Programação
-
Aqui se encontram os arquivos básicos para o início da disciplina.
-
Estaremos entrando em contato a cada semana para propor atividades e exercícios dentro da programação com a intenção de não prejudicar a linha de raciocínio planejada para o processo ensino-aprendizagem, utilizando diferentes estratégias e abrindo um canal direto por e-mail para a elucidação de dúvidas. Pretende-se usar várias táticas que serão comunicadas a cada semana. Segue a programação de atividades para essa semana:a) devolutiva do levantamento de mercado dos planos de negócios em meu e-mail (atividade por grupo em meu e-mail na data de 18/03);b) assistir às três aulas sobre do Prof. Edmir Prado, da UNIVESP conforme links em anexo;c) ao final das três aulas, cada equipe deve produzir a análise de SWOT correspondente ao seu plano de negócio (atividade que deve ser enviada ao meu e-mail até na segunda-feira 23/03) para validar a atividade e frequência.
-
Segue a programação de atividades para essa semana de aula:
a) adianto que para a próxima aula, aguardo a devolutiva do projeto técnico dos planos de negócios em meu e-mail (atividade por grupo em meu e-mail na data de 01/04). Seria importante agora que vocês trabalhassem nos aspectos da montagem do projeto que diz respeito a: descrição da empresa; missão e objetivos; descrição do serviço ou produto a ser ofertado; localização (com justificativa e mapas de acesso); detalhamento da tecnologia e inovação a ser utilizada; estruturas físicas (listagem de investimentos com dimensionamento físico) e de recursos humanos necessários (organograma) e lay-out das principais instalações;b) assistir à aula das Profas. Adriana Backx e Luísa Carvalho, pela UNIVESP conforme link anexo;c) ao final da aula, cada equipe deve produzir o Canvas correspondente ao seu plano de negócio (atividade que deve ser enviada ao meu e-mail até na segunda-feira 30/03) para validar a atividade e frequência da aula de hoje. Busquem produzir o Canvas no formato eletrônico, disponível na página da Endeavour (ONG de empreendedorismo que os convido a explorarem o conteúdo da página) conforme links em anexo. -
Segue a programação de atividades para essa semana de aula:a) adianto que aguardo ainda hoje a devolutiva do projeto técnico dos planos de negócios em meu e-mail (atividade por grupo já solicitada para a data de 01/04). Seria importante que esta etapa contemplasse os aspectos técnicos da montagem do projeto que diz respeito a: descrição da empresa; missão e objetivos; descrição do serviço ou produto a ser ofertado; localização (com justificativa e mapas de acesso); detalhamento da tecnologia e inovação a ser utilizada; estruturas físicas (listagem de investimentos com dimensionamento físico) e de recursos humanos necessários (organograma) e lay-out das principais instalações;b) assistir aos diversos vídeos que falam da questão da inovação e seu financimento com os links em anexo. Como leitura complementar na organização desta etapa, recomendo a leitura da página da FAPESP em relação ao Programa PIPE. Ao final da leitura, cada equipe deve produzir um pequeno resumo do que poderia ser interessante para a busca de recursos de inovação correspondente ao seu plano de negócio (atividade que deve ser enviada ao meu e-mail até na segunda-feira 13/04). Um cronograma de ações para a busca de recursos financeiros (entrada de sócios, busca de editais de P&D, etc.) deve acompanhar este exercício também para ser incorporado ao Plano de Negócios.
-
Preocupo-me com a falta de interatividade das ações de consultoria entre as equipes, para sugestões de melhorias e benchmarking, alavancando o aprendizado coletivo na construção dos planos de negócios e que teríamos como ponto forte da disciplina se dada em sala de aula. Neste sentido, vou propor essa semana uma ação de metodologia ativa chamada "avaliação pelos pares", uma vez que já temos suficiente material para atuar produzido nas entregas parciais dos planos de negócios nas últimas aulas. Essa atividade envolve a avaliação e sugestões de melhoria para dois grupos por equipe. As equipes receberão dois planos de negócios para avaliar. Essa ação permite também fazer benchmarking, inspirando melhorias para os seus próprios planos, ao checar os pontos fortes de cada plano analisado. Como o número de grupos é relativamente pequeno, vou distribuir o material via e-mail diretamente para as equipes. Ao final, as equipes devem produzir um relatório para os dois planos que ficarem responsáveis, em que precisam apontar: pontos fortes dos trabalhos; pontos de melhoria; o que faltou em cada um deles e uma nota final para ambos os trabalhos (de 0 a 10). Nossa próxima aula será online (22/04) com a temática de avaliação econômica de projetos e exercício de custos. Enviarei o link da aula nos próximos dias no Zoom. Ao final, as equipes fizeram uma primeira dinâmica de "avaliação pelos pares" na tentativa de realizar atividade de benchmarking junto ao desenvolvimento das primeiras etapas dos planos de negócios.
-
Aqui reuniremos material instrucional sobre a análise de viabilidade econômica de projetos. Para a aula 9, do dia 29/04, as equipes deverão entregar o exercício de custos em anexo até o dia 28/04 no e-mail do docente. Segue também a planilha de custos padrão para ser adaptada e desenvolvida pelos diferentes planos de negócios em desenvolvimento na disciplina.
-
Seguem as atividades a serem desenvolvidas na disciplina quanto ao Plano de Marketing:a) receber a etapa do Plano de Marketing de cada grupo até o dia 28/04. Nesta etapa precisam ser desenvolvidos os seguintes tópicos: Comunicação visual (logo + nome + cores); Como vender?; Onde vender? Equipe de Vendas; Estratégia de promoção (meios, veículos, feiras, eventos, etc...) e Política de Preços (pesquisa de mercado);b) ler o material disponível sobre a psicologia das cores no marketing (em anexo) para nortear o desenvolvimento da comunicação visual das equipes.
-
Uma viagem ao mundo da inovação no setor agroalimentar e as principais tendências e conexões para AGTechs com Celso Carrer.
-
Apresentação dos Planos de Negócios desenvolvidos pelos grupos como parte da avaliação na disciplina.
-
Relatório final de notas da disciplina.