O objetivo da disciplina é oferecer aos estudantes uma introdução aos métodos bioestatísticos. A disciplina tem foco nas técnicas de estatística descritiva e inferencial, com ênfase na seleção adequada de ferramentas e interpretação de resultados. Ao final da disciplina, os estudantes devem estar aptos a:
Organizar, resumir e descrever dados qualitativos e quantitativos.
Diferenciar correlação e concordância.
Definir e diferenciar populações e amostras.
Definir e diferenciar parâmetros e estatísticas.
Interpretar uma variedade de testes de hipóteses.
Obter e interpretar intervalos de confiança para médias populacionais e proporções.
Escolher um método adequado para comparar proporções entre dois grupos.
Construir um intervalo de confiança 95% para a diferença entre médias populacionais.
Diferenciar significância estatística e significância clínica.
Conduzir análises estatísticas simples.
- Docente: Edson Zangiacomi Martinez
- Docente: Fabio Carmona
Introduzir o aluno aos princípios básicos e estado da arte do método científico,inferências causal e estatística, além de
desenhos de estudos observacionais e experimentais em humanos, estimulando-o assim no desenvolvimento da
capacidade crítica e auxiliando-o a planejar estratégias(desenhos de estudo) para o desenvolvimento de pesquisas cientificas.
- Docente: Davi Casale Aragon
- Docente: Edson Zangiacomi Martinez
- Docente: Fabio Carmona
- Docente: Heloisa Bettiol
- Docente: Marisa Marcia Mussi